01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Identificar algumas danças de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos africanos; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verificar a origem do samba-de-roda e do maracatu; realizar as danças samba-de-roda e maracatu.
Noções sobre a dança, história da formação do povo brasileiro.
Espaço: sala de TV, sala de informática, pátio ou quadra.
Materiais: televisão, aparelho de DVD, computadores com internet, papel, caneta, aparelho de som.
Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo:
Batuque: http://www.youtube.com/watch?v=KKVp9Vcb5m4&feature=fvst
Samba-de-roda: http://www.youtube.com/watch?v=TKaWbT-YJmg&feature=related
Maracatu: http://www.youtube.com/watch?v=3uZlIET-lKQ
Acessos em: 10/09/10
Após a apreciação dos vídeos, iniciar um debate com a turma de acordo com as seguintes questões: vocês conhecem essas danças? A batida que dita os movimentos é forte ou fraca? Vocês imaginam de onde vieram tais danças? Em seguida apresentar um breve histórico das danças observadas:
BATUQUE é a dança de roda onde os africanos mostravam a sua cultura. Foi o tronco principal no que diz respeito à formação da música popular brasileira com toda a sua diversidade e variações que se espalharam nas áreas urbanas e rurais, sob vários nomes e estilos próprios. Fonte: http://www.projetoafinidade.com.br/Cultura/Cultura.htm
fonte: http://www.overmundo.com.br/banco/a-canoa-virou
Acessos em 25/10/10.
SAMBA DE RODA é uma dança que os negros do Congo e de Angola trouxeram para o Brasil e consiste, em geral, em fazer uma grande roda e, no centro, um só dançarino ou par faz evoluções. Depois de muitos requebros dá uma umbigada em outro dançarino de sexo diferente, que, por sua vez, vai para o centro, e assim sucessivamente. Fonte: http://www.projetoafinidade.com.br/Cultura/Cultura.htm
fonte: http://tamboresdosmontes.blogspot.com/2009/08/samba-de-roda-e-uma-variante-musical.html
Acessos em 25/10/10.
MARACATU é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o
http://www.projetofua.com.br/arteregional/musica.htm
Acessos em 25/10/10
Acessos dos textos em: 10/09/10.
Levar a turma a uma sala de informática com computadores e pedir a eles que pesquisem quais as regiões brasileiras que mais receberam influências africanas.
Posteriormente, sugerir aos alunos que façam um mapa do Brasil destacando as regiões que mais sofreram influências africanas, relacionando essas influências com a cultura local (para essa tarefa o professor pode sugerir aos alunos que usem o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_Afro-brasileira como suporte).
Acesso em 10/09/10.
Dividir a turma em grupos de três pessoas e solicitar que façam uma entrevista entre si com base nas seguintes questões:
Você tem algum parente negro?
Você conhece a capoeira?
Já praticou ou já viu alguma apresentação?
Viu alguma apresentação ou já dançou o samba?
Ouviu falar ou conhece a Macumba, o Candomblé, a Umbanda?
Ouviu falar em Iemanjá?
Já comeu feijoada?
Em seguida, embasado nas respostas anotadas dadas nas entrevistas, o professor deve encaminhar um debate com o tema: A influência africana em nossas vidas.
Retomar a história do samba-de-roda da atividade 1 e organizar uma vivência do samba-de-roda com a turma. Para tanto podem ser utilizados os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.
Música do samba-de-roda em: http://www.filestube.com/s/samba+de+roda+mp3
Acesso em 10/09/10.
Retomar a história do maracatu da atividade 1 e organizar uma vivência com a turma. Para tanto, podem ser utilizados os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.
Música do maracatu em: http://raizesdatradicao.uol.com.br/imgdin/sons/som_5_1.mp3
Acesso em 10/09/10.
Sites para a pesquisa da atividade 2:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiros
http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=93&Itemid=114
http://www.mestredidi.org/egungun.htm
Acessos em 10/09/10.
Organizar na escola um festival da cultura afro-brasileira, utilizando o que foi produzido durante a aula. Dividir os alunos em 4 grupos e determinar a eles as seguintes tarefas:
- um grupo será responsável pela exposição dos mapas da atividade 2, explicando as influências africanas nas regiões em destaque;
- um grupo realizará a entrevista da atividade 3 com as pessoas que estão participando do festival;
- um grupo organizará uma oficina de samba-de-roda;
- um grupo organizará uma oficina de maracatu.
Cinco estrelas 2 classificações
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10/03/2014
Cinco estrelasMuito boa. Esses ritmos são prazerosos de se explorar. Os alunos gostaram.
22/10/2012
Cinco estrelasAchei muito interessante, pois a cultura africana faz parte da vida de todos os brasileiros.