Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As sombras: desvendando seus contornos

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá observar e conhecer a sombra de cada colega da turma, descobrir a localização da sombra dos alunos da turma devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos alunos em diferentes posições, desenvolver a percepção visual, descobrir os objetos pela sombra deles, estimular a imaginação, ampliar o vocabulário, dramatizar por meio de sombras uma história escrita pela própria turma, desenvolver o imaginário infantil, bem como estimular a expressão corporal e a linguagem oral.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que possibilitem o diálogo e a troca de experiência para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A partir do trabalho com as sombras o professor possibilita ao aluno situações de expressar sua criatividade e a expressão corporal pelo teatro de sombras. Professor, inicie a aula com a turma organizada em duplas. Explique para a turma que hoje a atividade será realizada no pátio da escola. Cada dupla deverá receber um giz branco de lousa. O desafio é observar a sombra do colega e fazer o contorno da mesma utilizando o giz. Depois de todos realizarem a atividade os alunos deverão observar as sombras dos colegas. Auxilie os alunos na observação da posição da sombra em relação à luz do sol. Para isso, procure ir ao pátio com a turma em um horário diferente do anterior para perceber a diferença da posição da sombra.  

Foto 1 e 2- Atividade Contornando Sombras. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano  do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Fonte: Acervo da autora   

Para complementar a atividade, as crianças poderão brincar de fazer uma pose para que o colega faça o seu contorno. A atividade poderá ser realizada em um parque de areia onde os alunos possam fazer o contorno da sombra do colega na própria areia. Aproveite esse momento para tirar fotos para que as crianças possam ver a sua própria pose e sombra registradas.   

Foto 3- Atividade Contornando Sombras na Areia. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano  do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Fonte: Acervo da autora

Agora, leve a turma para um local totalmente escuro, para que possam observar a ausência da formação de sombra. Em sala de aula, possibilite um momento de diálogo sobre a importância da luz para a formação da sombra. Faça o registro das atividades entregando uma folha de papel em branco para cada aluno. Solicite que os alunos dobrem a folha ao meio e façam em uma parte da folha a representação da sombra a partir do lado que escolher para representar a luz e do outro lado que registrem um ambiente escuro sem a presença da sombra. As atividades poderão ser expostas no painel da sala de aula para socialização das descobertas.   

Atividade: Desenhando nossa sombra. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano  do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Fonte: Acervo da autora

Atividade 2 

Em sala de aula, com a turma organizada em uma roda, propicie um momento em que cada aluno deverá imitar alguma coisa utilizando as mãos e os colegas deverão descobrir o que é. Leve a turma ao Laboratório de Informática com o objetivo de realizar alguns jogos que possibilitam o trabalho com percepção visual de sombras de diferentes objetos. Para isso, acessem os sítios sugeridos abaixo:   

Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1146   

Fonte: http://www.monica.com.br/diversao/games/sombras/sombras.htm    

Após esse momento de realização da atividade, providencie uma lanterna e um pano ou lençol branco. Procure estender o pano com a utilização de um barbante de forma que a turma fique posicionada de frente para a tela esticada. Apague a luz da sala de aula e acenda uma lanterna. Selecione alguns objetos para que os alunos possam descobrir os seus nomes a partir da projeção de sua sombra na tela.   

Foto 4 e 5- Atividade Sombras dos Objetos: Descubra o que é?. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano  do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Fonte: Acervo da autora

O registro dessa atividade poderá ser feito com a escrita das palavras adivinhadas pelos alunos. Para isso, utilize o caderno de Português da turma, veja o exemplo:   

Fique de olho! Hoje realizamos uma atividade muito interessante! Descobrimos os objetos a partir de suas sombras. Agora, escreva os nomes dos objetos que você observou. Depois faça uma bela ilustração de cada objeto.   

Aproveite o momento para trabalhar com as hipóteses de escrita das crianças, confrontando com a escrita convencional.

Atividade 3

Professor, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e assistam ao vídeo sugerido abaixo.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ClSG4OlAJZA&feature=related    

Converse com os alunos sobre o que observaram a partir das sombras. Explique para a turma que o teatro de sombras é uma arte muito antiga e para descobrir mais sobre ela, farão a leitura do texto online sugerido a seguir:

Fonte: http://www.efdeportes.com/efd50/teatro.htm    

Agora, em sala de aula, organize um teatro de sombras com os alunos. Para isso, divida a sala de aula em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha um tema para que cada grupo faça um teatro que será apresentado a partir de suas sombras. Os temas poderão ser: animais, corpo humano, jardim, meios de transporte ou outros. Após um tempo de aproximadamente vinte minutos, organize o espaço da sala de aula para iniciar as apresentações. Prepare um lençol branco pendurado com um barbante formando uma tela esticada. Depois, apague a luz e acenda uma lanterna ou mesmo utilize um retro projetor para iluminar os alunos no momento do teatro. Esse momento poderá ser filmado e assistido pela turma em outro momento.

Foto 6- Atividade Teatro de Sombras. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano  do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Fonte: Acervo da Autora

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o teatro de sombras acesse o sítio: http://www.lenderbook.com/sombras/index.asp 

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “sombras”.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elisabete, e.e luiz bortoletto , São Paulo - disse:
    bete_f@hotmail.com

    13/09/2014

    Cinco estrelas

    Adorei, vou aplicar com meus alunos..obrigada


  • izilda, E.E.HOMERO , São Paulo - disse:
    izildadsm@hotmail.com

    02/09/2013

    Cinco estrelas

    PARABÉNS POR SEU TRABALHO,AMEI.


  • Adriana , UNIRIO , Rio de Janeiro - disse:
    driamattheis@terra.com.br

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas. Faço faculdade de pedagogia e pude tirar algumas ideias para alguns trabalhos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.