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As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verificar a origem do cateretê e do caiapó; realizar as danças cateretê e caiapó.

Duração das atividades
200 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História da formação do povo brasileiro, noções sobre a dança.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de TV, sala de informática, pátio ou quadra.

Materiais: televisão, aparelho de DVD, computadores com internet, papel, caneta, aparelho de som. 

Atividade 1

Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo:

Caboclinhos http://www.youtube.com/watch?v=L9p7zR9nmKs  

Cateretê   http://www.youtube.com/watch?v=w6BBLx9weto  

Caiapó   http://www.youtube.com/watch?v=YpYqjSozr3M  

Acessos em 10/09/10.

Após a apreciação dos vídeos, iniciar um debate com a turma de acordo com as seguintes questões: vocês conhecem essas danças? Vocês imaginam de onde vieram tais danças? Em seguida apresentar um breve histórico das danças observadas:

Caboclinhos: De origem indígena, tem o número de participantes que varia conforme a região. Um grupo de homens e mulheres, com cocares e saias de penas de avestruz e pavão e adereços nos braços, tornozelos e colares, desfilam em duas fileiras fazendo evoluções das mais ricas, simulando estar em guerra. Típica de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil.

fonte: http://www2.uol.com.br/JC/servicos/carnaval99/marcha.htm 

Acesso em 25/10/10.

Cateretê: De origem indígena, é um sapateado executado com bate-pé ao som de palmas e violas. Pode ser dançado só por homens ou só por mulheres. Comum no Nordeste e nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

fonte: http://www.efdeportes.com/efd132/dancar-faz-bem-e-a-catira-tambem.htm 

Acesso em 25/10/10.

Caiapó: É uma dança de influência indígena que aparece em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Desenvolve-se em torno da morte de Curumim - menino índio atacado pelo homem branco. O Pajé, para ressuscitá-lo, põe em ação suas artes mágicas, com baforadas de fumo e exuberante mímica, obtendo sucesso. É um drama em palavras, sem música, apenas com o ritmo para acompanhar os passos. Tem um número total de dez ou doze elementos. Usam roupas imitando índios.

Fonte: http://www.brasilchannel.com.br/brasil/index.asp?area=folclore#Dan%C3%A7as  

Acessos dos textos em 10/09/10.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u107204.shtml 

Acesso em 25/10/10.

Atividade 2

Levar a turma a uma sala de informática com computadores e pedir a eles que pesquisem quais as regiões brasileiras que mais receberam influências indígenas.

Posteriormente, sugerir aos alunos que façam um mapa do Brasil destacando as regiões que mais sofreram influências indígenas, relacionando essas influências com a cultura local (para essa tarefa o professor pode sugerir aos alunos que usem o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil como suporte). Acesso em 10/09/10.

Atividade 3

Dividir a turma em grupos de três pessoas e solicitar a eles que façam uma entrevista entre si com base nas seguintes questões: Você tem algum parente indígena?

Você conhece o Guaraná?

Já brincou de chocalho quando bebê?

Na sua casa tem algum objeto de cerâmica?

Gosta de tomar banho?

Já comeu mandioca?

Em seguida, embasado nas respostas, anotadas, dadas nas entrevistas o professor deve encaminhar um debate com o tema: A influência indígena em nossas vidas.

Atividade 4

Retomar a história do cateretê da atividade 1 e organizar uma vivência do cateretê com a turma. Para esta vivência podem ser utilizados os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.

Música do cateretê: http://www.buscamp3.org/busca/sele%C3%83%C2%A7ao+de+caterete  

Acesso em 10/09/10.

Atividade 5

Retomar a história do caiapó da atividade 1 e organizar uma vivência do caiapó com a turma. Para esta vivência podem ser utilizados os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir à turma que faça um painel reunindo todo o material que foi criado nesta aula, anexando fotos das danças Cateretê e Caiapó.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Michael Oliveira, UERJ , Rio de Janeiro - disse:
    anajearawak@gmail.com

    22/08/2014

    Cinco estrelas

    Olá Fabíola e Agostinho! Parabéns pelo trabalho de vocês. Sou graduando em história e trabalho com a Lei 11.645/08, achei ótima a ideia e pretendo usá-la. Obrigado por lutar para desmistificar as culturas indígenas e ajudar a construir um mundo melhor!


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