17/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “videogames”, o professor deverá formar grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo deverá explorar alguns sites (Fig. 1) que descrevem alguns consoles (computadores projetados especialmente para jogos) - Wii, Playstation 3 e Xbox 360.
RECURSOS:
Factfile: The Wii
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6155664.stm
Factfile: The PlayStation 3
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6132212.stm
Factfile: The Xbox 360
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7500387.stm#hard
Figura 1 – Imagem do Recurso
Todos os grupos deverão explorar todos os sites para que possam encontrar informações específicas sobre tais consoles de videogame e assim completar, em Inglês, uma tabela com as seguintes informações: nome do console, quando foi lançado, onde foi lançado, quanto custa (em Euros) e qual empresa o produz. Tal tabela, em Inglês, segue abaixo.
WHAT IS THE NAME OF THE CONSOLE |
WHEN IT WAS LAUNCHED |
WHERE IT WAS LAUNCHED |
HOW MUCH IT COSTS (IN EUROS) |
WHICH COMPANY PRODUCES IT |
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Durante este processo, o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando os trabalhos. Caso necessário, os alunos poderão utilizar dicionários Inglês-Português para compreensão dos termos utilizados para completar a tabela.
Ao final desta etapa, o professor deverá corrigir a atividade, solicitando, em aula aberta, que os grupos que se sentirem à vontade digam as suas respostas - estimulando os alunos para que digam de quais trechos dos textos dos sites as extraíram e o que os levou a chegar a tal conclusão. Por exemplo, um aluno poderá dizer que o videogame Wii foi lançado em 2006 e retirou tal informação da frase “It launched in November 2006...” do texto sobre tal console, que contém a palavra launched como proposto na segunda e terceira colunas da tabela.
Para referência do professor, segue a tabela completa abaixo:
WHAT IS THE NAME OF THE CONSOLE |
WHEN IT WAS LAUNCHED |
WHERE IT WAS LAUNCHED |
HOW MUCH IT COSTS (IN EUROS) |
WHICH COMPANY PRODUCES IT |
Wii |
November 2006 |
Not informed |
249 euros |
Nintendo |
Playstation 3 |
November 2006 |
Japan |
399 euros |
Sony |
Xbox 360 |
November 2005 |
Not informed |
370 euros |
Microsoft |
ATIVIDADE 1
Nesta etapa o professor chamará a atenção dos alunos para as palavras que iniciam os tópicos da tabela proposta na atividade de Motivação - WHAT, WHEN, WHERE, HOW MUCH e WHICH (QUE/QUAL, QUANDO, QUANTO e QUAL), e proporá que os alunos façam pesquisas na Internet, ainda em grupos, para responder as seguintes questões:
Os alunos poderão utilizar os sites postados abaixo para a realização desta pesquisa:
RECURSO - Sites para Pesquisa
http://pt.wikibooks.org/wiki/Ingl%C3%AAs/Gram%C3%A1tica/Pronomes/Pronomes_interrogativos
http://www.colegioweb.com.br/ingles/interrogative-pronouns
http://www.infoescola.com/ingles/question-words/ (Fig. 2)
http://esl.about.com/od/grammar/a/a_questionword.htm
http://www.englishclub.com/vocabulary/wh-question-words.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
Durante a realização das pesquisas, o professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando a realização da atividade. Será importante que os alunos anotem no caderno informações que julgam importantes durante a pesquisa, pois poderão necessitar delas durante as atividades a serem realizadas nestas aulas.
Para finalizar esta etapa, o professor fará a correção requisitando que alguns alunos se dirijam até a lousa e escrevam as respostas que julgam adequadas. Para tanto, o professor numerará as duplas aleatoriamente e em seguida sorteará (colocando os números em um saquinho) um número para que a dupla correspondente se dirija até a lousa. Em seguida, o professor conduzirá a discussão, em aula aberta, de forma que os alunos percebam a adequação das respostas dadas, e confirmará a resposta mais apropriada ao final desta atividade.
É importante que o professor estimule os alunos a participarem da atividade e os orientem quanto ao uso adequado dos pronomes interrogativos em Inglês, sanando possíveis dúvidas.
