Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Festa da Congada: diferentes momentos e espaços.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os diferentes momentos e espaços de preparação e realização da festa da Congada.

- Compreender o processo de preparação da festa da Congada,  que se  inicia meses antes do grande dia das apresentações.

- Conhecer os diferentes rituais da festa.

- Investigar a receptividade da Congada pelas pessoas que não participam ativamente da festa.

Duração das atividades
03 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das manifestações culturais afro-brasileiras bem como entender a Congada como uma manifestação cultural afro-brasileira. É interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula do Portal intitulada"A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial".

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - A Festa da Congada

Apresente, para os alunos, fotos ou vídeos da Festa da Congada realizada em alguma região próxima ao local onde os alunos moram.

A partir destas imagens,  problematize:

- Por que a Festa da Congada acontece?

- Será que toda esta festa (vestimentas, instrumentos musicais, danças, cantos apresentados) é fácil e rápida de ser preparada?

Converse com os alunos, indagando-os sobre como eles imaginam ser a preparação de uma Festa da Congada. Você poderá fazer perguntas tais como: Como são confeccionadas as roupas utilizadas pelos congadeiros? Quantas pessoas fazem parte da organização dos ternos? O que entendemos por quartéis? Quanto tempo dura em média a organização da festa? Como os congadeiros conseguem dinheiro para organizar a festa, confeccionar as roupas?

Deixe que cada aluno exponha suas ideias. O objetivo é verificar o que e o quanto os alunos conhecem sobre a organização da Festa da Congada.

Anote as hipóteses dos alunos e explique que as próximas atividades serão realizadas para descobrir se suas hipóteses estão corretas e completas  e, a partir daí, conhecer todo o processo e trabalho coletivo que garante a realização da Festa da Congada.

Atividade 2 - Conhecendo os diferentes espaços e tempos  da Congada a partir de imagens: da organização da festa ao dia de sua realização

Reproduza fotos e/ou vídeos dos preparativos da festa; dos diferentes espaços em que eles acontecem. 

Peça para que os alunos descrevam o que estão visualizando nas imagens. O objetivo dessa atividade é possibilitar aos alunos a observação e interpretação das imagens  que registram os diferentes espaços e tempos de organização e realização da Festa da Congada.  Depois que os alunos apresentarem suas impressões, sintetize o significado de cada espaço da Congada: sua importância para o preparo e realização da festa, quem dele participa.

Aqui, como exemplo,  selecionamos algumas imagens da Festa da Congada em Uberlândia. O professor pode utilizá-las  ou usar fotos ou vídeos dos preparativos da Congada em regiões próximas ao local onde os alunos moram.

                                  

Acervo de Kárita Gonzaga para o projeto Congadas Desenhantes, Uberlândia, 2008: http://congadasdesenhantes.blogspot.com

Esta foto mostra congadeiros em um dos quartéis dos ternos de Congada na cidade de Uberlândia-MG na festa realizada no ano de 2008.  O quartel é o local onde os congadeiros se reúnem para os ensaios, rezas, onde se armazenam todos os instrumentos, roupas, acessórios e utensílios utilizados durante a festa. Geralmente o quartel é a residência do capitão do terno.

  

Acervo de Kárita Gonzaga para o projeto Congadas Desenhantes, Uberlândia, 2008: http://congadasdesenhantes.blogspot.com/

Esta foto mostra mulheres preparando  o almoço que será oferecido pelos  festeiros a um terno de Congada e seus convidados.. Geralmente as pessoas que colaboram com o momento de preparo e distribuição das refeições são pessoas que estão agradecendo a graça recebida por Nossa Senhora do Rosário ou São Benedito.

Foto: Maria do Carmo - Arte:TS Bovais.

Esta foto registra o ensaio de um dos ternos de Congada, o qual se  inicia em agosto e vai até a semana da festa. Os ensaios ocorrem nas ruas das cidades e nos quartéis. Além dos ensaios dos ternos, meses antes da festa são realizadas as campanhas, onde os ternos vão até a casa dos festeiros ou de pessoas que pedem para Nossa Senhora do Rosário e São Benedito visitarem suas casas. Lá são rezados os terços e arrecadado dinheiro, alimentos, doações das mais diversas que são leiloadas para obter recursos necessários para a compra de materiais que os ternos necessitam para organizar sua participação na Festa da Congada: tecidos para confeccionar as roupas, manutenção dos intrumentos,  entre outros.

