01/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Plásticos |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Celulose e Papel |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Química |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Cerâmica |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Biocombustíveis |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Metalurgia |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Análises Químicas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Açúcar e Álcool |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Calçados |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor para saber que conhecimentos os alunos detém sobre o conceito de química, sugerimos que sejam organizados no laboratório de informática de modo que formem equipes compostas por cinco pessoas e ocupem os computadores disponíveis. Solicite que acessem, naveguem e analisem as questões disponíveis no próprio recurso, respondam as questões e anotem o resultado no caderno de maneira a identificar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano. Ao finalizarem o professor terá subsídios para problematizar e dar seguimento aos conteúdos.
Solicite que acessem o recurso disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12467
O que é química?
Professor organize os alunos no laboratório de química. Explique que na etimologia a palavra Química (Chemistry em inglês) vem do egípcio kēme (chem) que significa "terra". É a ciência que estuda a matéria, a estrutura interna das substâncias da natureza e suas transformações e também a energia que dá origem às transformações.
Professor para que os alunos conheçam o conceito de química, a história da Química e conheçam os principais teóricos da química, organize-os no laboratório de informática de maneira que formem equipes compostas por três pessoas. Solicite que acessem os sites indicados, façam a leitura dos textos, naveguem, e façam anotações no caderno.
Equipe 1
Como ocorreu a evolução da química? Que produtos surgiram a partir do momento em que o homem aprende a trabalhar com misturas?
Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html Acesso em: 03. out. 2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_qu%C3%ADmica Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-historia-da-evolucao-da-quimica Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://inforgate-kdu.sites.uol.com.br/evolucao.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.cq.ufam.edu.br/historia_da_quimica/historia_principal.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Equipe 2
Que substâncias surgiram a partir das reações químicas? Que contribuições as descobertas na química trouxeram para o século XX?
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica.htm Acesso em: 03. Out. 2010.
Equipe 3
Que outra disciplina contribuiu no processo de descobertas? Que produtos os antigos egípcios utilizavam para pintar?
Disponível em: http://www.christophergui.com/blog/?tag=egipcios Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.ebah.com.br/historia-da-quimica-organica-by-marcelo-santiago-pdf-a66898.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Equipe 4
Como funciona um extintor de incêndio? Como se produz o vidro e os medicamentos?
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.cbm.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=87 Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://videos.hsw.uol.com.br/extintor-video.htm Acesso em: 03. Out. 2010.
Equipe 5
De onde são extraídos os pigmentos coloridos usados na indústria de cosméticos, de alimentos e de tintas? Que fenômenos estão presentes na transformação da matéria?
Disponível em: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/transformacoes-materia.htm Acesso em: 03. Out. 2010.
Principais teóricos da química: Disponível em: http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm (acessar, clicar sobre a imagem dos cientistas e pesquisar as biografias).
Disponível em: http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm
Como se sabe a Química é organizada por meio de Leis. Após conhecerem o conceito de química, os principais teóricos da química e identificar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano, solicite aos alunos que ocupem os computadores disponíveis no laboratório de informática.
desenvolvam esta atividade para conhecer as leis criadas pelos principais teóricos da química Lavoisier, Proust e Dalton.
Acessar o recurso "Dentro da Lei" e simular as reações para compreenderem sobre as leis. Enquanto desenvolvem a atividade os alunos devem fazer anotações no caderno para posteriormente relatarem na Catarse.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19827 Acesso em: 03. Out. 2010.
Os alunos devem se organizar em equipes no laboratório de informática e elaborar um mapa conceitual envolvendo os conteúdos estudados nesta aula. O mapa pode ser feito com o programa Cmap Tools. Após concluírem a ação peça aos alunos que façam a projeção dos mapas de cada grupo em sala de aula. Desta maneira podem analisar as várias possibilidades de construção dos mesmos.
Para criar o mapa conceitual os alunos devem acessar o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ Acesso em: 03. Out. 2010.
Os alunos podem promover um seminário no estabelecimento escolar sobre a presença da química no cotidiano, sobretudo podem utilizar alguns produtos para justificar a importância da química em nossas vidas.
História: o professor pode trabalhar a história da química no Brasil incluindo a família de químicos brasileiros.
Disponível em: http://www.cq.ufam.edu.br/Quimica_no_Brasil/Historia_da_quimica_no_Brasil.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_4/06-HQ-4009.pdf Acesso em: 03. Out. 2010.
Língua Portuguesa: pode-se trabalhar com crônicas. Link: http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1050491 Acesso em: 03. Out. 2010.
Ciências: O professor pode trabalhar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano a partir dos experimentos disponíveis nesta aula e neste portal.
Sugerimos alguns recursos que podem contribuir nas pesquisas e despertar o interesse do aluno pelo estudo da química. Os recursos nos remetem à química presente no cotidiano e que move o mundo.
1) Almanaque sonoro de química - Combustíveis: A química que move o mundo - Parte 1
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24516 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1
2) Almanaque sonoro de química - Combustíveis: A química que move o mundo - Parte 1.1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24517 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1.1 Acesso em 03.out. 2010.
3) Almanaque sonoro de química - Combustíveis: A química que move o mundo - Parte 2
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24518 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2 Acesso em 03.out. 2010.
4) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2.1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24519 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2.1 Acesso em 03.out. 2010.
5) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22873 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3 Acesso em 03.out. 2010.
6) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3.1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22876 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3.1 Acesso em 03.out. 2010.
7) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22879 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4 Acesso em 03.out. 2010.
8) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4.1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22882 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4.1 Acesso em 03.out. 2010.
9) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24520 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1 Acesso em 03.out. 2010.
10) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1.1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24521 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1.1 Acesso em 03.out. 2010.
11) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24522 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2.1
12) Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24523 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2.1 Acesso em 03.out. 2010.
13) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24524 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3 Acesso em 03.out. 2010.
14) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3.1
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24525 Acesso em 03.out. 2010.
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3.1 Acesso em 03.out. 2010.
Nome | Tipo |
---|---|
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2 | Áudio |
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1 | Áudio |
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1.1 | Áudio |
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1 | Áudio |
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2.1 | Áudio |
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1.1 | Áudio |
Vídeo sobre o Pai da Química. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fCfLW8SCmcQ Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.quimicalizando.com/quimica-geral/mas-afinal-o-que-e-quimica Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1018/o-que-e-quimica Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.e-escola.pt/canal.asp?nome=quimica Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/quimica__o_que_e.htm Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/tododia/index.asp Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/casa.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/sala.html Acesso em: 03. Out. 2010.
De onde vem a química? Disponível em: http://www.abiquim.org.br/deondevemaquimica/dovq_est.asp Acesso em: 03. Out. 2010.
Site onde o aluno pode conhecer a biografia dos cientistas Antoine Laurent Lavoisier, Dimitri Mendeleev e Linus Pauling.
Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/galeria.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Neste site os alunos podem pesquisar sobre as áreas da química.
Disponível em: http://www.cq.ufam.edu.br/Areas/area_da_quimica_principal.html Acesso em: 03. Out. 2010.
Livros
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.
LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.
Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.
Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf Acesso em: 03. Out. 2010.
Professor a avaliação deve ocorrer ao longo do processo de ensino e de aprendizagem. Sugerimos que oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos (exemplo um diário) as suas observações e percepções. Ao final da aula eles podem analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais. Para avaliar pode-se orientar pelos critérios abaixo:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!