13/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis.
- Desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos.
- Aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Galinha choca de lata
Duração: 25 minutos
Material: copo de iogurte, prego, linha de papagaio e palito de picolé
Local: pátio ou quadra
Para dar início às atividades sobre Brinquedos sonoros o(a) professor(a) poderá propor a construção da galinha choca de lata (Figura 1). Este brinquedo, de fácil construção, pode ser feito pelas próprias crianças, desde que a lata seja substituída por um copinho de iogurte (1). Para iniciar é necessário fazer um pequeno furo com um prego no fundo do copinho de iogurte (2). Em seguida, passa-se um pedaço de linha de papagaio dentro do buraco e amarrando-a em um pedaço de palito de picolé (3). Por fim, molham-se as mãos para puxar a cordinha do instrumento e fazer o som de galinha choca (4). Esse brinquedo sonoro além possibilitar inúmeras brincadeiras com seu som de galinha, também lembra o timbre da cuíca (acessado em 14/09/2010), um instrumento bastante utilizado em rodas de samba.
Atividade 2 – Tamborzinho de caixinha
Duração: 25 minutos
Material: caixa e palito de fósforo e linha de papagaio
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá construir com as crianças outro instrumento muito simples; o tamborzinho de caixinha (Figura 2). Para confeccioná-lo pega-se um palito e uma caixa de fósforos vazia (1). Amassa-se a caixa na parte superior e amarra-se uma linha em seu entorno dando pelo menos duas voltas na caixa (2). Em seguida, enfia-se o palito entre as linhas empurrando-o e virando-o várias vezes até ficar com a linha bem torcida (3). Para fazer o som basta apertar a cabeça do palito e soltar (4). Esse brinquedo sonoro faz um som semelhante a um instrumento de percussão africano chamado kalimba (acessado em 14/09/2010).
Atividade 3 – Corneta de lata
Duração: 25 minutos
Material: pente de cabelo, fita crepe, papel de seda, lata, martelo e chave de fenda
Local: quadra ou pátio
Para finalizar a construção dos brinquedos sonoros o(a) professor(a) poderá confeccionar, com a ajuda das crianças, a corneta de lata (Figura 3). Para isso serão necessários uma lata de alumínio, um pente de cabelo, um pedaço de papel de seda e uma tira de fita crepe (1). Faz-se um furo de 2 cm no fundo da lata com o martelo e a chave de fenda (2) e coloca-se o pente por cima afixado pela fita crepe. Em seguida, prende-se o pedaço de papel de seda apenas por um dos lados (4). Para tocar a corneta basta cantar fino: “tu, tu, tu”, encostando levemente os lábios no papel (5). Não é necessário assoprar para que o som saia, apenas cantarolar.
Atividade 4 – Montando a bandinha
Duração: 25 minutos
Material: brinquedos sonoros
Local: quadra ou pátio
Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá juntar os 3 brinquedos sonoros e ensaiar com as crianças algumas cantigas de roda no ritmo de seus “instrumentos”. Quando a turma estiver bem afinada poderá se apresentar para o coletivo da escola.
Sugestões de cantigas:
- Ciranda cirandinha (acessado em 14/09/2010)
- Borboletinha (acessado em 14/09/2010)
- Cai, cai, balão (acessado em 14/09/2010)
- Samba lelê (acessado em 14/09/2010)
Outros brinquedos relacionados a esse tema podem ser encontrados no livro Barangadão Arco-Íris do autor Adelsin.
Referência bibliográfica:
MURTA FILHO, Adelson. Barangadão Arco-íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. São Paulo: Editora Peirópolis, 2008. 96p.
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá pedir a cada criança para tocar os instrumentos construídos por elas. Nesse momento, o(a) professor(a), juntamente com as outras crianças, avaliarão cada instrumento construído levando em consideração seu funcionamento e os possíveis problemas ocorridos durante a construção do mesmo. Esse momento servirá para que a turma faça uma avaliação conjunta de suas produções e ajude a cada criança a entender melhor o processo de construção dos brinquedos. Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças que levem alguns exemplares dos brinquedos construídos para casa e façam uma apresentação das cantigas ensaiadas para os pais. Os pais, por sua vez, deverão escrever para o(a) professor(a) um breve comentário sobre os brinquedos sonoros construídos pelos seus filhos(as) e suas impressões sobre o tema desta aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/02/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula e vou fazer os instrumentos com meus alunos da educação infantil.
21/03/2012
Quatro estrelasEste trabalho me orientou muito !