07/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
O professor iniciará a aula no laboratório de informática e lerá para os alunos, com bastante expressividade, a poesia de Gregório de Matos disponível no site:
http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010709.htm
PEQUEI, SENHOR....
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
de vossa alta clemência me despido;
porque quanto mais tenho delinquido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vós irar tanto um pecado,
a abrandar-vos sobeja um só gemido:
que a mesma culpa, que vos há ofendido,
vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma orelha perdida e já cobrada,
glória tal e prazer tão repentino vos deu,
como afirmais na sacra história,
eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
perder na vossa ovelha a vossa glória.
Em seguida, entregará a cada aluno cópia do texto para ser colado no caderno, pois o poema deverá ser bastante trabalhado. O objetivo da primeira leitura foi despertar nos alunos o gosto pelo poema, a segunda leitura, feita pela classe, deverá propiciar a análise e compreensão, inclusive do vocabulário transcrito abaixo.
Vocabulário
Clemência: perdão, indulgência.
Desgarrada: perdida, pecadora.
Despido: despeço.
Delinguido: pecado.
Sobeja: é necessário.
Cobrada: recuperada.
Sacra História: as Sagradas Escrituras.
Na sequência, o professor deverá promover uma discussão oral do texto. Para tanto, as sugestões de perguntas abaixo poderão ajudá-lo nessa tarefa.
1- O poema “Pequei Senhor” é simultaneamente contrito e desafiador, humilde e presunçoso. Vocês concordam? Justifiquem.
2- O professor perguntará aos alunos que conhecem a Bíblia se o poema lhes lembra alguma passagem. Lembrando, o professor dirá tratar-se de um intertexto e explicará o que isso significa.
Baseia-se numa passagem do Evangelho de S. Lucas, precisamente no capítulo 15, versículo 2 a 7, onde Jesus Cristo conta-nos da ovelha perdida e conclui dizendo que ´´há grande alegria nos céus quando um pecador se arrepende de seus pecados.``
3- O que o eu-lírico apresenta na primeira estrofe? Na primeira estrofe há um elo entre tese e antítese – consciência do pecado e busca da salvação – é a idéia de que quanto mais há pecados mais há empenho, da parte de Deus para o perdão.
4- Que argumento ele apresenta para ser perdoado? O arrependimento. Deus deve ouvir “o gemido” do pecador – toda a ira de Deus se abranda, e conseqüentemente a mesma culpa que gerou tanta ira, transforma-se em motivo de salvação.
5- Que outros argumentos são apresentados a Deus? Ele diz que se Deus é Deus, ou seja, se a Sacra História (perífrase = bíblia) é verdadeira, se a volta de uma ovelha desgarrada (metáfora de pecador) é motivo de glória e prazer, o poeta identifica-se com a ovelha, merecendo, portanto, a salvação.
6- Alguém concorda que há nos argumentos de Gregório uma “chantagem”? Perder a vossa ovelha a vossa glória. O salvador também depende do pecador.
Depois da discussão, o professor dirá que, para continuar a análise do texto, os alunos deverão primeiro acessar o site:
http://www.pitoresco.com.br/art_data/barroco
Este site fornece informações sobre a arte barroca, estilo predominante no final do século XVI até meados do século XVIII. Deverão ler os textos com atenção. Ao final da página, há a indicação: Pintores do Período onde vê-se uma grande galeria de obras produzidas em vários lugares do mundo.
O professor deverá entregar aos alunos cópia do roteiro que deverá nortear o estudo.
ROTEIRO - Atividade 1
1- Estabeleçam uma relação entre o estilo barroco e a Contra-Reforma.
2- O que se deve entender por: "O barroco apresenta características regional, individuais e subjetivas".
3- O que se deve entender por:
a- Pintura, escultura e arquitetura aparecem entrelaçadas uma à outra.
b- No geral, o Barroco é um clássico rebelde.
c- O artista era religioso, mas independente da religião.
ROTEIRO - Atividade 2
O professor deverá dividir a turma em sete grupos e dar a cada um deles um dos temas que deverão ser estudados e apresentados em seminário. Na sequência, no Laboratório de Informática, deverão acessar o site abaixo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/barroco/arte-barroca-3.php
O professor deverá sugerir que leiam no site sobre a apresentação de seminários nos seguintes itens:
Atividade 3
Apresentação do seminário.
