Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de interceptação com material reciclado (o Squash e o Lacrosse).

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Reforçar a importância da reestruturação de jogos a partir de objetos reciclados;

·        Conhecer e reestruturar jogos como o lacrosse e o squash a partir de material alternativo;

·        Vivenciar os jogos criados pelo grupo.

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica, importante para reflexão do tema:

1.      Jogos com sucatas – Construindo o brincar

2.      Rebatendo com raquetes

3.      Spiribol – Interceptando com as mãos

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula aprofundando os conhecimentos sobre a reciclagem:

             Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização). Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.

             A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano. Uma garrafa plástica ou vidro pode levar de 80 a 100 anos. Para decompor-se e uma lata de alumínio um milhão de anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

             Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas de saúde e respiratórios.

             Reciclar é mais do que uma obrigação é uma necessidade.

             Pensando nisso nada melhor que reutilizar o lixo na adaptação de jogos e esportes que não poderiam ser vivenciados sem a criatividade e reutilização desses materiais, uma vez que o material original para a prática dos mesmos é caro e algumas vezes de difícil acesso.

OBS. O professor poderá aprofundar ainda mais no tema com os alunos a partir do material que pode ser encontrado em recursos complementares.  

            Vamos então agora vivenciar algumas adaptações de esportes com a utilização de material que iria para o lixo?

Atividade 01: O Squash

            O Squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou 4 jogadores para disputa de duplas) em uma quadra fechada por 4 paredes, sendo a traseira da sala em vidro.

            No jogo,  dois jogadores alternam jogadas na parede frontal. A bola, depois que bate na parede frontal, pode tocar nas laterais ou na parede do fundo mas só deve bater uma vez no chão, quando tem que ser rebatida pelo adversário.

            Normalmente as raquetes uasadas nesses jogos são caras, dificultando sua aquisiçao para a prática na maioria das escolas. Para que se possa vicenciar movimentos corporais e situações próximas aos encontrados em certos esportes, a criatividade e improvisação se tornam fundamentais. Materiais que jamais se pensava usar para esses fins entram em pauta graças à criatividade e consciência ambiental.

      MATERIAL: Garrafas de amaciante vazias de 2 litros (Figura 01), com estrutura semelhante à usada no jogo garrafobol da aula “Jogos com sucatas – Construindo o brincar” do mesmo autor e bola de tênis.

                    (Figura 01 - Arquivo pessoal)

       JOGO: A essência do Squash será mantida nesse jogo (o ato de mandar a bola contra a parede passando a vez para o adversário), no entanto as rebatidas com a raquete serão substituídas pela interceptação da bola com a garrafa.

REGRAS PRINCIPAIS:

1.      A bola só pode tocar no chão no máximo duas vezes: uma obrigatoriamente antes de acertar a parede e outra (facultativa) antes de ser interceptada pelo jogador;

2.      Ao contrário do Squash, nesse jogo só há uma parede onde a bola deve ser jogada (por isso o jogo também foi apelidado de “PAREDÃO”);

3.      Nenhuma parte do corpo pode tocar na bola, sendo a mesma interceptada apenas com a garrafa (a bola deve entrar na garrafa e deve ser arremessada por intermédio da garrafa);

4.      Ao interceptar a bola o jogador não pode sair do lugar onde alcançou a bola, devendo arremessar a mesma do ponto que se encontra (podendo no máximo virar o corpo na direção da parede);

5.      Configura-se ponto: Lançar a bola direto na parede (sem que ela atinja antes o chão), dar mais de dois quiques no chão ao retornar da parede, tocar com qualquer parte do corpo na bola e atrapalhar propositalmente o adversário;

6.      O saque deverá ser dado por quem conquistou o ponto, de um local previamente definido pelo grupo;

7.      Total de pontos do jogo e outras penalidades poderão ser decididas coletivamente.

OBS. Esse jogo poderá ser disputado por vários jogadores no modelo eliminação, ou seja, vários alunos (cada um com sua garrafa), com uma ordem previamente estabelecida, jogam ao mesmo tempo. O aluno que errar sai do jogo. Vence o aluno que ficar por último.

            O tamanho do campo também pode ser previamente estabelecido por todos. Configurando falta para aquele aluno que mandar a bola para fora do campo sem que a mesma quique antes dentro.

            Após a estruturação do campo e regras o jogo poderá ser vivenciado com os alunos.

·        Maiores informações sobre o jogo (Squash) e regras originais você encontra em recursos complementares (os alunos poderão ter acesso às regras e estrutura do jogo original e estabelecer comparações com o jogo vivenciado).  

OBS. O professor poderá confeccionar com os alunos o material adaptado.

