Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes na Melhor Idade!

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer alguns dados do Estatuto do Idoso.

- Identificar a importância da atividade física para o idoso.

- Analisar a influência benéfica da prática esportiva na Terceira Idade.

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico em: fisiologia e anatomia humana, fundamentos pré-desportivos de voleibol e na elaboração de portfólio.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para iniciar essa aula seria interessante introduzir o tema através de uma contextualização, utilizando principalmente dados do Estatuto do Idoso, e finalizando o texto pertencente ao artigo "Prescrição de exercícios e benefícios da atividade física na terceira idade", pois ambos trazem informações sobre os assuntos que serão abordados, convidando os alunos à reflexão.

Após esse primeiro passo a sugestão é realizar um trabalho de pesquisa no laboratório de informática ou na biblioteca, através de um Roteiro de Pesquisa. Essa pesquisa será apresentada no formato de um portfólio, onde os alunos registrarão todas as atividades e suas considerações solicitadas no decorrer da aula.

De acordo com o Estatuto do Idoso, os brasileiros com mais de 60 anos representam 8,6% da população. Esta proporção chegará a 14% em 2025 (32 milhões de idosos).

Pelas estatísticas podemos observar que o Brasil esta deixando de ser um país de "jovens" para se tornar o sexto país do mundo em número de idosos, segundo dados na Organização Mundial da Saúde (OMS). Junto com esse crescimento da população idosa, devem ou pelo menos deveriam crescer junto, políticas públicas que promovam a saúde, que contribuam para a manutenção da autonomia e valorizem as redes de suporte social.

Um grande passo já foi dado para esse acompanhar esse crescimento, que foi a criação do Estatuto do Idoso. Mas específico com o tema dessa aula, vamos ler o artigo do Estatuto que diz respeito ao esporte na melhor idade:

Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade. Como podemos ler no artigo, é de extrema importância a valorização do esporte e lazer para o idoso.

- Mas qual é a importância das atividades físicas, recreativas e de lazer para a qualidade de vida na terceira idade?

Atividade 1

Para responder a questão acima é necessário entender algumas mudanças fisiológicas, decorrentes do processo de envelhecimento, para isso o professor pode sugerir alguns temas para serem pesquisados (laboratório de informática ou na biblioteca) pelos alunos.

Através dessa pesquisa os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, dando subsídios para uma análise mais crítica e com mais propriedade. Essa pesquisa deverá ser registrada no formato de um "Portfólio", manuscrito ou impresso.

Para a elaboração do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 a 4 componentes.

Roteiro para Pesquisa:

- Cite quais mudanças fisiológicas podem ocorrer no processo de envelhecimento.

- Cite alguns benefícios dos exercícios físicos para idosos.

- Que cuidados/recomendações são importantes para a realização exercícios físicos. 

Definição de portfólio:

O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

Constituição de um portfólio:

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010). 

Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:

Disponível em: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acessado em 14/11/2010). 

Exemplo de um Portfólio:

Disponível em: espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Portfolio (acessado em 14/11/2010).   

Sugestão de sites para pesquisa:  

Revista da UFG - Artigo: Vida ativa na melhor idade (processo de envelhecimento e suas mudanças fisiológicas) www.proec.ufg.br/revista_ufg/idoso/vida.html (acessado em 20/11/2010).    

Copa Cabana Runners (Benefícios dos exercícios físicos para idosos):

www.copacabanarunners.net/exercicios-idosos.html (acessado em 20/11/2010).    

Boa Saúde Uol (Atividade física em idosos): 

boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=1774#Atividade física em idosos (acessado em 20/11/2010).    

Cuidamos.com (15 cuidados que os idosos devem ter na prática de exercício físico):

cuidamos.com/artigos/15-cuidados-que-idosos-devem-ter-pratica-exercicio-fisico (acessado em 20/11/2010).     

  

Atividade 2

Professor, neste momento você pode utilizar dois vídeos para que os alunos possam compreender um pouco mais sobre os benefícios da atividade física e dos esportes para os idosos.

Sugestão: antes dos alunos visualizarem os vídeos, o professor pode disponibilizar um roteiro com perguntas pertinentes aos temas propostos, assim durante a apresentação os alunos registram suas considerações.

