Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DANÇA E INCLUSÃO: ALGUÉM QUER SER MEU PAR?

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer projetos com danças que promovem a inclusão.

2) Reconhecer a dança como instrumento de inclusão.

3) Valorizar dançarinos que apresentam necessidades educacionais especiais.

4) Despertar o gosto pela dança.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se que essa aula seja realizada no Laboratório de Informática.

ATIVIDADE 1:   

1º momento:  Para iniciar sua aula, professor/a, convide os/as alunos/as para assistirem ao seguinte vídeo:

Disponível em:

http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/projeto-social-de-bh-usa-a-danca-como-meio-de-inclusao-social/ 

2º Momento: Professor/a explore o vídeo com os/as alunos/as: Vocês já conheciam projetos sociais que utilizam a dança como ferramenta de inclusão social? Na sua percepção, que retorno tais projetos trazem para a população envolvida? Você já participou de Projetos como esse ? Se vocês tivessem oportunidade, participariam de tais projetos?

3º Momento: Após a discussão sobre o vídeo, professor/a, divida a turma em sub-grupos para que acessem os endereços abaixo e façam a leitura dos textos:

1) Aulas de dança de salão promovem inclusão social, disponível em: 

http://www.fomezero.gov.br/noticias/aulas-de-danca-de-salao-promovem-inclusao-social 

2) Projeto promove inclusão por meio da arte e dança, disponível em:

http://aprendiz.uol.com.br/content/clorechesl.mmp  

3) Dança inclusiva: um projeto para a vida, disponível em:

http://deficientealerta.blogspot.com/2010/02/danca-inclusiva-um-projeto-para-vida.html  

4) Projeto Dançarte, disponível em:

http://www.projetodancarte.com.br/ 

4º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que relatem aos/as colegas suas impressões sobre os textos, bem como os sentimentos despertados ao lê-los.

ATIVIDADE 2:   

1º momento: Convide os/as alunos/as a sentarem em círculo, em uma posição confortável, para ouvirem a canção "Beatriz" de autoria de Chico Buarque, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ijslD3bfsbk&feature=related 

2º Momento: Após a audição inicial da música, peça aos/as alunos/as que fechem os olhos e tentem sentir a melodia, o ritmo e a letra da música. Logo após, oriente os/as alunos/as a dançarem pela sala no ritmo e melodia dessa canção, sozinhos ou em duplas, experimentando passos e movimentos. Poderá ainda dar comandos como: dançar sentados, de costas para o par, dançar com um pé só, dentre outros.

Professor/a, o ideal é que os/as alunos/as se concentrem para participar de tal atividade, a fim de cumprir o objetivo de sensibilizá-los para o prazer que a música e a dança são capazes de despertar nas pessoas. Se necessário, coloque a música para tocar repetidamente. Além disso, você poderá escolher outra música ou ainda selecionar um repertório de músicas variadas para que os/as alunos/as experimentem as mudanças de ritmos e melodias.

Professor/a, caso seja possível, é muito interessante que você faça contato com um professor/a de dança de sua cidade para que realize uma oficina de expressão corporal com seus/suas alunos/as, com o intuito de despertar nos/nas mesmos/as o prazer pela dança.

3º Momento: Após essa atividade vivencial, reflita com os/as alunos/as: Qual a sensação que vocês tiveram com essa atividade? Você se sentiu realizado em experimentar movimentos diferentes com seu corpo? Quais foram as facilidades e as dificuldades em dançar sozinho, a partir da condição experimentada em seu corpo? E com o seu par? Por quê? Como vocês acham que se sentem as pessoas com necessidades educacionais especiais quando estão dançando?

Professor/a, é fundamental se refletir sobre as contribuições da dança para elevar a auto-estima das pessoas, fornecer sensação de prazer e bem-estar, além de promover maior integração entre as pessoas.   

ATIVIDADE 3:   

1º momento:   Convide os/as alunos/as para assistirem ao Vídeo do Youtube: Projeto Dançarte , disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=AUJlaXE_fZY&feature=related 

2º Momento: Após a exibição do vídeo, procure fazer uma associação com a atividade vivenciada anteriormente com a canção "Beatriz" de Chico Buarque. Pergunte aos/as alunos/as o que eles/as acharam da dança apresentada no vídeo? Questione se eles/as imaginavam que seria possível montar uma coreografia tão bonita e tão expressiva para ser executada por dançarinos/as com necessidades educacionais especiais. Solicite que os/as alunos/as se imaginem em situação semelhante e que se façam a pergunta: Será que eu conseguiria fazer tal coreografia?

3º Momento: Cada aluno/a deverá sintetizar com uma palavra o sentimento ou emoção que lhe despertaram ao assistir ao vídeo. O professor/a deverá registrar tais palavras na lousa para atividade posterior.

4º momento: Propor aos/as alunos/as que se dividam em duplas para participarem do "Jogo da Arte"

Professor/a oriente os/as alunos/as que cada dupla deverá eleger uma palavra relacionada à palavra ARTE ( que poderão ser retiradas das palavras anteriormente mencionadas), de modo a complementá-la. Proponha a produção de cartazes com imagens de revistas, desenhos, frases, para posterior apresentação. Ex: ARTE EDUCA; ARTE APRENDE; ARTE TRANSFORMA; ARTE INCLUI; ARTE EVOLUI; ARTE MODIFICA; ARTE ENCANTA; ARTE COMUNICA; ARTE VALORIZA; ARTE EXPRESSA, dentre outras.

5º Momento: Apresentar as produções na sala e divulgá-las em mural da escola.

Recursos Complementares

Vídeo: Dançando com a diferença, disponível em:

http://videos.sapo.pt/tdqNtTJLDaRumoZrSbSa 

Vídeo Youtube: Dançando com a diferença, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ePppNZ900l0  

Texto eletrônico: O Projeto "Desenvolvendo a dança no Magistério": uma proposta de atuação na escola, disponível em:

http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/O%20projeto%20desenvolvendo%20a%20danca.pdf 

Vídeo Youtube: Entrevista Casa do Hip Hop Arte Inclusiva - 28º Festival de Dança de Joinville, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=rTmTBXboPH0 

Avaliação

Professor/a por meio da observação durante as aulas, procure identificar se os/as alunos/as reconheceram a dança como instrumento de inclusão e aprenderam a valorizar os dançarinos que apresentam necessidades educacionais especiais. Solicite aos alunos que respondam em duplas e por escrito: Com base nos vídeos assistidos, músicas, vivência e discussões, quais as contribuições da Dança para a qualidade de vida das pessoas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.