18/11/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Esta aula fará mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando o Universo.
O professor deve começar a aula perguntando as crianças se elas sabem o que significa mitologia. Ouvir suas versões e perguntar se conhecem algum mito. O professor deve pesquisar e levar para sala alguns mitos para, mesmo as crianças contando os mitos que conhecem, o professor ler outros para elas.
Alguns mitos:
Mitos do Minotauro, Medusa, Pandora, Poseidon e muitos outros. Disponível em:
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
O professor deve propor a pesquisa de mitos na internet e que cada criança escolha um para apresentar ao grande grupo. Numa roda de discussão, as crianças lêem o mito que escolheu. Ao final, o grupo terá acesso a um grande número de mitos, já que cada criança apresentará o seu. http://vanessatuleski.com.br/v2/aprenda-sobre-astrologia/mitologia-dez-planetas/o-mito-de-poseidon-ou-netuno/
Num outro momento o professor deve levar para sala, mitos gregos e romanos que expliquem o surgimento do universo. Ao terminar, o professor deve dividir o grupo em duas equipes, uma delas vai representar o mito grego e o outro, o romano. Cada equipe escolherá a forma como quer apresentar, podendo ser por meio de dramatização, representação plástica, uma paródia etc. Depois o grupo expõe todo o material produzido.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://www.bepeli.com.br/g/mitologia_romana.html
O professor deve sugerir ao grupo, a montagem e apresentação de uma peça teatral em que possam dialogar as duas versões mitológicas da origem do universo (grega e romona). O grupo construirá o texto, definirá o papel dos atores, o figurino e todos os elementos necessários à apresentação. O professor deve propor que o grupo faça uma primeira apresentação apenas para a turma da sala de aula. Terminada a presentação, o grupo avalia as possíveis falhas, decide os ajustes que precisam ser feitos etc. Depois organiza uma apresentação para as outras turmas e os pais.
Fotos das crianças com figurino para apresentação da peça. Fonte: Arquivos da autora
Indicação de leitura para o professor sobre jogos dramáticos e improvisação teatral para crianças.
Disponível em:
http://jogodramatico.blogspot.com/2007/12/livros-improvisao-para-o-teatro-de.html
O professor deve avaliar se as crianças conseguem compreender o que significa mitologia, se conseguem narrar e compartilhar mitos, se demonstraram interesse pelos mitos (grego e romano) que explicam o surgimento do universo, bem como o desempenho durante a produção e apresentação da peça de teatro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!