07/10/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Esta aula fará mais sentido para o grupo se este estiver estudando o sistema solar.
1º Momento:
O professor deve iniciar esta aula perguntando às crianças o nome do planeta em que vivemos. Ouvir as crianças e continuar investigando que conhecimentos já possuem sobre o que seja planetas, como eles surgiram no universo etc. Depois o professor deve apresentar dois mitos: um grego e um romano, que explicam o surgimento do planeta terra. O professor deve, ainda, levar imagens das deusas Gaia ou Geia e de Ceres ou Demeter, as deusas que representam a terra nas mitologias grega e romana, respectivamente.
Mitos disponíveis em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%A9ter
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_%28mitologia%29
Ceres ou Demeter, Deusa Terra na Mitologia Romana. Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_GNXZZd2Hmgs/S7uIK84Bt3I/AAAAAAAAAkE/7q209TVyWK8/s1600/Demeter.jpg
Gaia ou Geia, Deusa Terra na Mitologia Grega. Disponível em:
http://blog.opovo.com.br/astroseletras/files/2010/06/gaia_jpg.jpg
2º Momento:
Depois de apreciar as imagens das duas deusas, o professor deve solicitar às crianças que as representem de forma plástica, oferecendo papel branco peso 40, pincéis e tintas, para que as crianças façam a releitura das imagens. O professor pode sugerir que uma parte da turma represente uma deusa e a outra parte represente a outra. Depois as crianças podem criar molduras para suas produções e montar uma exposição. Cada equipe deve reescrever o mito relacionado à deusa que representou plasticamente para compor, junto com as imagens, a exposição.
3º Momento
O professor deve fazer perguntas às crianças relacionadas à forma da terra, a sua composição, a influência do sol sobre ela, bem como a existência de dias e noites. As crianças devem chegar à conclusão de que a terra não está parada no universo. O professor deve aproveitar para trabalhar os movimentos executados pelo nosso planeta, responsáveis pela existência de dias e noites, das estações no ano etc. Para isso, o professor pode propor uma dramatização com as crianças: uma que representará o sol ficará ao centro com uma lanterna acesa. A outra criança que representará a terra girará em torno de si mesma, ao mesmo tempo em que gira em torno do “sol”. A "criança terra" deverá ter um distintivo na parte da frente da camiseta, representando o Brasil- local onde estamos. O professor pode ir fazendo perguntas, à medida em que ela vai girando, do tipo: agora no Brasil, é dia ou noite? Por quê? A terra fez um giro completo em torno do sol, quanto tempo se passou? Depois as crianças serão convidadas a registrar com desenho e escrita, a experiência vivenciada.
4º Momento:
O professor deve solicitar às crianças que representem o nosso planeta terra no universo, tal como concebido por elas, usando a técnica da bricolagem: usando restante de papéis coloridos e de diferentes cores e texturas, cola, tesoura, canetinhas coloridas, papel picado e outros materiais que o professor julgar apropriado para tal atividade. Ao final, as crianças emolduram suas produções e organizam uma exposição.
Produção das crianças utilizando a técnica da bricolagem. Fonte: arquivos da autora
Para saber mais sobre os movimentos da terra;
Com esta aula é possível avaliar se as crianças demonstraram interesse em conhecer os mitos que explicam o surgimento da terra. Se conseguiram representar as deusas da mitologia greco-romana que representam a terra, bem como seus desempenhos na utilização da técnica e na representação do nosso planeta no sistema solar.
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