ATIVIDADE 2
Dando sequência às atividades destas aulas, o professor requisitará que a partir das pesquisas e debates realizados, os alunos, em grupos (junção de duas duplas), criem duas questões em Inglês, para que sejam respondidas por um dos outros grupos, usando os pronomes interrogativos sobre o tema “videogames”. Por exemplo, os alunos poderão criar as seguintes questões:
“What is a video game?” (O que é um video game?)
“When were the first video games launched? (Quando os primeiros video games foram lançados?)
Para a criação das perguntas, os alunos pesquisarão em sites na Internet, como os sugeridos no Recurso abaixo. Tais perguntas deverão ser escritas em uma folha sufite, para que posteriormente possam ser entregues à outros grupos.
RECURSO - Sites para Pesquisa
http://dsc.discovery.com/tv/video-game/timeline/1970/1970.html
http://gamrconnect.vgchartz.com/thread.php?id=115453
http://en.wikipedia.org/wiki/Video_game (Fig. 3)
http://www.youtube.com/watch?v=C2RhCLLzH7o
Figura 3 – Imagem do Recurso
O professor deverá circular entre os grupos e supervisionando e orientando os trabalhos.
ATIVIDADE 3
Dando prosseguimento às atividades, o professor recolherá as folhas com as perguntas criadas e as redistribuirá aleatoriamente, para que sejam respondidas, preferencialmente em Inglês, por um grupo distinto ao que formulou as questões. Em seguida, o professor retornará as perguntas respondidas aos grupos que as criaram, para que verifiquem se as respostas dadas estão corretas.
Para finalizar esta etapa, as perguntas feitas, bem como as suas respostas, serão comentadas em aula aberta pelos grupos. O professor deverá, portanto, gerenciar e organizar os trabalhos, requisitando que um grupo comente suas perguntas e respostas de cada vez, auxiliando no esclarecimento de possíveis dúvidas.
ATIVIDADE 4
Nesta atividade os alunos, ainda em grupos, deverão criar, a partir das discussões, uma apresentação oral sobre o tema “Videogames”. Em tal apresentação , que será na forma de um diálogo, deverão incluir pelo menos duas perguntas utilizando as question words (when, why, how, what, where, who, whose). Por exemplo, um dos diálogos poderia ficar assim:
STUDENT 1: What is the name of the first videogame?
STUDENT 2: Odissey.
STUDENT 1: When was it launched?
STUDENT 2: In 1972.
Para a criação de tais apresentações sugerimos que os alunos usem o “Prezi” (Fig. 4). Tal recurso é muito criativo e permite montar apresentações dinâmicas e criativas (mesmo na versão gratuita). O idioma do recurso é o Inglês, e os comandos são muito simples e intuitivos.
RECURSO
Prezi
Figura 4 – Imagem do Recurso
Caso seja necessário, para criação dos diálogos, os alunos poderão consultar outros sites, tais como:
RECURSO - Sites para Consulta
http://ezinearticles.com/?Reasons-People-Like-Video-Games!&id=3272012
http://www.associatedcontent.com/article/377258/why_people_get_addicted_to_video_games.html
http://www.pbs.org/kcts/videogamerevolution/impact/myths.html (Fig. 5)
Figura 5 – Imagem do Recurso
Durante a criação das apresentações, o professor deverá circular entre os grupos, orientando sobre o uso adequado da linguagem (question words) e sobre a seleção adequada das informações.
ATIVIDADE 5
Para finalizar as atividades destas aulas, os grupos apresentarão os diálogos para a turma. É importante que o professor oriente os alunos quanto à pronúncia adequada, caso ainda tenham dúvidas.
Em um processo colabortivo, todos terão a oportunidade de comentar as apresentações, sob a supervisão do professor.
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de Biologia pesquisar sobre a relação entre o hábito de jogar videogames e sua relação com problemas de saúde, tais como a obesidade.
2. Em colaboração com o professor de Literatura e de Artes, pesquisar sobre o processo de criação de personagens de videogame.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão a respeito da forma e do uso dos pronomes interrogativos (question words), desenvolvendo estratégias para a criação de apresentações orais em Inglês.
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