Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Basebol – Golpeando a bola em movimento.

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Desenvolver a rebatida da bola em movimento com o bastão;

·        Desenvolver a percepção tempo/espaço por meio de arremessos e rebatidas;

·        Adaptar as regras do basebol de acordo com as possibilidades da escola;

·        Experimentar o jogo a partir das regras construídas coletivamente.

Duração das atividades
150 minutos. 03 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica, importante para reflexão do tema:

  1. O Rebater: movimento contrário a uma trajetória?
Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre o jogo em questão:

             O basebol é um jogo de rebatidas que utiliza taco e bola. É um deporto muito popular em diversos países da Ásia oriental e nos Estados Unidos da América, onde é o jogo com maior público nos estádios. Apesar de ser chamado "esporte de japoneses", o basebol foi trazido ao Brasil, em 1850, por americanos.

             É um jogo onde arremessos e rebatidas formam o eixo central do jogo, e para ser um bom jogador, são necessárias habilidades como pontaria, força, noção de tempo e espaço, que são muito importantes para se desenvolver o jogo.

             Vamos então agora, antes de conhecer a fundo esse jogo, experimentar um pouco do rebater a bola com um taco em diferentes situações?

OBS. Caso o professor queira antes da vivência aprofundar um pouco mais na história do jogo poderá encontrar o material em recursos complementares.

Outra possibilidade para introdução do tema é passar um filme onde o jogo é o eixo principal da trama (tipo de filme facilmente encontrado em qualquer locadora). Exemplos: A Última Batalha de um Jogador ou Desafio do Destino - The Rookie.

Atividade 01: Rebatendo a bola

       O professor poderá dividir a turma em grupos para que os alunos vivenciem o arremessar, o rebater e o agarrar a bola em diferentes situações:

1.      Rebatendo a bola com o taco:

  •       Um aluno lançando e o outro rebatendo a bola com o taco visando devolve-la para o lançador;
  •       Um aluno lançando e o outro rebatendo a bola com o taco visando acertar um terceiro colega que ficará em pontos diferentes no espaço;
  •       Um aluno lançando e o outro rebatendo a bola com o taco visando manda-la para o mais longe possível.

   2.      Pontaria no arremesso e o agarrar a bola:

  •       Os alunos lançam uma bola visando acertar um alvo específico em diferentes distâncias;
  •       Os alunos lançam uma bola visando acertar um colega que tenta agarrar a bola sem que a mesma caia no chão (em diferentes distâncias).

Obs.:  A bola utilizada nas vivências poderá ser uma bola de tênis ou similar. Caso perceba que há muitas dificuldades por parte dos alunos, seria conveniente utilizar bolas maiores e ou mais leves até que se chegue a experimentar também a bola de tênis ou similar.

          O taco poderá ser confeccionado pelos alunos, com o cuidado de se colocar uma corda em uma das pontas do taco, para que a mesma fique presa ao braço durante a rebatida, evitando assim acidentes. (figura 01).

                   (Figura 01 - Arquivo pessoal)

2º Momento – Conhecendo a fundo o jogo e construindo adaptações:  

                  Após a vivência inicial, o professor poderá reunir os alunos e discutir as principais regras do jogo e possíveis adaptações para a realidade da escola (as regras poderão ser encontradas em recursos complementares), como por exemplo:

                  Número de jogadores em campo: Cada equipe conta com nove jogadores e ataca e defende alternadamente. O time que defende entra em campo com nove jogadores. O que ataca conta com apenas um, o batedor.

                  O campo: Um time consegue um ponto quando o batedor consegue percorrer o quadrado (chamado de diamond) formado pelas quatro bases (elas poderão ser posicionadas da forma que a turma achar melhor). A corrida para as bases começa quando o batedor devolve a bola arremessada pelo arremessador com uma tacada. O batedor corre até que um defensor consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto às bases antes que o batedor chegue a essa casa. (cada percurso completo vale um ponto).

                   Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele para naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. Uma nova rebatida permite ao primeiro batedor (agora chamado de corredor) a tentativa de completar as bases.

                   O batedor também consegue um ponto quando manda a bola para fora do campo de jogo (home run).

                   A zona de arremesso: Um batedor é eliminado quando o arremessador manda três bolas corretamente e ele não consegue rebater (o número de arremessos pode ser decidido pela turma). Arremesso correto é aquele que chega ao batedor nos 48,18 centímetros entre o joelho e as axilas, formando um quadrado imaginário chamado de zona de strike (essa área pode ser marcada pelo professor utilizando cones, bastões e barbantes). Quatro arremessos errados colocam o batedor automaticamente na primeira base (o número de arremessos pode ser decidido pela turma).

                   O batedor também é eliminado quando um dos defensores pega a bola rebatida antes que ela caia no chão.

   OBS. Os alunos poderão propor outras regras para que o jogo fique mais interessante, como por exemplo: restrições, punições ou pontos extras.

            As bases poderão ser marcadas com arcos ou até mesmo giz de cor forte.

Atividade 02: Basebol da turma

            Após a discussão e construção das regras, preparar com os alunos o campo e o material de jogo para a vivência de partidas com duas ou mais equipes em disputa.

   OBS. Maiores informações sobre o jogo original você encontra em recursos complementares.  

Recursos Complementares
Avaliação

            Debater com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: O que é mais difícil no ato de rebater uma bola com um taco? A velocidade da bola influencia na dificuldade? Acertar um ponto específico com uma rebatida é mais difícil do que simplesmente manda-la para longe? Quais são as formas de arremesso que podemos executar para tornar uma rebatida mais difícil?  Qual é o posicionamento ideal para agarrar uma pequena bola sem que ela caia no chão? O que o jogo basebol pode nos acrescentar de vivencias corporais? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

           Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, disputa e respeito às regras durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.