Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de tabuleiro: Dominó Mexicano.

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as origens dominó mexicano.

- Aprender as regras do dominó mexicano.     

- Experimentar o jogo interagindo com os colegas.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo o jogo.

Duração: 50 minutos.

Material: computadores e dominó mexicano.

Local: sala de informática e/ou sala de aula.

Para iniciar a aula sobre o dominó mexicano, o professor (a) poderá apresentar aos alunos algumas características desse jogo, explicando as principais regras e como se dá a dinâmica do jogo. Para isso terá a sua disposição alguns vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites que poderão subsidiar o trato com o conteúdo. Além de apresentar o jogo (peças, trenzinhos, “buchas” ou “carroças”) e o que muda do dominó tradicional.

http://mais.uol.com.br/view/k77arz6psxw4/domino-mexicano-04023564DCA10346?types=A (Acesso em 09/09/10).   

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100217073617AAiMjc5 (Acesso em 09/09/10) (explicação do jogo). 

Um jogo popular que as celebridades de Hollywood se ocupam nos intervalos das filmagens. Estima-se que foi criado na década de 90 e que a escolha do termo “mexicano” é atribuída ao casal Roy e Katie Parsons, considerados os criadores dessa modalidade de dominó. No Brasil, poucos conhecem o jogo e ainda é difícil encontrar o dominó de 12 pontos ("bucha" ou "carroça" de 12). Quem tem um geralmente o comprou no exterior. É comum encontrar o dominó de 9 pontos("bucha" ou "carroça" de 9).

REGRAS - O jogo pode ter até doze partidas por rodada, ou mais, e, normalmente, cada partida leva cerca de 40 minutos de duração. O dominó mexicano pode ter de dois a oito jogares, com um número de pedras de 11 para cada um. Alguns dizem que esse número pode ser variável dependendo da quantidade de participantes. Por exemplo, se em um jogo houver três pessoas, cada uma pega 16 pedras. No caso de oito pessoas, todos ficam com oito dominós na mão.   

Diferente do dominó tradicional que tem até seis pontos, as peças maiores do mexicano tem de 12 a 15, formando carroças de 24 a 30. No centro do jogo, junto com a maior carroça, uma base preta divide até oito fileiras de pedras. Cada jogador joga na sua fileira formando o seu trem. Poderão ser abertas até duas “mexicanas”, que são jogos paralelos que todos podem jogar. As “mexicanas” são formadas pelas pedras da vez, ou seja, pedras que tenham o número da “bucha” ou “carroça” que está no centro da peça preta. Só poderão ser abertas duas por partida.   

Quem toca ou “passa”, retira pedras no dorme (conjunto de pedras que sobraram viradas para baixo) e tem a fila individual aberta para que os demais jogadores possam jogar (A fila aberta deverá ser representada com um trenzinho em cima, para que os participantes saibam onde podem jogar. Assim que o participante jogar novamente em seu jogo (no seu trem) o trenzinho sai e ele “fecha” seu jogo, ou seja, ninguém mais pode jogar nele. Até que “passe” novamente.   Quem tem a “bucha” ou a “carroça” de qualquer número (por exemplo 10 e 10), e tem a continuidade (uma pedra que tenha um lado de 10 e outra de 6) pode jogar as duas pedras de uma só vez, eliminando assim mais pontos.

Quem jogar apenas a “bucha” ou a “carroça” e não tiver a continuidade, deve comprar no dorme. Se não comprar a continuidade da pedra deve abrir seu jogo com um trenzinho. Todos da mesa devem jogar só na “bucha” ou na “carroça” até liberar e o jogo continuar normalmente. Se ninguém tiver a pedra que contenha o valor da “bucha” devem ir comprando e abrindo seus jogos com o trenzinho até alguém comprar a pedra correspondente a “bucha” que está “travando” o jogo.

O jogador que estiver por uma pedra para bater deve avisar aos participantes da mesa.  Como no dominó comum, ganha quem se livra das peças primeiro. E o jogo só termina ao final das 12 ou 15 partidas de acordo com o tamanho do dominó. Até lá devem ir somando os pontos de cada participante (partida por partida contando os pontos contidos nas pedras que ficaram na mão quando alguém bateu) e quem tiver menos pontos no final vence o jogo.

Para saber mais: http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2009/04/19/trem-mexicano-e-a-nova-mania-dos-apaixonados-por-domino-184978.php (Acesso em 09/09/10). 

Atividade 2 – Jogando o dominó mexicano.

Duração: 50 minutos.

Material: Dominós mexicano.

Local: Sala de aula, quadra, pátio e/ou outros espaços que permita a realização do jogo.

O professor (a) dividirá a turma em vários grupos para jogar o dominó mexicano. A quantidade de alunos irá variar de acordo com a quantidade de dominós disponíveis.

Para um melhor aproveitamento, caso a quantidade de jogos seja pequena, os alunos poderão jogar em duplas, assim cada dominó ao invés de contar com 8 jogadores poderá ter 16 jogadores.

Imagem: Trens mexicanos.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_8pu_ob_0fuw/S6pdoy1uUEI/AAAAAAAAAkw/sC20f0zew_s/s1600/domino.jpg (Acesso em 09/09/10). 

Imagem: Dominó mexicano (fim do jogo).

Fonte: próprio autor.

Recursos Complementares

Sugestões de site:  

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100217073617AAiMjc5  (Acesso em 09/09/10). 

Avaliação

Peça aos alunos para comentar sobre o que aprenderam sobre o dominó mexicano. Se conhecem alguém que já ouviu falar do jogo ou se já conhecem e jogaram o jogo. Peça para que pesquisem e busquem perceber como o jogo foi apropriado de maneiras diferentes em distintas regiões do país (Recife, Minas Gerais, São Paulo, etc.). Dialogue sobre as principais dificuldades encontradas no jogo, diferenças para o dominó tradicional e as estratégias de jogo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alexandre Farias de Freitas, Escola Municipal Micropólo dos Borges , Minas Gerais - disse:
    freitasphila@hotmail.com

    20/10/2010

    Quatro estrelas

    Acredito, que o trabalho com jogos, só tem á acrescentar no amplo leque de conteúdos da Ed.Física. O trabalho do prof. Tiago demostrou que, a Ed. Física pode interagir de maneira positiva com outros conteúdos, trazendo pra realidade nacional, uma forma diferente de se jogar o dominó, podendo fazer uma ligação histórica e geográfica com a região onde se foi criado e os motivos que levaram a criação do mesmo. Parabéns, interessante a iniciativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.