28/10/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Conhecer e experimentar diferentes formas de lançar e interceptar o disco;
· Discutir e adaptar as regras do jogo (ultimate frisbee);
· Vivenciar o jogo com os alunos.
Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica, importante para reflexão do tema:
1. O Bloquear: O ato de impedir uma ação;
2. O Arremessar: Suas possibilidades de ação;
3. Spiribol – Interceptando com as mãos.
1º Momento – Iniciar a aula discutindo sobre o entendimento dos alunos acerca do jogo:
São objetos em forma de disco, geralmente feitos de plástico com diâmetro entre 20 a 25 cm. Seu formato permite o voo quando são lançados em rotação.
O nome Frisbee é uma marca registrada da empresa Wham-O toy, mas é muito frequentemente usada para descrever todos os tipos de de "discos voadores" usados para recreação em parques, praias, etc. (Figura 01).
(Figura 01 - Arquivo pessoal)
Vamos então agora vivenciar um pouco do lançamento do frisbee?
Atividade 01: Lançando o frisbee
MATERIAL: Frisbee ou similar (tampas de lixeira médias e pequenas ou pratinhos de vaso de planta médios e pequenos) – (Figura 02).
(Figura 02 - Arquivo pessoal)
OBS. O professor poderá pedir previamente que os alunos tragam o material adaptado.
Dividir a turma em duplas ou trios, cada grupo com um “frisbee”, e propor que lancem um para o outro em diversas situações:
OBS. Os alunos poderão propor outra formas.
Atividade 02: Bobinho com o frisbee
Reunir a turma e eleger um aluno que será o “bobo”.
Nos moldes do jogo original, os alunos ficam em círculo, lançando o frisbee um para o outro, e o “bobo” tenta tocar no frisbee antes que chegue à mão de um colega.
Não vale tomar ou tocar no frisbee na mão do colega, só vale tocar no ar.
Caso o “bobo” toque no frisbee, quem arremessou vai para o bobo junto com o colega que já estava lá (aumentando o número de “bobos”).
Os alunos podem correr a vontade para segurar o frisbee.
Caso o frisbee caia no chão, quem tocou por último se junta ao “bobo”.
Vencem os dois últimos alunos que sobrarem fora do bobo.
2º Momento – Adaptando as regras do Ultimate frisbee
Como o ultimate frisbee é normalmente disputado em um campo de grandes dimensões, algumas modificações se tornam necessárias para a realidade da maioria das escolas. Essas reformulações nas regras podem e devem ser feitas com a participação dos alunos, levando-se em conta:
· Objetivo do jogo (fazer gols recebendo, no ar, o frisbee lançado pelo companheiro e aterrissando dentro da área de gol);
· Número de participantes X tamanho do campo de jogo;
· Restrições quando de posse do frisbee;
· Infrações quando em defesa e em ataque;
· Tempo de jogo.
OBS. Os alunos poderão propor outras regras para que o jogo fique mais interessante.
Atividade 03: O Ultimate frisbee
Após a estruturação das regras e divisão das equipes, o jogo poderá ser vivenciado com os alunos.
http://viref.udea.edu.co/contenido/pdf/071-ultimate.pdf
(História, técnica e atividades para o Ultimate frisbee – em espanhol).
http://www.frisbeebrasil.com.br/Docs/regras.pdf
(Regras do Ultimate frisbee)
http://www.youtube.com/watch?v=aAyEti-_lR8
(Vídeo de pessoas jogando o Ultimate frisbee)
Debater com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Existe uma forma correta para se lançar o frisbee? O que é mais difícil no lançar e receber o frisbee? O que influência mais na trajetória do lançamento: a posição que se joga ou a força que se coloca no disco? Como uma equipe de ultimate frisbee pode se organizar para atingir o objetivo desse jogo? O que o jogo o ultimate frisbee pode nos acrescentar de vivências corporais? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade, disputa e respeito às regras durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/04/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula, realmente é uma pratica esportiva que deve ser melhor explorada....
14/02/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa aula, pois estive pesquisando sobre o Frisbee e é muito difícil encontrar algo realmente concreto, aqui pude entender a idéia da utilização do Frisbee nas aulas de Educação Física. Obrigado.