Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Afinal o que é Química?

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Plásticos
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Celulose e Papel
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Química
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Cerâmica
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Biocombustíveis
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Metalurgia
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Análises Químicas
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Açúcar e Álcool
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Calçados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de química;
  • Conhecer os principais teóricos da química;
  • Identificar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano;
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Professor para saber que conhecimentos os alunos detém sobre o conceito de química, sugerimos que sejam organizados no laboratório de informática de modo que formem equipes compostas por cinco pessoas e ocupem os computadores disponíveis. Solicite que acessem, naveguem e analisem as questões disponíveis no próprio recurso, respondam as questões e anotem o resultado no caderno de maneira a identificar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano. Ao finalizarem o professor terá subsídios para problematizar e dar seguimento aos conteúdos.

Solicite que acessem o recurso disponível em  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12467 

Química básica 

  • O que é Química?
  • De onde vem a Química?

O que é química?

Professor organize os alunos no laboratório de química. Explique que na etimologia a palavra Química (Chemistry em inglês) vem do egípcio kēme (chem) que significa "terra". É a ciência que estuda a matéria, a estrutura interna das substâncias da natureza e suas transformações e também a energia que dá origem às transformações.

Professor para que os alunos conheçam o conceito de química, a história da Química e conheçam os principais teóricos da química, organize-os no laboratório de informática de maneira que formem equipes compostas por três pessoas. Solicite que acessem os sites indicados, façam a leitura dos textos, naveguem, e façam anotações no caderno.

Equipe 1

Como ocorreu a evolução da química? Que produtos surgiram a partir do momento em que o homem aprende a trabalhar com misturas?

Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html Acesso em: 03. out. 2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_qu%C3%ADmica Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-historia-da-evolucao-da-quimica Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://inforgate-kdu.sites.uol.com.br/evolucao.html Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.cq.ufam.edu.br/historia_da_quimica/historia_principal.html Acesso em: 03. Out. 2010.  

Equipe 2

Que substâncias surgiram a partir das reações químicas? Que contribuições as descobertas na química trouxeram para o século XX?

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica.htm Acesso em: 03. Out. 2010.  

Equipe 3

Que outra disciplina contribuiu no processo de descobertas? Que produtos os antigos egípcios utilizavam para pintar?

Disponível em: http://www.christophergui.com/blog/?tag=egipcios Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.ebah.com.br/historia-da-quimica-organica-by-marcelo-santiago-pdf-a66898.html Acesso em: 03. Out. 2010.  

Equipe 4

Como funciona um extintor de incêndio? Como se produz o vidro e os medicamentos?

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.cbm.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=87 Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://videos.hsw.uol.com.br/extintor-video.htm Acesso em: 03. Out. 2010.  

Equipe 5

De onde são extraídos os pigmentos coloridos usados na indústria de cosméticos, de alimentos e de tintas? Que fenômenos estão presentes na transformação da matéria?

Disponível em: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/transformacoes-materia.htm Acesso em: 03. Out. 2010. 

Atividade 2

Principais teóricos da química: Disponível em: http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm (acessar, clicar sobre a imagem dos cientistas e pesquisar as biografias). 

Disponível em: http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm 

Atividade 3

Como se sabe a Química é organizada por meio de Leis. Após conhecerem o conceito de química, os principais teóricos da química e identificar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano, solicite aos alunos que ocupem os computadores disponíveis no laboratório de informática.

desenvolvam esta atividade para conhecer as leis criadas pelos principais teóricos da química Lavoisier, Proust e Dalton.  

Acessar o recurso "Dentro da Lei" e simular as reações para compreenderem sobre as leis. Enquanto desenvolvem a atividade os alunos devem fazer anotações no caderno para posteriormente relatarem na Catarse.  

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19827 Acesso em: 03. Out. 2010.

Dentro da lei    

Catarse

Os alunos devem se organizar em equipes no laboratório de informática e elaborar um mapa conceitual envolvendo os conteúdos estudados nesta aula. O mapa pode ser feito com o programa Cmap Tools. Após concluírem a ação peça aos alunos que façam a projeção dos mapas de cada grupo em sala de aula. Desta maneira podem analisar as várias possibilidades de construção dos mesmos.

Para criar o mapa conceitual os alunos devem acessar o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ Acesso em: 03. Out. 2010.

