Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reescrita – um trabalho de produção de textos.

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Construir  a escrita, buscando aprimoramento através da prática.          

 Construir o repertório linguístico.          

Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor.

Reescrever textos partindo de uma história conhecida.

Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a aula é importante que os alunos já sejam escritores no período inicial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

Recursos:

 *  Livro: O PAPAGAIO QUE NÃO GOSTAVA DE MENTIRAS E OUTRAS FÁBULAS AFRICANAS

             Autor: ADILSON MARTINS         Editora PALLAS

 * Folha para a reescrita.

A reescrita de textos é importante, pois é uma forma de investir na produção de mais uma versão da obra, garantindo o enredo, sem maiores modificações, porque o objetivo é que os alunos, liberados da responsabilidade de criar, se preocupem com a linguagem escrita com a qual redigirão a narrativa conhecida e podem pensar em como escrever.

Atividade 1: Exploração do livro

Inicie a aula reunindo a turma em roda para ouvir uma história.

Mostre o livro de onde será lido o texto e faça a exploração da capa:

Leia o título do livro, o autor, o ilustrador e a editora.

Explore a ilustração da capa, sugerindo inferências sobre qual o tipo de texto o livro deve apresentar.

Fonte: Site de busca Google imagens. 

Leia o sumário e mostre a página da lenda  que você escolheu para ler: "A guerra do morcego"

Atividade 2: Leitura

_Proponha a reescrita de lendas africanas para a confecção de um livro de lendas da África.

Leia a lenda "A guerra do morcego"

Atividade 3: Exploração

Após a leitura para o grupo, faça a exploração da lenda coletivamente;

 Relembre os acontecimentos na ordem cronológica;

Deixe que os alunos dêem sua opinião sobre a atitude da personagem principal.

Atividade 4: Reescrita

Divida a turma em duplas.

É importante que o professor já tenha estabelecido essas duplas, para que o trabalho seja produtivo.  Procure colocar  crianças em fases diferentes de hipóteses de escrita  juntas para possibilitar o confronto de ideias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona.

Durante a atividade circule pela sala, e passe pelas duplas, observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem da lenda, questionando que letras podem usar para escrever.

Atividade 5: Leitura

Peça para cada dupla ler a reescrita que fez.

Nesse momento alguns erros de grafia ou de organização de ideias do texto podem ser observados pela dupla. Caso seja necessário, e a dupla não perceba sozinha, faça pequenas intervenções  que possibilitem uma reflexão da escrita. Não tenha a intenção de corrigir todo o texto, somente colabore como escritor mais experiente para que cada reescrita possa despertar na dupla avanços na escrita de textos.

Atividade 6: Ilustração

Convide seus alunos à elaboração de uma bela ilustração sobre a lenda.

Na própria folha da reescrita o professor prepara um espaço para a ilustração.

Veja um exemplo de folha utilizada para a reescrita dessa lenda:

Fonte: Exemplo de uma folha de atividade do CAp/UFRJ

Atividade 6: Leitura para o grupo

Quando as duplas terminarem a reescrita, leve sua turma para a roda e deixe que as duplas leiam seus textos.

Após todos lerem é importante o professor valorizar a forma com que cada dupla escreveu, chamando à atenção para as partes bem feitas de cada dupla, procurando elogiar o que fizeram de melhor. Incentive que esses elogios e contribuições sobre o texto venham também do grupo.

Essa atividade além de socializar as reescritas com a turma, também se caracteriza por um momento de avaliação, onde a turma e o professor colaboram com a reflexão sobre o processo de escrita.

Recursos Complementares

O link abaixo traz uma explicação bem elaborada sobre os objetivos do trabalho com as reescritas, que colaboram para a compreensão do professor sobre a importância desse tipo de atividade, principalmente para alunos em fase inicial da escrita.

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2009/10/texto-sobre-reescrita.html  

Os livros abaixo apresentam  lendas e contos africanos que podem servir para outras aulas de reescrita:

HISTÓRIAS AFRICANAS PARA CONTAR E RECONTAR

Autor: Rogério  Andrade Barbosa            Ilustrações: Graça Lima

Editora do Brasil

BICHOS DA ÁFRICA 1

LENDAS E FÁBULAS

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustrações: Ciça Fittipaldi

Editora Melhoramentos

 

Avaliação

A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao reescreverem a lenda, observaram as características deste tipo de texto, ampliaram seu repertório linguístico e construíram a escrita buscando o aprimoramento através da prática.

Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações, os alunos retrataram elementos e personagens da lenda como forma de mostrar o entendimento do texto.   

A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao reescreverem a lenda, observaram as características deste tipo de texto, ampliaram seu repertório linguístico e construiram a escrita buscando o aprimoramento através da prática.

 Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações os alunos retrataram elementos e personagens da lenda  como forma de mostrar o entendimento do texto.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.