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Podemos calcular nosso Peso em outros planetas?

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Gravitação.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Peso;

* Aceleração gravitacional;

* Sistema Solar.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação:

Estando os alunos no Laboratório de Informática, organizados em grupos de três (3) integrantes, o professor deverá iniciar a aula instigando a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado (Peso), e perguntar se eles sabem qual a diferença entre Peso e Massa, e quando eles sobem numa balança o que é medido. Muito responderão que medem na balança seu Peso, mas ajude-os a compreender que a balança somente informa nossa massa, pois o nosso Peso depende da aceleração da gravidade do planeta onde estamos.

 

Como nestas aulas iremos estudar o Peso e conhecer um pouco mais sobre os planetas que habitam nosso Sistema Solar (Fig. 1), pergunte aos alunos quais são eles (os planetas), e se a aceleração gravitacional é igual em todos eles.

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Figura 1 – Sistema Solar.

Imagem disponível em: http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/Imagens/novo_sistema_solar.jpg. Acesso 01 jun 2009

Apos ouvir as opiniões dos alunos, informe-os que iremos aprender nestas aulas a calcular nossos Pesos em vários planetas do Sistema Solar e descobrir suas acelerações gravitacionais.

Atividade 1

 

Em seguida, o professor deverá apresentar o Recurso abaixo aos alunos. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).

 

Recurso: Por que coisas e pessoas têm peso?

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais (Fig. 2):

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8511

 

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Figura 2 – Imagem do site.

Neste recurso, os alunos terão oportunidade de estudar e compreender o valor de seu peso corporal na Lua e em alguns planetas do Sistema Solar, comparar os valores de seu peso na Terra e em outros planetas. Em cada um dos planetas, de massas e tamanhos diferentes entre si, será informado aos alunos o valor da gravidade “g” correspondente e o aluno conseguirá calcular o seu próprio peso.

Observamos que, mesmo estando em grupos, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de explorar o recurso e que tenham um tempo razoável para isto.

 

Inicialmente os alunos visualizarão uma tela de abertura com o nome do recurso e os conceitos que serão estudados (Fig. 3).

Figura 3 – Imagem do recurso.

 

Peça para os alunos iniciarem a exploração do recurso, clicando na seta que fica na parte inferior à direita encontrada na figura 3. Neste momento, os alunos visualizarão uma animação com três crianças visitando um laboratório (Fig. 4) em busca de conseguirem flutuar.

Figura 4 – Imagem do recurso.

 

Após as crianças (do recurso) entrarem no laboratório e conversarem com o pesquisador, elas descobrem que o pesquisador inventou uma máquina que pode levá-los a diversos planetas e, que assim, eles poderiam flutuar. Após esta conversa entre as crianças e o pesquisador, o recurso pede para que o aluno escolha qual das três crianças (do recurso) irá utilizar a máquina (Fig. 5).

Figura 5 – Escolha da criança.

 

Após escolher qual criança irá utilizar o invento do pesquisador, o aluno deverá escolher o destino da criança (do recurso) (Fig. 6).

Peça para os alunos anotarem esses dados e os outros mais que serão calculados no decorrer do recurso. Informando os alunos que estas anotações deverão ser entregues ao término das aulas como forma de avaliação.

Figura 6 – Escolha do destino.

 

Com o destino escolhido, o pesquisador (do recurso) dará algumas instruções para o funcionamento correto da máquina que os alunos deverão prestar atenção. Com as instruções lidas, o recurso pedirá a lgumas informações para serem preenchida pelos alunos (Fig. 7), como por exemplo: o nome do aluno, o peso do aluno, idade e cidade.

Figura 7 – Dados do personagem.

 

Com os dados fornecidos, o recurso irá calcular o Peso do aluno na Terra, informando a gravidade da Terra e sua massa (Fig. 8).

Figura 8 – Dados da criança.

 

Neste momento será iniciada a viagem da criança (do recurso) pelo Sistema Solar, clicando no botão viajar encontrado abaixo da máquina. No meio da viagem ao destino escolhido, a criança poderá perceber que consegue flutuar no meio do espaço e será visualizado que seu peso é nulo (Fig. 9).

Figura 9 – Máquina no espaço.

 

Neste momento a criança (do recurso) chegará a seu destino e ela irá fazer algum comentário sobre o planeta que ela se encontra. Para prosseguir com a viagem o aluno deverá calcular o peso da criança do recurso no planeta que el a se encontra (Fig. 10).

