Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What is your favorite game? - Conversando sobre videogames e usando as question words em Inglês!

 

17/10/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Reconhecer e utilizar as question words (when, why, how, what, where, who, whose) em textos simples
  2. Produzir e interpretar textos orais e escritos – Desenvolver a comunicação oral e escrita em Inglês
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “videogames”, o professor deverá formar grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo deverá explorar alguns sites (Fig. 1) que descrevem alguns consoles (computadores projetados especialmente para jogos) - Wii, Playstation 3 e Xbox 360.   

RECURSOS:

Factfile: The Wii

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6155664.stm    

Factfile: The PlayStation 3 

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6132212.stm    

Factfile: The Xbox 360 

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7500387.stm#hard

Figura 1 – Imagem do Recurso   

Todos os grupos deverão explorar todos os sites para que possam encontrar informações específicas sobre tais consoles de videogame e assim completar, em Inglês, uma tabela com as seguintes informações: nome do console, quando foi lançado, onde foi lançado, quanto custa (em Euros) e qual empresa o produz. Tal tabela, em Inglês, segue abaixo.  

WHAT IS THE NAME OF THE CONSOLE

WHEN IT WAS LAUNCHED

WHERE IT WAS LAUNCHED

 HOW MUCH IT COSTS (IN EUROS)

WHICH COMPANY PRODUCES IT

Durante este processo, o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando os trabalhos. Caso necessário, os alunos poderão utilizar dicionários Inglês-Português para compreensão dos termos utilizados para completar a tabela.   

Ao final desta etapa, o professor deverá corrigir a atividade, solicitando, em aula aberta, que os grupos que se sentirem à vontade digam as suas respostas - estimulando os alunos para que digam de quais trechos dos textos dos sites as extraíram e o que os levou a chegar a tal conclusão. Por exemplo, um aluno poderá dizer que o videogame Wii foi lançado em 2006 e retirou tal informação da frase “It launched in November 2006...” do texto sobre tal console, que contém a palavra launched como proposto na segunda e terceira colunas da tabela.   

Para referência do professor, segue a tabela completa abaixo:

WHAT IS THE NAME OF THE CONSOLE

WHEN IT WAS LAUNCHED

WHERE IT WAS LAUNCHED

 HOW MUCH IT COSTS (IN EUROS)

WHICH COMPANY PRODUCES IT

Wii

November 2006 

Not informed

249 euros 

Nintendo

 Playstation 3

November 2006

Japan

399 euros

Sony

Xbox 360

November 2005

Not informed

370 euros

Microsoft

ATIVIDADE 1   

Nesta etapa o professor chamará a atenção dos alunos para as palavras que iniciam os tópicos da tabela proposta na atividade de Motivação - WHAT, WHEN, WHERE, HOW MUCH e WHICH (QUE/QUAL, QUANDO, QUANTO e QUAL), e proporá que os alunos façam pesquisas na Internet, ainda em grupos, para responder as seguintes questões:   

  • Como são chamadas as palavras “WHAT, WHEN, WHERE, HOW MUCH e WHICH (QUE/QUAL, QUANDO, QUANTO e QUAL)”? (How are the words “WHAT, WHEN, WHERE, HOW MUCH e WHICH” called? – R: Pronomes interrogativos. (Question words.).   
  • Para que servem tais palavras? (What are these words used for?) – R: Para pedir informações. (To ask for information).   
  • Como são usadas tais palavras? (How are these words used?) – R: Em geral, tais palavras são usadas no início da pergunta. (In general, these words are used in the beginning of the question).   
  • Quais outras palavras podem ser consideradas pronomes interrogativos? (Which other words can be considered question words?) – R: WHO, WHY, WHOM, WHOSE (QUEM, POR QUE, QUEM, QUAL/QUAIS).   

Os alunos poderão utilizar os sites postados abaixo para a realização desta pesquisa:   

RECURSO - Sites para Pesquisa

http://pt.wikibooks.org/wiki/Ingl%C3%AAs/Gram%C3%A1tica/Pronomes/Pronomes_interrogativos    

http://www.colegioweb.com.br/ingles/interrogative-pronouns    

http://www.infoescola.com/ingles/question-words/ (Fig. 2)    

http://esl.about.com/od/grammar/a/a_questionword.htm    

http://www.englishclub.com/vocabulary/wh-question-words.htm

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Durante a realização das pesquisas, o professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando a realização da atividade. Será importante que os alunos anotem no caderno informações que julgam importantes durante a pesquisa, pois poderão necessitar delas durante as atividades a serem realizadas nestas aulas.   

