Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compare and Contrast, Fact versus Opinion: Escrevendo textos em Inglês sobre o Aquecimento Global!

 

16/10/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Ler textos diversos sobre o tema “aquecimento global – global climate change” visando desenvolver a habilidade para diferenciar os conceitos de “fato versus opinião” e “comparar e contrastar” assim promovendo o desenvolvimento da compreensão de informações em leituras futuras

(adaptado de: www.iupui.edu/~geni/documents/CompareContrastFactOpinion.doc)     

2) Debater do tema proposto, visando desenvolver estratégias para a escrita de dissertações próprias de contraste/comparação tendo por modelo textos jornalísticos (adaptado de: http://learning.blogs.nytimes.com/2010/04/26/whats-the-difference-writing-to-compare-and-contrast/)    

3) Desenvolver a comunicação oral e escrita em Inglês

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “aquecimento global – global climate change”, o professor deverá formar grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo receberá um envelope com algumas figuras e frases em Inglês, as quais representam ações que podem interferir negativa ou positivamente no aquecimento do planeta (por exemplo: Use a hair dryer – usar o secador de cabelo). Tais frases e figuras estão disponíveis para serem salvas e impressas pelo professor no recurso abaixo (Fig. 1). Todos os envelopes terão o mesmo conteúdo: ao todo são 08 frases e 08 figuras correspondentes a elas.   

RECURSO -  Atividade: associe as figuras às palavras em Inglês

http://www.slideshare.net/jugense/atividade-com-figuras-e-frases-global-climate-change

 

Figura 1 – Imagem do Recurso   

Portanto, cada grupo, deverá buscar associar a frase com a figura que a representa. Por exemplo, a frase “Use a Hair Dryer” (usar o secador de cabelo) deverá ser associada com a figura de uma mulher secando o cabelo com o secador. Durante o processo, o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando os trabalhos.   

Para finalizar este momento, o professor deverá escrever na lousa a palavra CLIMATE – CLIMA e estimular os alunos a estabelecerem relações entre os termos propostos (watch TV, turn on a light, cut trees, use a hair dryer, ride in a car, play a video game, ride a bike – assistir TV, acender uma lâmpada, cortar árvores,  usar um secador de cabelo, andar de carro, jogar vídeo-game, andar de bicicleta).   

Os alunos, que se sentirem à vontade, se expressarão em aula aberta. Por exemplo, poderão dizer:    

“Se está calor, algumas pessoas geralmente não usam secador.”    

ou   

“É melhor andar de carro do que de bicicleta no inverno.”   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de motivação, os alunos, ainda em grupos, aprofundarão o debate sobre o tema proposto – global climate change (aquecimento global). Assim, deverão realizar pesquisas na Internet para responder a algumas questões:   

  1. Do you see any relation between climate change and (watching TV)? Which one? – Você nota alguma relação entre mudança climática e assistir TV? Qual?   
  2. How can (cutting trees) affect the climate? – De que modo (cortar árvores) pode afetar o clima?   
  3. What do you know about the relation between (riding a bike) and climate change? – O que você sabe sobre a relação entre (andar de bicicleta) e a mudança no clima do planeta?     
  4. Do you believe that (turning on a light) can influence in global warming? – Você acredita que (acender uma luz) pode influenciar no aquecimento global?   

RECURSO -  Sites para Pesquisa   

http://www.youtube.com/watch?v=piie7qDUPxg     

http://epa.gov/climatechange/kids/animations.html 

http://epa.gov/climatechange/kids/cc.html    

http://www.wikihow.com/Take-Action-to-Reduce-Global-Warming 

http://www.globalissues.org/issue/178/climate-change-and-global-warming    

http://www.youtube.com/watch?v=CmRyJaBPvD0&feature=fvw    

http://www.youtube.com/watch?v=pgDJ_H-BzFo&feature=channel    

http://www.stopglobalwarming.org/    

http://www.ehow.com/how_2044984_prevent-global-warming.html (Fig. 2)    

http://www.ways-to-stop-global-warming.com/how-to-prevent-global-warming.html

    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Durante a realização das pesquisas, o professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando a realização da atividade. Será importante que os alunos anotem informações que julgam importantes durante a pesquisa, pois poderão necessitar delas durante as atividades destas aulas.   