Figura 10 – Imagem do recu rso.

 

Neste momento os alunos poderão utilizar a calculadora disponível no próprio recurso e fazer o cálculo do Peso ou da Força Peso da criança (do recurso).

 

É importante que o professor destaque aos alunos que para calcular o Peso é necessário fazer a multiplicação da massa da criança do recurso pela gravidade do planeta onde ela se encontra. No exemplo da figura 10 ,o peso é de 113,4 N. Após achar o resultado peça para os alunos colocarem o valor no item “Peso Atual” e clicar em “viajar”. Sempre lembrando os alunos para fazerem a anotação do novo Peso no referido planeta.

Se o Peso encontrado for o correto os alunos terão a oportunidade de escolher outro destino para a criança (Fig. 11).

Figura 11 – Escolha do novo destino.

 

Chegando ao novo destino o recurso irá pedir para ser calculado novamente o Peso da criança do recurso, lembrando que o Peso mudará dependendo do Planeta. Portanto, terá que ser feito um novo cálculo do Peso.

Peça para os alunos visitarem no mínimo 4 (quatro) planetas e calcularem os Pesos em cada planeta. Após visitar os plane tas peça para eles retornarem a Terra, conforme na figura 11.

Quando a criança do recurso voltar a Terra será explicado o porquê de nós não conseguirmos flutuar na Terra e será informado que nossos Pesos variam também na Terra. Novamente é pedido para se clicar no botão “viajar” (Fig. 12).

Figura 12 – Imagem do recurso.

 

Agora o recurso solicita aos alunos para que calculem o Peso da criança do recurso, só que agora ela se encontra sobre a linha do equador (Fig. 13).

Figura 13 – Criança na linha do Equador.

 

Neste momento é solicitado para que os alunos calculem o Peso da criança do recurso em um dos pólos terrestres (Fig. 14).

Figura 14 – Criança em um dos pólos terrestres.

 

Para finalizar a atividade é sugerido que o professor faça algumas perguntas aos alunos para verificar o aprendizado adquirido por eles na exploração do recurso.

  • O Peso da criança variou com a gravidade dos planetas? E a massa dela?
  • Por que no início da viagem (no meio do espaço) a criança nã o tinha Peso?
  • Quando maior for planeta maior será gravidade? Ou é o contrário?
  • Quando subimos numa balança é medido nosso Peso ou nossa Massa?

 

Sugestão:

 

Para trabalhar a interdisciplinaridade, sugerimos que o professor peça para cada grupo pesquisar sobre um dos temas propostos abaixo, e apresentar os resultados da pesquisa em forma de Folhetos Ilustrativos (Folder), trabalhando, desta forma, assuntos abordados em Biologia, Química, Geografia, a escrita (Língua Portuguesa), a criatividade, e o aprendizado sobre as ferramentas computacionais utilizadas no desenvolvimento dos folders. Sugerimos ainda, que os alunos (cada grupo) apresentem seu folheto explicativo para os demais alunos, da sala discorrendo sobre suas informações, de forma que a oralidade também seja contemplada neste momento.

 

·        Mercúrio;

·        Vênus;

·        Lua;

·        Marte;

·        Júpiter;

·        Saturno;

·        Urano;

·        Netuno;

·        Plutão;

·        Sol.

 

Peça para os alunos pesquisarem e apresentarem nos folders os seguintes dados sobre os planetas (Fig. 15), o Sol e a Lua: Substâncias químicas encontradas em sua atmosfera ou no seu solo, tamanho, rotação, translação, temperaturas, distância da Terra, gravidade e curiosidades.

Figura 15 – Planetas.

Imagem disponível em: http://www.esoterikha.com/grandes-misterios/causas-fim-mundo/images/sistema_solar.jpg. Acesso 06 maio 2009

Sugestão de Sites:

http://pt.wikipedia.org/ wiki/Planeta

http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/nineplanets.html

http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm

http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml

http://www.zenite.nu/

http://astro.if.ufrgs.br/ssolar.htm

http://www.netguest.com/anderson/sistemasolar.html
Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas discussões, na exploração do recurso, na elaboração e apresentação do folder. Observe se eles estudaram o tema e se têm domínio sobre o que estão apresentando nos folders.

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