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Seiscentismo ou barroco: origens e características

 

07/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar textos;
  • posicionar-se sobre o significado da palavra barroco, suas características e o momento histórico que  propiciou o Barroco;
  • comentar sobre a forma, as figuras de linguagem, a mitologia, e a temática do Barroco;
  • contextualizar com outras formas de arte produzidas no período Barroco.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Percepção de que arte é cultura.
  • Habilidades básicas de leitura e escrita.
  • Períodos literários que precederam o Barroco em Portugal e o Quinhentismo no Brasil.
  • Figuras de linguagem;
  • versificação.  
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

O professor iniciará a aula no laboratório de informática e lerá para os alunos, com bastante expressividade, a poesia de Gregório de Matos disponível no site: 

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010709.htm

PEQUEI, SENHOR.... 

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,

de vossa alta clemência me despido;

porque quanto mais tenho delinquido,

vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vós irar tanto um pecado,

a abrandar-vos sobeja um só gemido:

que a mesma culpa, que vos há ofendido,

vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma orelha perdida e já cobrada,

glória tal e prazer tão repentino vos deu,

como afirmais na sacra história,

eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,

cobrai-a; e não queirais, pastor divino,

perder na vossa ovelha a vossa glória.                                                                 

Em seguida, entregará a cada aluno cópia do texto para ser colado no caderno, pois o poema deverá ser bastante trabalhado. O objetivo da primeira leitura foi despertar nos alunos o gosto pelo poema, a segunda leitura, feita pela classe, deverá propiciar a análise e compreensão, inclusive do vocabulário transcrito abaixo.

Vocabulário   

Clemência: perdão, indulgência.

Desgarrada: perdida, pecadora.

Despido: despeço.

Delinguido: pecado.

Sobeja: é necessário.

Cobrada: recuperada.

Sacra História: as Sagradas Escrituras.

Na sequência, o professor deverá promover uma discussão oral do texto. Para tanto, as sugestões de perguntas abaixo poderão ajudá-lo nessa tarefa.

1- O poema “Pequei Senhor” é simultaneamente contrito e desafiador, humilde e presunçoso. Vocês concordam? Justifiquem.

2- O professor perguntará aos alunos que conhecem a Bíblia se o poema lhes lembra alguma passagem. Lembrando, o professor dirá tratar-se de um intertexto e explicará o que isso significa.

Baseia-se numa passagem do Evangelho de S. Lucas, precisamente no capítulo 15, versículo 2 a 7, onde Jesus Cristo conta-nos da ovelha perdida e conclui dizendo que ´´há grande alegria nos céus quando um pecador se arrepende de seus pecados.``

3- O que o eu-lírico apresenta na primeira estrofe? Na primeira estrofe há um elo entre tese e antítese – consciência do pecado e busca da salvação – é a idéia de que quanto mais há pecados mais há empenho, da parte de Deus para o perdão. 

4- Que argumento ele apresenta para ser perdoado? O arrependimento. Deus deve ouvir “o gemido” do pecador – toda a ira de Deus se abranda, e conseqüentemente a mesma culpa que gerou tanta ira, transforma-se em motivo de salvação. 

5- Que outros argumentos são apresentados a Deus? Ele diz que se Deus é Deus, ou seja, se a Sacra História (perífrase = bíblia) é verdadeira, se a volta de uma ovelha desgarrada (metáfora de pecador) é motivo de glória e prazer, o poeta identifica-se com a ovelha, merecendo, portanto, a salvação.  

6- Alguém concorda que há nos argumentos de Gregório uma “chantagem”? Perder a vossa ovelha a vossa glória. O salvador também depende do pecador.   

Depois da discussão, o professor dirá que, para continuar a análise do texto, os alunos deverão primeiro acessar o site:

http://www.pitoresco.com.br/art_data/barroco    

Este site fornece informações sobre a arte barroca, estilo predominante no final do século XVI até meados do século XVIII. Deverão ler os textos com atenção. Ao final da página, há a indicação: Pintores do Período onde vê-se uma grande galeria de obras produzidas em vários lugares do mundo.   

O professor deverá entregar aos alunos cópia do roteiro que deverá nortear o estudo.

ROTEIRO - Atividade 1

1- Estabeleçam uma relação entre o estilo barroco e a Contra-Reforma.

2- O que se deve entender por: "O barroco apresenta características regional, individuais e subjetivas".

3- O que se deve entender por:

a- Pintura, escultura e arquitetura aparecem entrelaçadas uma à outra.

b- No geral, o Barroco é um clássico rebelde.

c- O artista era religioso, mas independente da religião.

