25/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Identificar algumas danças de origem européia que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos europeus; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verificar a origem do reisado e da quadrilha; realizar o reisado e a quadrilha.
Noções sobre a dança, história da formação do povo brasileiro.
Espaço: sala de TV, sala de informática, pátio ou quadra.
Materiais: televisão, aparelho de DVD, computadores com internet, papel, caneta, aparelho de som.
Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo:
Reisado: http://www.youtube.com/watch?v=QkkpMfr31JA
Quadrilha: http://www.youtube.com/watch?v=P7sAZApRuB8&feature=related
Dança do pau-de-fitas: http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
Acessos em 15/09/10.
Após a apreciação dos vídeos, iniciar um debate com a turma de acordo com as seguintes questões: vocês conhecem essas danças? Vocês imaginam de onde vieram tais danças? Em seguida apresentar um breve histórico das danças observadas, utilizando as imagens como suporte:
Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. O Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis. É de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano. Os temas de seu enredo variam de acordo com o local e a época em que são encenados. Podem ser: amor, guerra, religião, dentre outros. O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, o contramestre, as figuras e oa moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reisado (Acesso em 15/09/10).
fonte: http://www.museusemiarido.org.br/web/noticia/exibe/noticia/11
Acesso em 25/10/10.
Quadrilha: Os estudos mostram que a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, passando a estar presente em todas as festividades da nobreza. A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa. Rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo, animado e festeiro. É importante lembrar que a quadrilha é uma dança característica dos caipiras, pessoas que moram na roça e têm costumes muito pitorescos. Fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/quadrilha.htm (Acesso em 15/09/10).
fonte: http://luciajardimdasletras.blogspot.com/2010/06/festas-juninas-quadrilha.html
Acesso em 25/10/10.
A dança do pau de fitas é uma tradição milenar, originária do meio rural que aparece em alguns países latino-americanos e regiões da Europa. No Brasil, esta dança é encontrada em vários estados, fazendo parte do repertório de grupos folclóricos de várias etnias. Em homenagem aos primeiros habitantes desta terra, dançam e cantam: T’XAI OKE, cujo significado é: “Somos amigos, vamos abrir nossos corações e trabalhar juntos”. Essa vivência indígena inclui canto e dança. Em seguida, MAYPOLES, uma das mais belas tradições de Beltane – um festival Celta, que significa “fogo luminoso” ou “fogo sagrado”. A Escócia, país de influência da cultura gaélica, traz em suas músicas ritmos alegres e não precisa ter descendência escocesa para se contagiar. As gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa; são impregnadas do verdadeiro sabor campesino e em todas elas está presente o espírito da fidalguia e do respeito pelas mulheres. Fonte: http://nossosmuitossaberes.blogspot.com/2010/05/festa-junina-pau-de-fitas.html. (Acesso em 15/09/10).
fonte: http://dompaioglobal.blogspot.com/2009/04/danca-do-pau-de-fitas-ou-danca-das.html
Acesso em 25/10/10.
Levar a turma a uma sala de informática com computadores e pedir a eles que pesquisem quais as regiões brasileiras que mais receberam influências européias.
Posteriormente, sugerir aos alunos que façam um mapa do Brasil destacando as regiões que mais sofreram influências européias, relacionando essas influências com a cultura local (para essa tarefa o professor pode sugerir aos alunos que usem o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil como suporte).
Dividir a turma em grupos de três pessoas e solicitar a eles que façam uma entrevista entre si com base nas seguintes questões:
Você tem algum parente europeu?
Você conhece o bumba-meu-boi?
Ouviu falar ou conhece a lenda do lobisomem?
Gosta de carnaval?
Já comeu bacalhoada?
Em seguida, embasado nas respostas, anotadas, dadas nas entrevistas o professor deve encaminhar um debate com o tema: A influência européia em nossas vidas.
Retomar a história do reisado da atividade 1 e organizar uma vivência dele com a turma. Para tanto, pode-se utilizar os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.
Música do reisado em: http://www.topmusicas.net/carroca-de-mamulengos/reisado.htm
Acesso em 15/09/10.
Retomar a história da quadrilha da atividade 1 e organizar uma vivência dela com a turma. Para tanto, pode-se utilizar os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.
Música de quadrilha em http://letras.terra.com.br/quadrilha/
Acesso em 15/09/10.
Sites para a pesquisa da atividade 2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_do_Brasil
Acessos em 15/09/10.
Organizar na escola um festival da cultura européia no Brasil, utilizando o que foi produzido durante a aula. Dividir os alunos em 4 grupos e determinar a eles as seguintes tarefas:
- um grupo será responsável pela exposição dos mapas da atividade 2, explicando as influências européias nas regiões em destaque;
- um grupo realizará a entrevista da atividade 3 com as pessoas que estão participando do festival;
- um grupo organizará uma oficina de reisado;
- um grupo organizará uma oficina de quadrilha.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/05/2015
Cinco estrelasObrigado pelas dicas! Tudo bem explicado.
03/09/2013
Cinco estrelasa aula foi muito boa aprendi muito com ela valeu!
04/02/2011
Cinco estrelasAdorei sua sugestão. Parabéns.