Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem européia, os reisados e as quadrilhas.

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar algumas danças de origem européia que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos europeus; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia-a-dia; verificar a origem do reisado e da quadrilha; realizar o reisado e a quadrilha.

Duração das atividades
200 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre a dança, história da formação do povo brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de TV, sala de informática, pátio ou quadra.

Materiais: televisão, aparelho de DVD, computadores com internet, papel, caneta, aparelho de som.

Atividade 1

Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo:

Reisado: http://www.youtube.com/watch?v=QkkpMfr31JA  

Quadrilha: http://www.youtube.com/watch?v=P7sAZApRuB8&feature=related  

Dança do pau-de-fitas: http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related  

Acessos em 15/09/10.

Após a apreciação dos vídeos, iniciar um debate com a turma de acordo com as seguintes questões: vocês conhecem essas danças? Vocês imaginam de onde vieram tais danças? Em seguida apresentar um breve histórico das danças observadas, utilizando as imagens como suporte:

Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. O Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis. É de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano. Os temas de seu enredo variam de acordo com o local e a época em que são encenados. Podem ser: amor, guerra, religião, dentre outros. O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, o contramestre, as figuras e oa moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reisado  (Acesso em 15/09/10).

fonte: http://www.museusemiarido.org.br/web/noticia/exibe/noticia/11 

Acesso em 25/10/10.

Quadrilha: Os estudos mostram que a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, passando a  estar presente em todas as festividades da nobreza. A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa. Rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo, animado e festeiro. É importante lembrar que a quadrilha é uma dança característica dos caipiras, pessoas que moram na roça e têm costumes muito pitorescos. Fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/quadrilha.htm  (Acesso em 15/09/10).

fonte: http://luciajardimdasletras.blogspot.com/2010/06/festas-juninas-quadrilha.html 

Acesso em 25/10/10.

A dança do pau de fitas é uma tradição milenar, originária do meio rural que aparece em alguns países latino-americanos e regiões da Europa. No Brasil, esta dança é encontrada em vários estados, fazendo parte do repertório de grupos folclóricos de várias etnias. Em homenagem aos primeiros habitantes desta terra, dançam e cantam: T’XAI OKE, cujo significado é: “Somos amigos, vamos abrir nossos corações e trabalhar juntos”. Essa vivência indígena inclui canto e dança. Em seguida, MAYPOLES, uma das mais belas tradições de Beltane – um festival Celta, que significa “fogo luminoso” ou “fogo sagrado”. A Escócia, país de influência da cultura gaélica, traz em suas músicas ritmos alegres e não precisa ter descendência escocesa para se contagiar. As gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa; são impregnadas do verdadeiro sabor campesino e em todas elas está presente o espírito da fidalguia e do respeito pelas mulheres. Fonte: http://nossosmuitossaberes.blogspot.com/2010/05/festa-junina-pau-de-fitas.html. (Acesso em 15/09/10).

fonte: http://dompaioglobal.blogspot.com/2009/04/danca-do-pau-de-fitas-ou-danca-das.html 

Acesso em 25/10/10.

Atividade 2

Levar a turma a uma sala de informática com computadores e pedir a eles que pesquisem quais as regiões brasileiras que mais receberam influências européias. 

Posteriormente, sugerir aos alunos que façam um mapa do Brasil destacando as regiões que mais sofreram influências européias, relacionando essas influências com a cultura local (para essa tarefa o professor pode sugerir aos alunos que usem o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil como suporte).  

Atividade 3

Dividir a turma em grupos de três pessoas e solicitar a eles que façam uma entrevista entre si com base nas seguintes questões:

Você tem algum parente europeu?

Você conhece o bumba-meu-boi?

Ouviu falar ou conhece a lenda do lobisomem?

Gosta de carnaval?

Já comeu bacalhoada?

Em seguida, embasado nas respostas, anotadas, dadas nas entrevistas o professor deve encaminhar um debate com o tema: A influência européia em nossas vidas.

Atividade 4

Retomar a história do reisado da atividade 1 e organizar uma vivência dele com a turma. Para tanto, pode-se utilizar os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.

Música do reisado em: http://www.topmusicas.net/carroca-de-mamulengos/reisado.htm  

Acesso em 15/09/10.

Atividade 5

Retomar a história da quadrilha da atividade 1 e organizar uma vivência dela com a turma. Para tanto, pode-se utilizar os passos demonstrados no vídeo da atividade 1.

Música de quadrilha em http://letras.terra.com.br/quadrilha/  

Acesso em 15/09/10.

Recursos Complementares
Avaliação

Organizar na escola um festival da cultura européia no Brasil, utilizando o que foi produzido durante a aula. Dividir os alunos em 4 grupos e determinar a eles as seguintes tarefas:

- um grupo será responsável pela exposição dos mapas da atividade 2, explicando as influências européias nas regiões em destaque;

- um grupo realizará a entrevista da atividade 3 com as pessoas que estão participando do festival;

- um grupo organizará uma oficina de reisado;

- um grupo organizará uma oficina de quadrilha.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.