Obs: quando os alunos apresentarem suas considerações ou mesmo durante a pesquisa, o professor como mediador, pode intervir quando julgar necessário. Questionando, argumentando, ou seja, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Texto de apoio: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.

Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).   

Roteiro para os vídeos:

- Qual influência do sedentarismo na qualidade de vida do idoso?

- Quais são as três capacidades físicas devem ser trabalhadas com atividade física e por que?

- A atividade física traz muitos benefícios para o idoso, quais são eles?    

- Quais são as vantagens e benefícios do esporte para a qualidade de vida?

1- Vídeo: Esporte na Terceira Idade 

Descrição: esse vídeo apresenta informações sobre os benefícios dos exercícios físicos para promoção de saúde e qualidade de vida da população idosa. 

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16616 (acessado em 02/07/2010). 

2 - Vídeo: O Esporte ao longo da vida 

Descrição: conscientiza sobre as vantagens e benefícios do esporte para a qualidade de vida. Entrevista a ginasta Luiza Parente para falar sobre os estímulos que recebeu para praticar a ginástica olímpica. Fala sobre a importância da prática do esporte por todos os níveis etários. Apresenta a atividade de caminhada que é desenvolvida pelos alunos para integrar a família à escola

O esporte ao longo da vida [Esporte na escola] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18464 (acessado em 02/07/2010). 

Obs: todas as perguntas com suas respectivas respostas e considerações devem ser registradas no portfólio.

 

Atividade 3

Essa atividade pode ser realizada na quadra ou no pátio, com a intenção de propiciar aos alunos à vivência de um esporte desenvolvido para pessoas idosas. Os alunos serão convidados a jogar o voleibol de forma diferente, sem as regras tradicionais do esporte, mas sim com as regras adaptadas.

Sugestão para a atividade:

- Os alunos deverão criar novas regras visando facilitar o jogo para pessoas idosas.

- Citar quais cuidados as pessoas idosas devem ter na prática esportiva.

- Registrar todas as suas considerações sobre essa atividade no portfólio.

Voleibol para terceira idade

Imagem disponível em: www.noticiadamanha.com.br/capa/lenoticia.asp?ID=49765 (acessado em 05/12/2010). 

Sugestões para jogar esse voleibol adaptado na escola:

- Realizar pequenas adaptações como, diminuir o peso da bola introduzindo bolas de borracha grandes e depois pequenas, balões, dois ou mais balões ao mesmo tempo.

- Abaixar a rede de voleibol.

- Tocar a bola no chão ao receber, antes de dar o primeiro toque.

- Pode-se dar quatro, cinco toques ao invés de três pelo mesmo time.

- Pode-se tocar no chão antes de repassar para o outro jogador do mesmo time.

- Realizar o saque antes da linha de ataque.

O que vale é a motivação de aprender o novo esporte e a socialização da turma. Com o tempo essas adaptações vão tomando lugar as regras normais do voleibol, assim que os praticantes forem melhorando suas qualidades físicas, que podem ser sugeridas pelo professor e também pelos alunos.

A sugestão para finalizarmos a aula é formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados.

Os grupos deverão apresentar seus Portfólios de forma expositiva, socializando com o os outros alunos e professor suas considerações.

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O esporte ao longo da vida [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Benefícios do voleibol para terceira idade - disponível em: http://longevidade-eventos.blogspot.com/2010/01/idosos-participam-do-torneio-de-volei.html (acessado em 02/07/2010). 

Idoso no Brasil - disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/exposicoes/idoso/idosob.html (acessado em 02/07/2010).   

Estatauto do Idoso - disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2003/L10.741.htm (acessado em 02/07/2010).  

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).

- Realizou as pesquisas solicitadas.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wanderley da mota fernandes, faculdade de ciências e tecnologia de unai , Minas Gerais - disse:
    wanderleyedfisica@gmail.com

    01/11/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito da atividade adaptada que e o voleibol, os praticante da terceira idade vai te uma melhora no seu desenvolvimento moto,e nós seu reflexos,e vai ter muito beneficio a saúde de cada pessoa da terceira idade que pratica, essas atividade implantada.


  • Lucianna Ribeiro de Lima, ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA / UFU , Minas Gerais - disse:
    luciannadelima@yahoo.com.br

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente proposta! Trata-se de um tema de grande relevância abordado de forma criativa, dinâmica e didática! Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.