Atividade 02: O Lacrosse

              O Lacrosse é um esporte de equipe no qual cada jogador usa uma espécie de bastão com uma rede na ponta (o crosse), onde através deste são realizados passes e recepções de uma bola de borracha como o objetivo de marcar gols na meta do adversário (Para um melhor entendimento do jogo, ver vídeo presente em recursos complementares).

               Como é um jogo pouco conhecido no Brasil, dificilmente será encontrado material para sua prática em lojas esportivas, muito menos à disposição nas escolas. Mais uma vez, para que se possa vicenciar movimentos corporais e situações próximas aos escontrados nesse jogo, a inprovisação das regras e do material é fundamental. O uso de material reaproveitado mais uma vez pode resolver o problema.

         MATERIAL: O bastão será montado com um pedaço de cabo de vassoura (aprox. 50 cm) e uma garrafa PET de 2 litros com um buraco ovalado cortado em sua lateral (Figura 02). Uma bola de borracha ou similar, dois arcos e corda.

                    (Figura 02 - Arquivo pessoal)

         JOGO: A essência do Lacrosse será mantida nesse jogo (passes e recepções através de um bastão com o objetivo de fazer gols no adversário), no entanto a figura do goleiro (presente no Lacrosse) será retirada desse jogo, devido à ausência de equipamento de proteção usado pelo mesmo no jogo original e a grande chance de boladas que essa posição propicia. O gol será substituído por uma “área de gol”, formada por um arco amarrado de frente para o campo com uma rede ou saco amarrado em suas bordas (como uma espécie de biruta fixo).

            Como o Lacrosse e o Box lacrosse (sua variação de quadras) são disputados em campos de grandes dimensões, algumas adaptações são fundamentais.  

    REGRAS PRINCIPAIS:

1.      É considerado gol quando a bola entra na “área de gol” dentro do arco (não há goleiros);

2.      Nenhuma parte do corpo pode tocar na bola, sendo a mesma interceptada apenas com a garrafa (bastão) (a bola deve entrar na garrafa e deve ser passada/arremessada por intermédio da garrafa);

3.      Devido às dimensões da quadra de jogo, poderá ser limitado o número máximo de passos que cada jogador poderá dar com a posse de bola (Ex. 05 passos);

4.      Ao cair no chão, a bola deverá ser considerada de posse do jogador que colocar a garrafa sobre ela primeiro, não havendo disputa de bola no chão;

5.      Não é permitido tomar a bola quando de posse do adversário, devendo a recuperação ser feita no momento do passe (com a bola no ar) ou em um bloqueio do arremesso (feito com o bastão);

6.      O contacto físico não é permitido, apenas pequenos toques com o bastão;

7.      Duração da partida, faltas, penalidades, área de jogo e reposição de bola poderão ser decididas coletivamente.

                  Após a estruturação do campo e regras o jogo poderá ser vivenciado com os alunos.

·        Maiores informações sobre o jogo (Lacrosse) você encontra em recursos complementares (os alunos poderão ter acesso à estrutura do jogo original e estabelecer comparações com o jogo vivenciado).   

OBS. O professor poderá confeccionar com os alunos o material adaptado.  

Recursos Complementares

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp    

http://www.reciclaveis.com.br/    

http://www.fazfacil.com.br/materiais/reciclagem.html 

(Sites com informações sobre reciclagem)

http://www.squashbrasil.com.br/ 

(História, regras e medidas da quadra do Squash).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrosse  

(O que é o Lacrosse)

http://video.google.com/videoplay?docid=7040714881288377590#  

(Vídeo de pessoas jogando o Lacrosse)

http://www.youtube.com/watch?v=K6qvlGtXvYs  

(Vídeo de pessoas jogando o Box Lacrosse)

Avaliação

            Debater com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Por que o reaproveitamento de certos materiais, que normalmente são descartados, é tão importante para o nosso futuro? Além da questão ambiental, por que esse reaproveitamento de material se torna tão conveniente para as aulas de educação física? Quais foram as principais adaptações que tornaram possível a vivência do Squash? Quais delas mais se distanciam do jogo original? Quais foram às principais adaptações que tornaram possível a vivência do Lacrosse? Quais delas mais se distanciam do jogo original? O que os jogos vivenciados durante a aula podem nos acrescentar de vivências corporais? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas? Quais outras atividades que você gostaria de vivenciar nas aulas de educação física, mas devido à sua estrutura complexa ou alto custo do material torna sua prática inviável? Você seria capaz de criar adaptações para que essa vivência seja possível (Quais/Exemplifique)?

           Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade, disputa e respeito às regras durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.