Ao final desta etapa, com os alunos sentados em círculo, o professor passará um saquinho com as perguntas propostas para pesquisa enquanto toca uma música – sugerimos “The 3Rs” do cantor Jack Johnson por ser uma música animada e que trata de uma temática ecológica (a política dos três R – reduzir, reusar, reciclar). Tal música poderá ser salva pelo professor conforme o recurso proposto abaixo:   

RECURSO  - The 3Rs 

http://beemp3.com/download.php?file=3419514&song=The+3+R%27s 

O professor deverá parar a música em alguns momentos enquanto toca. Assim que a música parar, o aluno que estiver com o saquinho de perguntas deverá retirar uma delas e respondê-las, podendo pedir auxílio dos componentes do seu grupo de trabalho. O professor, caso seja necessário, deverá orientar os alunos na elaboração de suas respostas.   

É importante que o professor estimule os alunos a comparar (perceber as semelhanças) e contrastar (perceber as diferenças) entre suas opiniões. Tais conceitos serão aprofundados nas próximas atividades.   

ATIVIDADE 2   

Dando sequência às atividades destas aulas, o professor requisitará que a partir das pesquisas e debates realizados, os alunos, em grupos, completem as seguintes frases, preferencialmente em Inglês:   

  • Global warming is...  – Aquecimento global é...
  • Global warming is caused by... O aquecimento global é causado por…
  • We can prevent global warming.... – Podemos prevenir o aquecimento global…
  • Global warming affects… - O aquecimento global afeta…   

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades, tendo em vista que seu objetivo é verificar se os alunos compreenderam o que é e o que causa a mudança climática no mundo (aquecimento global) e a escrita adequada das frases.   

Para concluir este momento, os grupos escreverão as frases que criaram na lousa, e, em um processo colaborativo, toda a turma deverá avaliar a criatividade na escrita das mesmas. Desse modo, Por exemplo, as frases poderão ficar assim:   

  • Global warming is the gradual heating of the earth and the oceans. – Aquecimento global é o aqueciemento da terra e dos oceanos.   
  • Global warming is caused mainly because of the emission of CO2 into the atmosphere. – O aquecimento global é causado principalmente pela emissão de CO2 na atmosfera.   

Com as frases de todos os grupos na lousa, o professor proporá que os alunos elejam as frases mais criativas e os grupos que as escreveram receberão um prêmio, escolhido a critério do professor.   

ATIVIDADE 3   

Tendo os alunos compreendido o que é aquecimento global, irão se posicionar diante dele, isto é, formar uma opinião sobre tal fato, com base nos dados das pesquisas realizadas.   

Portanto, novamente em grupos, deverão debater, preferencialmente em Inglês, algumas questões, que receberão em uma folha de atividade (Fig. 3). As questões deverão ser discutidas uma a uma, sob a supervisão e orientação do professor, que deverá monitorar para que todos os alunos se manifestem.

RECURSO -  Questões Para Debate

http://www.slideshare.net/jugense/debate-the-questions-about-global-warming-in-groups    

Figura 3 – Imagem do Recurso   

Ao final desta etapa, o professor deverá ressaltar aos alunos, em aula aberta, que fatos são diferentes de opiniões. O fato é a ação, o acontecimento enquanto que a opinião é o julgamento que atribuímos á determinado fato.   

Por exemplo, no caso do aquecimento global, o fato pode ser entendido como:   

“Global warming is the gradual heating of the earth and the oceans caused mainly because of the emission of CO2 into the atmosphere. – Aquecimento global é o aquecimento da terra e dos oceanos causado principalmente pela emissão de CO2 na atmosfera.”   

Por sua vez, opiniões correspondem a afirmações que podem ser comparadas ou contrastadas entre si. Por exemplo, é possível dizer que o aquecimento global é um grande ou pequeno problema, dependendo do ponto de vista que se toma de base.   