ROTEIRO - Atividade 2

O professor deverá dividir a turma em sete grupos e dar a cada um deles um dos temas que deverão ser estudados e apresentados em seminário. Na sequência, no Laboratório de Informática, deverão acessar o site  abaixo:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/barroco/arte-barroca-3.php 

O professor deverá sugerir que leiam no site sobre a apresentação de seminários nos seguintes itens:

  • Momento Histórico: Séculos XVII e XVIII e características da Época
  • Origens e características do Barroco
  • O Barroco Europeu e o Barroco no Brasil
  • Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e as aracterísticas da escultura produzida por ele
  • Música barroca e o apogeu da música instrumental
  • Arte barroca e a pintura do barroco
  • Estilos: Cultismo, Conceptismo, Culto do contraste, Dualismo, Literatura moralista.

O professor deverá disponibilizar duas aulas para que os alunos se preparem para a apresentação dos seminários. Enquanto eles se preparam, deverá circular entre os grupos esclarecendo dúvidas.

Atividade 3

Apresentação do seminário.

Após a apresentação do seminário, o professor deverá apresentar à turma a obra de Padre Antônio Vieira, a obra de Gregório de Matos e terminar a correção do poema "Pequei Senhor".

A obra de Vieira e a de Gregório de Matos estão disponíveis em:

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/gregoriodemato

1- Já iniciamos o estudo de uma poesia sacra de Gregório de Matos. Antes de terminar a correção, ainda no laboratório de Informática, examinemos no site acima o ecletismo de Gregório

a. poesia sacra (temática religiosa)       b. lírica amorosa       c. poesia satírica       d. poesia burlesca

  • O professor deverá ler e discutir com a classe os poemas que o site contém.

2- Conclusão do estudo sobre Pequei Senhor.

  • Professor, agora os alunos poderão voltar ao texto para examinar outros aspectos que ele apresenta.Você deverá perguntar oralmente ou por escrito:

1-Trata-se de um texto é conceptista ou cultista? Ambos. Conceptista dada a estrutura lógico-argumentativa, o jogo de idéias e o emprego da parábola. Porém, as inversões sintáticas (hipérbato), as antíteses, o requinte vocabular e a sugestão sonora do ´´gemido`` também associam o texto ao cultismo.     

2- Qual a estrutura formal desse soneto de Gregório de Matos? O texto apresenta o esquema de rimas interpoladas nos quartetos (ABBA ABBA) e emparelhada nos tercetos (CDE CDE), com versos decassílabos (predominantemente heróicos). Decassílabos são os versos de dez sílabas poéticas, também chamado de ´´medida nova``, pois foi muito utilizado durante o Renascimento em oposição às redondilhas medievais, chamadas de ´´medida velha``.

3- O que a estrutura do soneto permitiu a Gregório? A estrutura do soneto permitiu escrever um modelo de tese e antítese, seguidas de uma conclusão, expressa no último terceto ou no último verso desse terceto, a chamada ´´chave-de-ouro``.   

4- Expliquem o conceptismo barroco de Gregório. Através de uma tese, uma afirmação – a da consciência do pecado – a que se segue uma antítese, uma contradição à tese (Pequei, Senhor – tese; mas não porque hei pecado / Da vossa alta clemência me despido – antítese), o poeta chega à síntese, isto é, à unidade da tese com a antítese, provando que o fato de ser pecador deve garantir a ele o perdão de Deus.

5- A poesia barroca explora conceitos opostos.

a- Retirem exemplos usados no poema. basta sobeja, irar abrandar, tanto  um só, culpa perdão, ofendido lisonjeado.

b- Que efeito esse recurso tem para o sentido dessa estrofe? Acentua a ideia de extrema ira e extrema clemência do Senhor.

6-Expliquem a metáfora contida em:

a- "ovelha perdida e já cobrada".O eu-lírico refere-se a uma alma pecadora que Jesus resgatou com seu perdão.

b- Que argumento usa o eu-lírico para convencer Jesus a seu favor? Que se Jesus não perdoá-lo, ele, Jesus, perderá sua glória.

Imagens disponíveis em:

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u572.jhtm

http://www.vidaslusofonas.pt/padre_antonio_vieira.htm  

         

6. Professor, faça a leitura dos textos do site acima com os alunos.

Importante: Dedique menos tempo à vida de Vieira e maior tempo nas obras que são importantes e gêneros variados. Cobre bastante leitura e interpretação oral dos textos.

   

Recursos Complementares

Professor, estimule os alunos a conhecerem o Barroco em outras partes da Europa acessando:

http://educacao.uol.com.br/artes/barroco-na-europa.jhtm 

Avaliação

Professor, registre constantemente a participação e o interesse dos alunos nas atividades, uma vez que a unidade é longa e a avaliação deve ser processual. O professor poderá, para isso, utilizar uma ficha com itens relativos à participação e interesse dos alunos. Esse controle servirá também para que, você, professor, possa repensar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

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