01/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: ·
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios
Atividade 1: QUAL A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS?
1º Momento: Assistir um documentário sobre a importância das plantas. O/a professor/a deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, para conhecer o enredo, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante a exibição o/a professor/a deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
Os documentários podem ser encontrados nos
sites: http://www.youtube.com/watch?v=R0FLLRdnnPM Discovery
2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o/a professor/a deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. Através das falas das crianças construírem um texto coletivo ou um mural com gravuras, sempre registrando as falas das crianças.
Atividade 2– CONVERSANDO SOBRE O QUE APRENDEMOS SOBRE AS PLANTAS
1º Momento: O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre as plantas.
Nesse momento, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as idéias iniciais e elaborem novos conhecimentos.
2º Momento: Pesquisa na biblioteca da escola - O/a professor/a antecipadamente deverá pedir a bibliotecária da escola que separe alguns livros sobre a importância das plantas para os seres humanos. E antes de irem à biblioteca, o/a professor/a deverá pensar com as crianças quais os aspectos que irão pesquisar. Cada grupo deverá receber um pequeno roteiro para a pesquisa. (Cada grupo responderá uma das questões acima). Ao chegarem na biblioteca deverão pesquisar em vários materiais o tema acima citado.
http://www.anamariamachado.com/livro/gente-bicho-planta-o-mundo-me-encanta
3º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita a biblioteca. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre as plantas. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas.
4º Momento: A pesquisa poderá ser enviada como tarefa de casa, a qual poderá ser enriquecida com fotos, recortes de revistas, páginas da internet, livros e encartes. A partir do material pesquisado, cada grupo poderá elaborar um cartaz, ilustrado com desenho ou fotos. Material: cartolina, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, tesoura, cola, fotos, recortes de revistas.
Atividade 3– NOS RESPIRAMOS PORQUE AS PLANTAS EXISTEM!
1º Momento: O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o processo de fotossíntese.
Depois deverá apresentar um vídeo sobre a fotossíntese.
http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=WlHnerd2Ew8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Y_Y2Y2RwrMQ&feature=related
2º Momento: O/a professor/a deverá trazer para a roda materiais para a realização de uma experiência para demonstrar como acontece o processo de fotossíntese.
MATERIAIS PARA EXPERIÊNCIA:
O/a professor/a deverá colocar água num tubo de ensaio, colocar a planta e tampar a planta com outro tubo. Depois colocar por baixo do tubo de ensaio a lâmpada e esperar mais ou menos uns dez minutos. Irão aparecer bolhinhas que é o ar produzido no processo de fotossíntese. Outras experiências da fotossíntese podem ser encontradas nos sites abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=2E3Vvehlddo
Atividade 4 - SISTEMATIZANDO CONHECIMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca da importância das plantas. Depois, o/a professor/a deverá propor às crianças para apresentarem um seminário acerca do tema.
O/a professor/a proporá a divisão da sala em pequenos grupos, que deverão elaborar e construir seus trabalhos, que poderão ser feitos através de cartaz, fotos, jornalismo, datashow ou experiências, todos permeados com as falas das crianças.
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2014
Cinco estrelasmuito bom
27/10/2013
Cinco estrelasEssa atividade foi de grande relevância para o meu trabalho, pois ajudou-me a organizar o tema que estou trabalhando neste final de semestre com as crianças da minha turma, que é maternal II. Parabéns e muito obrigada. Sou professora de Ed. Infantil.
23/03/2011
Quatro estrelasaula muito interesante...gostei muito parabéns!!
01/10/2010
Quatro estrelasAula bastante interessante.