Acervo pessoal de Jeremias Brasileiro, retirada por Welton Neves na festa da Congada em Uberlândia-MG no ano de 2008.

A Igreja do Rosário é outro espaço ocupado pelos congadeiros. Em frente a igreja, no dia da Festa,  os ternos se apresentam, dançam e cantam em louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. É neste espaço que a população participa da festa.

Acervo pessoal de Jeremias Brasileiro, retirada por Welton Neves na festa da Congada em Uberlândia-MG no ano de 2008.

Esta foto mostra os ternos em direção à Igreja do Rosário em uma das principais avenidas da cidade de Uberlândia-MG. A procissão dos ternos até a Igreja do Rosário toma ruas, praças, viadutos por toda a cidade.

Acervo pessoal de Jeremias Brasileiro, retirada por Welton Neves na festa da Congada em Uberlândia-MG no ano de 2008.

Esta foto mostra a diversidade de pessoas que participam da Festa da Congada. Muitas destas pessoas compartilham da fé, da devoção em Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Há também pessoas que participam da festa por achá-la  bonita e colorida ou  por se identificarem com a música, e com a dança.

Atenção, professor! O importante nesta atividade é fazer o aluno perceber que a Festa da Congada não ocorre apenas no dia da apresentação dos ternos nas proximidades da Igreja, mas que a preparação para a festa ocorre meses antes  e ocupa diversos espaços, tais como as ruas para o ensaio dos ternos, as casas para a reza do terço e para os leilões, os quartéis que são os locais onde se guardam os instrumentos e que geralmente se localizam nas casas dos capitães.

Atidade 3 - Sintetizando as descobertas sobre o processo de organização da Festa da Congada

Depois de realizar a atividade 2, peça para os alunos relerem as hipóteses que levantarem na atividade 1, analisarem o que podem acrescentar às suas idéias iniciais e responderem ao problema central da aula:

Será que toda esta festa (roupas usadas, danças, cantos apresentados) é fácil e rápida de ser preparada?

Esta resposta pode ser elaborada através da escrita de um texto individual, em dupla ou coletivo que aborde as seguintes questões:

- Quanto tempo a festa da Congada demora para ser organizada?

- Quem participa da sua organização?

- O que é necessário fazer para organizar a Festa da Congada?

- O que você acha que as pessoas aprendem ao participar da organização de uma festa como esta?

- Você gostaria de participar da organização de uma festa como esta? Por quê?  

Esta atividade pode ser realizada junto ao professor de Português que contribuirá na distribuição das idéias pelo texto de forma coerente e coesa, na correção ortográfica e gramatical.

Atividade 4 - Representando a Congada através de desenhos.

Esta atividade deve ser individual e livre dentro do tema da Congada. O seu objetivo é registrar a visão que o aluno tem da Festa da Congada.

Para isto, instrua o aluno a fazer um desenho representando um momento da Festa da Congada ou de sua organização que ele achou mais interessante.

Esta atividade pode ser realizada junto ao professor de Artes que contribuirá para que os alunos façam desenhos de acordo com técnicas que o tornem melhor elaborado.

Recursos Complementares

Professor, você pode enriquecer a atividade 2 apresentando  para os alunos o vídeo: "Congada de Ilhabela 2008", parte 1 e 2.

Este  documentário, produzido pela TV ILHA, faz um importante registro da tradicional Congada realizada em Ilhabela, SP. Através da música, dança, poesia, teatro e fé, a Congada de Ilhabela demonstra todo seu louvor a Santo Benedito e  apresenta os diferentes participantes e  momentos da Festa da Congada na cidade de Ilhabela, SP.  Ele é composto de duas partes. A primeira parte http://www.youtube.com/watch?v+LQhy3A30TKs tem 7:45 minutos e a segunda http://www.youtube.com/watch?v=9sB_FXhicp4 tem 9:21 minutos.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual e coletivamente em cada uma das atividades sugeridas no item "Estratégias e Recursos". Nesta avaliação, deve-se dignosticar se os alunos conseguem distinguir os diferentes momentos e espaços que os grupos de Congada utilizam para a manifestação desta festa religiosa, quais as consequências desta movimentação para cidade, se existe alguma transformação ma vida, no cotidiano das pessoas que não participam ativamente da festa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.