Para finalizar esta etapa, o professor fará a correção requisitando que alguns alunos se dirijam até a lousa e escrevam as respostas que julgam adequadas. Para tanto, o professor numerará as duplas aleatoriamente e em seguida sorteará (colocando os números em um saquinho) um número para que a dupla correspondente se dirija até a lousa. Em seguida, o professor conduzirá a discussão, em aula aberta, de forma que os alunos percebam a adequação das respostas dadas, e confirmará a resposta mais apropriada ao final desta atividade.   

É importante que o professor estimule os alunos a participarem da atividade e os orientem quanto ao uso adequado dos pronomes interrogativos em Inglês, sanando possíveis dúvidas.

ATIVIDADE 2   

Dando sequência às atividades destas aulas, o professor requisitará que a partir das pesquisas e debates realizados, os alunos, em grupos (junção de duas duplas), criem duas questões em Inglês, para que sejam respondidas por um dos outros grupos, usando os pronomes interrogativos sobre o tema “videogames”. Por exemplo, os alunos poderão criar as seguintes questões:   

“What is a video game?” (O que é um video game?)

“When were the first video games launched? (Quando os primeiros video games foram lançados?)

Para a criação das perguntas, os alunos pesquisarão em sites na Internet, como os sugeridos no Recurso abaixo. Tais perguntas deverão ser escritas em uma folha sufite, para que posteriormente possam ser entregues à outros grupos.   

RECURSO -  Sites para Pesquisa

http://dsc.discovery.com/tv/video-game/timeline/1970/1970.html 

http://gamrconnect.vgchartz.com/thread.php?id=115453    

http://en.wikipedia.org/wiki/Video_game (Fig. 3)    

http://www.youtube.com/watch?v=C2RhCLLzH7o

Figura 3 – Imagem do Recurso   

O professor deverá circular entre os grupos e supervisionando e orientando os trabalhos.

ATIVIDADE 3   

Dando prosseguimento às atividades, o professor recolherá as folhas com as perguntas criadas e as redistribuirá aleatoriamente, para que sejam respondidas, preferencialmente em Inglês, por um grupo distinto ao que formulou as questões. Em seguida, o professor retornará as perguntas respondidas aos grupos que as criaram, para que verifiquem se as respostas dadas estão corretas.   

Para finalizar esta etapa, as perguntas feitas, bem como as suas respostas, serão comentadas em aula aberta pelos grupos. O professor deverá, portanto, gerenciar e organizar os trabalhos, requisitando que um grupo comente suas perguntas e respostas de cada vez, auxiliando no esclarecimento de possíveis dúvidas.   

ATIVIDADE 4   

Nesta atividade os alunos, ainda em grupos, deverão criar, a partir das discussões, uma apresentação oral sobre o tema “Videogames”. Em tal apresentação , que será na forma de um diálogo, deverão incluir pelo menos duas perguntas utilizando as question words (when, why, how, what, where, who, whose). Por exemplo, um dos diálogos poderia ficar assim:

STUDENT 1: What is the name of the first videogame?

STUDENT 2: Odissey.

STUDENT 1: When was it launched?

STUDENT 2:  In 1972.

Para a criação de tais apresentações sugerimos que os alunos usem o “Prezi” (Fig. 4). Tal recurso é muito criativo e permite montar apresentações dinâmicas e criativas (mesmo na versão gratuita). O idioma do recurso é o Inglês, e os comandos são muito simples e intuitivos.   

RECURSO

Prezi

http://prezi.com/

Figura 4 – Imagem do Recurso   

   

Caso seja necessário, para criação dos diálogos, os alunos poderão consultar outros sites, tais como:   

RECURSO - Sites para Consulta  

http://ezinearticles.com/?Reasons-People-Like-Video-Games!&id=3272012   

http://www.associatedcontent.com/article/377258/why_people_get_addicted_to_video_games.html

http://www.pbs.org/kcts/videogamerevolution/impact/myths.html (Fig. 5)

Figura 5 – Imagem do Recurso   

Durante a criação das apresentações, o professor deverá circular entre os grupos, orientando sobre o uso adequado da linguagem (question words) e sobre a seleção adequada das informações.

ATIVIDADE 5   

Para finalizar as atividades destas aulas, os grupos apresentarão os diálogos para a turma. É importante que o professor oriente os alunos quanto à pronúncia adequada, caso ainda tenham dúvidas.

Em um processo colabortivo, todos terão a oportunidade de comentar as apresentações, sob a supervisão do professor.

SUGESTÕES   

1.      Em colaboração com o professor de Biologia pesquisar sobre a relação entre o hábito de jogar videogames e sua relação com problemas de saúde, tais como a obesidade.   

2.      Em colaboração com o professor de Literatura e de Artes, pesquisar sobre o processo de criação de personagens de videogame.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão a respeito da forma e do uso dos pronomes interrogativos (question words), desenvolvendo estratégias para a criação de apresentações orais em Inglês.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.