Após a apresentação do seminário, o professor deverá apresentar à turma a obra de Padre Antônio Vieira, a obra de Gregório de Matos e terminar a correção do poema "Pequei Senhor".
A obra de Vieira e a de Gregório de Matos estão disponíveis em:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/gregoriodemato
1- Já iniciamos o estudo de uma poesia sacra de Gregório de Matos. Antes de terminar a correção, ainda no laboratório de Informática, examinemos no site acima o ecletismo de Gregório
a. poesia sacra (temática religiosa) b. lírica amorosa c. poesia satírica d. poesia burlesca
2- Conclusão do estudo sobre Pequei Senhor.
1-Trata-se de um texto é conceptista ou cultista? Ambos. Conceptista dada a estrutura lógico-argumentativa, o jogo de idéias e o emprego da parábola. Porém, as inversões sintáticas (hipérbato), as antíteses, o requinte vocabular e a sugestão sonora do ´´gemido`` também associam o texto ao cultismo.
2- Qual a estrutura formal desse soneto de Gregório de Matos? O texto apresenta o esquema de rimas interpoladas nos quartetos (ABBA ABBA) e emparelhada nos tercetos (CDE CDE), com versos decassílabos (predominantemente heróicos). Decassílabos são os versos de dez sílabas poéticas, também chamado de ´´medida nova``, pois foi muito utilizado durante o Renascimento em oposição às redondilhas medievais, chamadas de ´´medida velha``.
3- O que a estrutura do soneto permitiu a Gregório? A estrutura do soneto permitiu escrever um modelo de tese e antítese, seguidas de uma conclusão, expressa no último terceto ou no último verso desse terceto, a chamada ´´chave-de-ouro``.
4- Expliquem o conceptismo barroco de Gregório. Através de uma tese, uma afirmação – a da consciência do pecado – a que se segue uma antítese, uma contradição à tese (Pequei, Senhor – tese; mas não porque hei pecado / Da vossa alta clemência me despido – antítese), o poeta chega à síntese, isto é, à unidade da tese com a antítese, provando que o fato de ser pecador deve garantir a ele o perdão de Deus.
5- A poesia barroca explora conceitos opostos.
a- Retirem exemplos usados no poema. basta sobeja, irar abrandar, tanto um só, culpa perdão, ofendido lisonjeado.
b- Que efeito esse recurso tem para o sentido dessa estrofe? Acentua a ideia de extrema ira e extrema clemência do Senhor.
6-Expliquem a metáfora contida em:
a- "ovelha perdida e já cobrada".O eu-lírico refere-se a uma alma pecadora que Jesus resgatou com seu perdão.
b- Que argumento usa o eu-lírico para convencer Jesus a seu favor? Que se Jesus não perdoá-lo, ele, Jesus, perderá sua glória.
Imagens disponíveis em:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u572.jhtm
http://www.vidaslusofonas.pt/padre_antonio_vieira.htm
6. Professor, faça a leitura dos textos do site acima com os alunos.
Importante: Dedique menos tempo à vida de Vieira e maior tempo nas obras que são importantes e gêneros variados. Cobre bastante leitura e interpretação oral dos textos.
Professor, estimule os alunos a conhecerem o Barroco em outras partes da Europa acessando:
Professor, registre constantemente a participação e o interesse dos alunos nas atividades, uma vez que a unidade é longa e a avaliação deve ser processual. O professor poderá, para isso, utilizar uma ficha com itens relativos à participação e interesse dos alunos. Esse controle servirá também para que, você, professor, possa repensar sua prática pedagógica.
Cinco estrelas 4 classificações
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12/08/2015
Cinco estrelasAmei a aula.Adaptar-la-ei para as minhas turmas.Obrigada.
27/01/2013
Cinco estrelasAula muito interessante que desperta o interesse dos alunos por explorar atividades e habilidades diferentes.
17/09/2012
Cinco estrelasParabéns! A aula está completa e muito criativa, gostei muito. obrigada, me ajudou muito.
27/06/2011
Cinco estrelasMaravilhosa a aula! Sem palavras.