25/11/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Construir a escrita, buscando aprimoramento através da prática.
Construir o repertório linguístico.
Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor.
Reescrever textos partindo de uma história conhecida.
Para a aula é importante que os alunos já sejam escritores no período inicial.
Estratégias e recursos da aula:
Recursos:
* Livro: O PAPAGAIO QUE NÃO GOSTAVA DE MENTIRAS E OUTRAS FÁBULAS AFRICANAS
Autor: ADILSON MARTINS Editora PALLAS
* Folha para a reescrita.
A reescrita de textos é importante, pois é uma forma de investir na produção de mais uma versão da obra, garantindo o enredo, sem maiores modificações, porque o objetivo é que os alunos, liberados da responsabilidade de criar, se preocupem com a linguagem escrita com a qual redigirão a narrativa conhecida e podem pensar em como escrever.
Atividade 1: Exploração do livro
Inicie a aula reunindo a turma em roda para ouvir uma história.
Mostre o livro de onde será lido o texto e faça a exploração da capa:
Leia o título do livro, o autor, o ilustrador e a editora.
Explore a ilustração da capa, sugerindo inferências sobre qual o tipo de texto o livro deve apresentar.
Fonte: Site de busca Google imagens.
Leia o sumário e mostre a página da lenda que você escolheu para ler: "A guerra do morcego"
Atividade 2: Leitura
_Proponha a reescrita de lendas africanas para a confecção de um livro de lendas da África.
Leia a lenda "A guerra do morcego"
Atividade 3: Exploração
Após a leitura para o grupo, faça a exploração da lenda coletivamente;
Relembre os acontecimentos na ordem cronológica;
Deixe que os alunos dêem sua opinião sobre a atitude da personagem principal.
Atividade 4: Reescrita
Divida a turma em duplas.
É importante que o professor já tenha estabelecido essas duplas, para que o trabalho seja produtivo. Procure colocar crianças em fases diferentes de hipóteses de escrita juntas para possibilitar o confronto de ideias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona.
Durante a atividade circule pela sala, e passe pelas duplas, observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem da lenda, questionando que letras podem usar para escrever.
Atividade 5: Leitura
Peça para cada dupla ler a reescrita que fez.
Nesse momento alguns erros de grafia ou de organização de ideias do texto podem ser observados pela dupla. Caso seja necessário, e a dupla não perceba sozinha, faça pequenas intervenções que possibilitem uma reflexão da escrita. Não tenha a intenção de corrigir todo o texto, somente colabore como escritor mais experiente para que cada reescrita possa despertar na dupla avanços na escrita de textos.
Atividade 6: Ilustração
Convide seus alunos à elaboração de uma bela ilustração sobre a lenda.
Na própria folha da reescrita o professor prepara um espaço para a ilustração.
Veja um exemplo de folha utilizada para a reescrita dessa lenda:
Fonte: Exemplo de uma folha de atividade do CAp/UFRJ
Atividade 6: Leitura para o grupo
Quando as duplas terminarem a reescrita, leve sua turma para a roda e deixe que as duplas leiam seus textos.
Após todos lerem é importante o professor valorizar a forma com que cada dupla escreveu, chamando à atenção para as partes bem feitas de cada dupla, procurando elogiar o que fizeram de melhor. Incentive que esses elogios e contribuições sobre o texto venham também do grupo.
Essa atividade além de socializar as reescritas com a turma, também se caracteriza por um momento de avaliação, onde a turma e o professor colaboram com a reflexão sobre o processo de escrita.
O link abaixo traz uma explicação bem elaborada sobre os objetivos do trabalho com as reescritas, que colaboram para a compreensão do professor sobre a importância desse tipo de atividade, principalmente para alunos em fase inicial da escrita.
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2009/10/texto-sobre-reescrita.html
Os livros abaixo apresentam lendas e contos africanos que podem servir para outras aulas de reescrita:
HISTÓRIAS AFRICANAS PARA CONTAR E RECONTAR
Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustrações: Graça Lima
Editora do Brasil
BICHOS DA ÁFRICA 1
LENDAS E FÁBULAS
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrações: Ciça Fittipaldi
Editora Melhoramentos
A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao reescreverem a lenda, observaram as características deste tipo de texto, ampliaram seu repertório linguístico e construíram a escrita buscando o aprimoramento através da prática.
Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações, os alunos retrataram elementos e personagens da lenda como forma de mostrar o entendimento do texto.
A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao reescreverem a lenda, observaram as características deste tipo de texto, ampliaram seu repertório linguístico e construiram a escrita buscando o aprimoramento através da prática.
Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações os alunos retrataram elementos e personagens da lenda como forma de mostrar o entendimento do texto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!