Por exemplo, uma opinião pode ser:   

“Global warming is bad for Brazil. – O aquecimento global é ruim para o Brasil.”   

Uma opinião bem fundamentada é aquela que está baseada em fatos. É importante que o professor indique que ao se escrever um texto, deve-se buscar estabelecer relações entre os fatos e opiniões apresentados. Deste modo o texto se tornará mais coerente e convincente para o leitor, principalmente em um texto jornalístico, que visa ser informativo, isto é, apresentar as informações (os fatos) de forma imparcial.   

ATIVIDADE 4   

Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de perceber como fatos e opiniões podem ser apresentados em um texto jornalístico em Inglês. Assim, nos mesmos grupos das atividades anteriores, analisarão o texto jornalístico “UN - We can control Global Warming” (Fig. 4).   

RECURSO - Texto “UN - We can control Global Warming” 

http://www.breakingnewsenglish.com/0705/070505-global_warming.html

Figura 4 – Imagem do Recurso   

Tal análise corresponde a encontrar, no texto proposto, pelo menos dois exemplos de fatos e dois exemplos de opinião. Assim, os alunos poderiam citar:   

Fato: “The panel indicated that we can keep our Earth safe by changing the way we use energy around the world.” (O painel indicou que podemos manter a Terra a salvo modificando o modo que usamos energia ao redor do mundo.)   

Opinião: “Harlan Watson, head of the U.S. team, warned: “If we continue to do what we are doing, then we are in deep trouble.”” (Harlan Watson, chefe do grupo dos Estados Unidos, alertou: “Se continuarmos a fazer o que estamos fazendo, então estamos em um grande problema.”)   

Durante a realização da atividade, o professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Caso seja necessário, dicionários Inglês-Português poderão ser consultados.   

Em continuidade, o professor dividirá a lousa em duas partes. Em um lado da lousa, os alunos deverão escrever os fatos apresentados no texto. Do outro, deverão escrever as opiniões. Na sequência, o professor requisitará que um representante de cada grupo por vez se dirija a lousa para escrever.   

Finalizado este processo, a turma toda, em aula aberta, analisará se realmente o argumento apresentado trata-se de um fato ou opinião, apresentando suas justificativas. O professor proporá o debate em aula aberta sobre o texto, com base nas seguintes questões:   

  • This is a journalistic text. How are the facts and opinions presented? – Este é um texto jornalístico. Como os fatos e opiniões são apresentados?
  • Do you consider that this text is well written? Why? – Você considera que este texto está bem escrito? Por quê?   

O professor deverá intervir somente quando necessário, organizando e supervisionando as discussões, para que os alunos percebam como fatos e opiniões podem ser apresentados em um texto jornalístico.  

 

ATIVIDADE 5   

Nesta etapa cada grupo, deverá produzir um texto jornalístico em Inglês com o tema “Global climate change – aquecimento global”. Tal texto deverá apresentar fatos e opiniões sobre o tema. Por isso, o professor poderá incentivar os alunos a entrevistarem outros alunos (da turma ou de outras turmas) e/ou moradores da comunidade, incluindo suas opiniões nos textos.   

Durante o processo de escrita do texto, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Os alunos deverão utilizar editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO -  BrOffice

http://www.broffice.org/ 

ATIVIDADE 6

Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão publicados em um jornal ou blog da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. 

Informações sobre como criar um blog (Fig. 5) podem ser acessadas em:

RECURSO 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

Figura 5 – Imagem do Recurso   

Ao final destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema “Global climate change – aquecimento global”.   

SUGESTÕES   

1.      Em colaboração com o professor de Geografia ou Ciências, pesquisar a interferência do aquecimento global na agricultura.

2.      Em colaboração com o professor de Biologia, pesquisar sobre como o aumento da temperatura global interfere no funcionamento do organismo humano. 

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão do que seja um fato e uma opinião, desenvolvendo estratégias para a escrita de dissertações próprias de contraste/comparação tendo por modelo textos jornalísticos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.