16/11/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
- Conhecer a origem e evolução dos sistemas táticos no futebol: 1-2-7; 2-8; 3-4-3 (WM); 4-3-3; 4-4-2; 3-5-2 e 5-3-2.
- Experimentar atividades que simulem características de alguns sistemas táticos.
- Perceber os principais pontos positivos e negativos dos sistemas vivenciados, dialogando com os colegas e interagindo com os equipamentos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – A evolução dos sistemas táticos no futebol.
Duração: 25 minutos.
Material: Computadores.
Local: Sala de informática.
Para iniciar a aula sobre a origem e evolução dos sistemas táticos no futebol, o professor (a) poderá apresentar aos alunos no quadro algumas das principais características dos sistemas e também pedir para que os alunos pesquisem na internet sobre os sistemas táticos no futebol. Para subsidiar essa primeira apresentação o professor poderá baixar o arquivo sobre sistemas táticos que se encontra nesse link: http://www.4shared.com/file/POe3Unvv/Sistemas_tticos_Aula_Ministrio.html (Acesso em 16/11/10). (Fonte: Arquivo pessoal).
E também terá a sua disposição diversos vídeos, fotografias e sites disponíveis na internet que poderão auxiliá-lo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquemas_t%C3%A1ticos_do_futebol (Acesso em 09/09/10).
http://www.youtube.com/watch?v=fMVqZ7IqmiQ (Acesso em 13/09/10) (sobre o 4-4-2).
http://www.youtube.com/watch?v=pk2FKrfZQtk&feature=related (Acesso em 13/09/10) (sobre o “Carrossel holandês").
http://www.youtube.com/watch?v=mSanb_Pmf0M&feature=related (Acesso em 13/09/10) (sobre o “Carrossel holandês").
Atividade 2 – “jogando” com os sistemas.
Duração: 25 minutos
Material: Estrelões de jogo de botão e/ou mesas que possam ser utilizadas. Jogos de botões com 11 jogadores de cada equipe.
Local: Quadra ou espaço aberto que permita a realização da atividade.
O professor (a) organizará com os alunos pequenos jogos de “futebol de botão” em que os alunos poderão colocar em “prática” o conteúdo visto na atividade um. Nesse momento o professor (a) pode pedir para os alunos posicionarem os jogadores organizando o sistema de jogo, pedindo para que o aluno justifique a escolha. Depois poderá criar situações de jogo para que os alunos organizem suas estratégias de jogo.
Imagem: Futebol de botão.
Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2009/01/futeboldebotao.jpg (Acesso em 09/09/10).
Imagem: Jogo de botão.
Fonte: http://daiotega.files.wordpress.com/2009/10/futebol-de-botao.jpg?w=500 (Acesso em 13/09/10).
Atividade 3 – “Jogando” nos sistemas.
Duração: 50 minutos.
Material: Bola de futebol, coletes para divisão das equipes e cones ou pratinhos de plástico.
Local: campo de futebol, quadra de futsal ou espaço que permita a realização da atividade.
Agora é hora de ver como os alunos (as) se posicionaram no “campo de jogo”. O professor (a) deverá propor que os alunos se organizem em seus times dentro de algum sistema tático visto na aula. Poderá adaptar o jogo de acordo com a quantidade de alunos e o local disponível para realização da atividade. Assim, buscará conduzir com os cones ou pratinhos de plástico algumas estratégias para simular as características do sistema tematizado no momento. Ex: se a intenção for simular características do sistema 4-3-3, o professor (a) poderá posicionar 2 cones em um lado da quadra (ou campo) e dois cones do outro lado, ou seja, nas “pontas” em que a bola poderá passar apenas por dentro desse espaço quando os alunos estiverem atacando. Não poderão passar com a bola pelo meio, percebendo assim uma das principais características desse sistema, que é a utilização dos pontas e laterais no “apoio” ao ataque.
Se a intenção for simular as características do 4-4-2, por exemplo, o professor (a) poderá colocar os cones posicionados em um grande círculo, simulando o círculo central do campo, em que, se os alunos entrarem com a bola trocarem três passes e saírem com a bola soma-se três pontos; e gols normais valem apenas 1 ponto. Simulando assim um sistema tático em que a predominância das jogadas e passagens acontecem pelo meio do campo.
Variação ou desdobramentos: o professor (a) poderá propor um torneio de futebol eletrônico em que os alunos organizem seus próprios sistemas táticos e dialoguem entre si argumentando sobre as principais características e falhas dos sistemas.
Sugestões de sites:
http://www.youtube.com/watch?v=l5-mNRDlcas&feature=related (Acesso em 13/09/10).
http://www.youtube.com/watch?v=PveGjM3PWdM&feature=related (Acesso em 13/09/10).
www.gefut.wordpress.com (Acesso em 09/09/10).
Pedir para que os alunos desenhem algum sistema que mais os marcou e comentem sobre suas principais características. Pedir que os alunos falem sobre a aula, sobre o que já sabiam, o que aprenderam, curiosidades sobre o que foi abordado e os pontos que mais chamaram a atenção.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!