Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos sonoros

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis.

- Desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos.

- Aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Galinha choca de lata

Duração: 25 minutos

Material: copo de iogurte, prego, linha de papagaio e palito de picolé

Local: pátio ou quadra             

Para dar início às atividades sobre Brinquedos sonoros o(a) professor(a) poderá propor a construção da galinha choca de lata (Figura 1). Este brinquedo, de fácil construção, pode ser feito pelas próprias crianças, desde que a lata seja substituída por um copinho de iogurte (1). Para iniciar é necessário fazer um pequeno furo com um prego no fundo do copinho de iogurte (2). Em seguida, passa-se um pedaço de linha de papagaio dentro do buraco e amarrando-a em um pedaço de palito de picolé (3). Por fim, molham-se as mãos para puxar a cordinha do instrumento e fazer o som de galinha choca (4). Esse brinquedo sonoro além possibilitar inúmeras brincadeiras com seu som de galinha, também lembra o timbre da cuíca (acessado em 14/09/2010), um instrumento bastante utilizado em rodas de samba. 

Atividade 2 – Tamborzinho de caixinha

Duração: 25 minutos

Material: caixa e palito de fósforo e linha de papagaio

Local: quadra ou pátio             

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá construir com as crianças outro instrumento muito simples; o tamborzinho de caixinha (Figura 2). Para confeccioná-lo pega-se um palito e uma caixa de fósforos vazia (1). Amassa-se a caixa na parte superior e amarra-se uma linha em seu entorno dando pelo menos duas voltas na caixa (2). Em seguida, enfia-se o palito entre as linhas empurrando-o e virando-o várias vezes até ficar com a linha bem torcida (3). Para fazer o som basta apertar a cabeça do palito e soltar (4). Esse brinquedo sonoro faz um som semelhante a um instrumento de percussão africano chamado kalimba (acessado em 14/09/2010). 

Atividade 3 – Corneta de lata

Duração: 25 minutos

Material: pente de cabelo, fita crepe, papel de seda, lata, martelo e chave de fenda

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar a construção dos brinquedos sonoros o(a) professor(a) poderá confeccionar, com a ajuda das crianças, a corneta de lata (Figura 3). Para isso serão necessários uma lata de alumínio, um pente de cabelo, um pedaço de papel de seda e uma tira de fita crepe (1). Faz-se um furo de 2 cm no fundo da lata com o martelo e a chave de fenda (2) e coloca-se o pente por cima afixado pela fita crepe. Em seguida, prende-se o pedaço de papel de seda apenas por um dos lados (4). Para tocar a corneta basta cantar fino: “tu, tu, tu”, encostando levemente os lábios no papel (5). Não é necessário assoprar para que o som saia, apenas cantarolar.

Atividade 4 – Montando a bandinha

Duração: 25 minutos

Material: brinquedos sonoros

Local: quadra ou pátio             

Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá juntar os 3 brinquedos sonoros e ensaiar com as crianças algumas cantigas de roda no ritmo de seus “instrumentos”. Quando a turma estiver bem afinada poderá se apresentar para o coletivo da escola.   

Sugestões de cantigas: 

- Ciranda cirandinha (acessado em 14/09/2010)  

- Borboletinha (acessado em 14/09/2010)  

- Cai, cai, balão (acessado em 14/09/2010)  

- Samba lelê (acessado em 14/09/2010) 

Recursos Complementares

Outros brinquedos relacionados a esse tema podem ser encontrados no livro Barangadão Arco-Íris do autor Adelsin.   

Referência bibliográfica:

MURTA FILHO, Adelson. Barangadão Arco-íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. São Paulo: Editora Peirópolis, 2008. 96p.

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá pedir a cada criança para tocar os instrumentos construídos por elas. Nesse momento, o(a) professor(a), juntamente com as outras crianças, avaliarão cada instrumento construído levando em consideração seu funcionamento e os possíveis problemas ocorridos durante a construção do mesmo. Esse momento servirá para que a turma faça uma avaliação conjunta de suas produções e ajude a cada criança a entender melhor o processo de construção dos brinquedos. Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças que levem alguns exemplares dos brinquedos construídos para casa e façam uma apresentação das cantigas ensaiadas para os pais. Os pais, por sua vez, deverão escrever para o(a) professor(a) um breve comentário sobre os brinquedos sonoros construídos pelos seus filhos(as) e suas impressões sobre o tema desta aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.