 

Os alunos podem promover um seminário no estabelecimento escolar sobre a presença da química no cotidiano, sobretudo podem utilizar alguns produtos para justificar a importância da química em nossas vidas.

 

História: o professor pode trabalhar a história da química no Brasil incluindo a família de químicos brasileiros.

Disponível em: http://www.cq.ufam.edu.br/Quimica_no_Brasil/Historia_da_quimica_no_Brasil.html  Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_4/06-HQ-4009.pdf Acesso em: 03. Out. 2010.

Língua Portuguesa: pode-se trabalhar com crônicas. Link: http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1050491 Acesso em: 03. Out. 2010.

Ciências: O professor pode trabalhar a aplicação da química em diferentes contextos do cotidiano a partir dos experimentos disponíveis nesta aula e neste portal.

Mais referências

Sugerimos alguns recursos que podem contribuir nas pesquisas e despertar o interesse do aluno pelo estudo da química. Os recursos nos remetem à química presente no cotidiano e que move o mundo.   

1) Almanaque sonoro de química - Combustíveis: A química que move o mundo - Parte 1 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24516  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1 

2) Almanaque sonoro de química - Combustíveis: A química que move o mundo - Parte 1.1

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24517    Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1.1  Acesso em 03.out. 2010. 

3) Almanaque sonoro de química - Combustíveis: A química que move o mundo - Parte 2 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24518 Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2 Acesso em 03.out. 2010.

4) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2.1 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24519 Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2.1 Acesso em 03.out. 2010.

5) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22873 Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3 Acesso em 03.out. 2010.

6) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3.1

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22876 Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 3.1 Acesso em 03.out. 2010.

7) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22879  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4 Acesso em 03.out. 2010.

8) Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4.1

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22882  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 4.1 Acesso em 03.out. 2010.

9) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24520  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1 Acesso em 03.out. 2010.

10) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1.1

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24521  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1.1 Acesso em 03.out. 2010.

11) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24522  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2.1

12) Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24523  Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 2.1 Acesso em 03.out. 2010.

13) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24524   Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3 Acesso em 03.out. 2010.

14) Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3.1

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24525 Acesso em 03.out. 2010.

Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 3.1 Acesso em 03.out. 2010.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2 Áudio
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1 Áudio
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1.1 Áudio
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 1 Áudio
Almanaque sonoro de química - Combustíveis : A química que move o mundo - Parte 2.1 Áudio
Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1.1 Áudio
Recursos Complementares

Vídeo sobre o Pai da Química. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fCfLW8SCmcQ Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://www.quimicalizando.com/quimica-geral/mas-afinal-o-que-e-quimica Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1018/o-que-e-quimica Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://www.e-escola.pt/canal.asp?nome=quimica  Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/quimica__o_que_e.htm  Acesso em: 03. Out. 2010.

Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/tododia/index.asp  Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/casa.html Acesso em: 03. Out. 2010.  

Disponível em: http://www.abiquim.org.br/vceaquim/sala.html Acesso em: 03. Out. 2010. 

De onde vem a química? Disponível em: http://www.abiquim.org.br/deondevemaquimica/dovq_est.asp Acesso em: 03. Out. 2010.

Site onde o aluno pode conhecer a biografia dos cientistas Antoine Laurent Lavoisier, Dimitri Mendeleev e Linus Pauling.

Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/galeria.html Acesso em: 03. Out. 2010.

Neste site os alunos podem pesquisar sobre as áreas da química.

Disponível em: http://www.cq.ufam.edu.br/Areas/area_da_quimica_principal.html Acesso em: 03. Out. 2010.

Livros

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.    

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.    

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.    

Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.

Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf  Acesso em: 03. Out. 2010. 

Avaliação

Professor a avaliação deve ocorrer ao longo do processo de ensino e de aprendizagem. Sugerimos que oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos (exemplo um diário) as suas observações e percepções.  Ao final da aula eles podem analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais. Para avaliar pode-se orientar pelos critérios abaixo:

  • Participação na atividade inicial. Colaborou com os colegas? Contribuiu nas produções?
  • Apresentação do trabalho. Produção pertinente? Participou?
  • Desenvolvimento e realização das atividades? Participou? Raciocínio adequado? O aluno foi argumentativo?
  • Nas atividades de pesquisa. Participou? Interagiu?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.