02/10/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa.
• Sala de vídeo.
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos organizados em duplas, sugerimos que o professor inicie a aula distribuindo a cada dupla uma cópia da letra da música “Música Trabalho”, do cantor Renato Russo (Fig.1), conforme link abaixo.
Link da letra da “Música Trabalho”:
http://letras.terra.com.br/renato-russo/464346/ Acessado em: 10 Setembro de 2010
Figura 1: Letra da “Música Trabalho”
Em seguida, o professor deverá pedir para que as duplas discutam entre si a letra da música, conforme roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão
1. O que vocês compreendem por trabalho?
2. Será que é necessário e importante trabalhar? Por quê?
3. Vocês acham que o trabalho proporciona bem estar físico, social e psicológico para uma pessoa?
4. Vocês concordam com a letra da música, quando o cantor diz que “Sem trabalho eu não sou nada”?
5. Vocês acham que todas as pessoas deveriam ter um trabalho? Por quê?
6. E sobre o salário, vocês acham que todas as pessoas têm um salário digno?
7. Na opinião de vocês, porque nem todas as pessoas conseguem um emprego?
8. Vocês acham que as pessoas com deficiência, apesar de sua limitação em função da deficiência, podem trabalhar? Por quê?
9. No Brasil, existem leis que asseguram um trabalho digno para todos? Quais seriam estas?
10. E para garantir o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, existe alguma legislação específica?
Feitas as discussões em duplas, o professor deverá promover e mediar uma conversa, baseada no roteiro em questão, com todos. Para isto, os alunos deverão discutir cada pergunta por um tempo de, aproximadamente, cinco minutos, isto é, sobre as conclusões que chegaram para cada questão do roteiro.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, com o objetivo de promover a reflexão dos alunos sobre o fato de que a pessoa com deficiência tem direito e pode trabalhar, o professor deverá apresentar os três vídeos, conforme postados abaixo, que abordam a “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho -Massoterapia” (Figs. 2,3 e 4), os quais têm duraçãode respectivamente de 09 minutos e 58 segundos, 05 minutos e 37 segundos e 06 minutos e 18 segundos .
Link do vídeo “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia” - Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=PfaI2acwc6I Acessado em: 15 Setembro de 2010
Figura 2: Imagem do vídeo “Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia - Parte 1”
Link do vídeo “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia”- Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=zPr_rBSHKA4 Acessado em: 15 Setembro de 2010
Figura 3: Imagem do vídeo “Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia - Parte 2”
Link do vídeo “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia” - Parte 3:
http://www.youtube.com/watch?v=uGJuaAJEusw Acessado em: 15 Setembro de 2010
Figura 4: Imagem do vídeo “Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia - Parte 3”
Os referidos vídeos foram elaborados por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), e abordam a inclusão de pessoas com Deficiência Visual no Mercado de trabalho. Além disso, o vídeo relata o que é a profissão de Massoterapeuta e como a Deficiência Visual (DV) contribui para o desenvolvimento profissional em Massoterapia.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Ao término da apresentação do vídeo, o professor deverá fazer alguns questionamentos aos alunos sobre o conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão
1. Qual o principal assunto abordado no vídeo?
2. A pessoa com Deficiência Visual pode trabalhar?
3. O que vocês compreenderam por massoterapia?
4. As pessoas entrevistas no vídeo já eram Deficientes Visuais quando nasceram?
5. Por que elas decidiram fazer o curso de massoterapia?
6. Para eles foi difícil realizar o curso de massoterapia? Por quê?
7. Para eles foi complicado conseguir um emprego como massoterapeuta?
8. Atualmente eles trabalham nesta profissão? Em que local?
9. Vocês acham que as pessoas com outras deficiências também podem trabalhar? Por quê?
Atividade 2
Neste momento, visando com que os alunos possam compreender que independentemente da deficiência ou síndrome (física, mental, visual, auditiva e síndrome de down) a pessoa com pode trabalhar. Para isso, eles farão uma pesquisa na internet sobre as deficiências e o mercado de trabalho,os alunos deverão pesquisar quais os meios de trabalho mais procurado por pessoas com as deficiências física, mental, visual, auditiva e com Síndrome de Down. Desta forma, cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa.
Temas para a pesquisa
1. Deficiência Física e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.
2. Deficiência Visual e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.
3. Deficiência Intelectual e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.
4. Deficiência Auditiva e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.
5. Síndrome de Down e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.
Observação
Durante a pesquisa é importante que os alunos localizem imagens para a elaboração de um mural na atividade
Sugestão de sites para a pesquisa
http://www.flash-brasil.com.br/?q=node/180
http://bigbangnet.vilabol.uol.com.br/deficientenomercado.htm
http://www.revelacaoonline.uniube.br/cidade03/deficientes.html
http://www.bancodeescola.com/trabalho.htm
http://www1.pucminas.br/documentos/dissertacoes_glaucia_silva.pdf
http://www.ibc.gov.br/?itemid=393
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382006000200011&script=sci_arttext
http://br.monografias.com/trabalhos906/empregabilidade-da-pessoa/empregabilidade-da-pessoa.shtml
http://www.principis.com.br/revistainterativa/Mainm_incluir.php?MagID=2&MagNo=3 (Fig.5)
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge310605.htm
http://www.ame-sp.org.br/colocacao_profissional/colocacao_09.shtml
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100003
http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/viewArticle/11
http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=2754
http://www.coalla.org/lermais_materias.php?cd_materias=123
http://www.sinaten.com.br/conteudo/ver_antigo.asp?cod_arquivo=16
http://www.bengalalegal.com/textos.php
http://www.ibap.org/ppd/artppd/artppd_ricardofonseca01.htm
Figura 5: Imagem do site da Revista Incluir
As pesquisas deverão abarcar, além dos aspectos apontados acima, os itens especificados no roteiro abaixo. É importante que os alunos anotem em seus cadernos as informações obtidas, de acordo com o roteiro, de forma a compartilhar estas informações num próximo momento.
Roteiro para a pesquisa
Finalizada a pesquisa cada dupla deverá expor, oralmente, para a classe os resultados de suas pesquisas.
Atividade 3
Para finalizar a aula, para sistematizar os conhecimentos adquiridos através das atividades anteriores, bem como para socializar informações com os demais alunos da escola, cada dupla deverá elaborar um cartaz (Fig. 6) sobre a Deficiência e Trabalho. Os cartazes deverão conter as seguintes informações:
Figura 6: Exemplo de cartaz
Em seguida, a classe deverá realizar uma amostra intitulada “Conhecendo as profissões das pessoas com Deficiência”, na qual eles deverão expor os cartazes elaborados num local de grande circulação de pessoas na escola. Além disso, sugerimos que um dos integrantes da dupla, esteja vestido de acordo com a profissão retratada no cartaz.
Ao término da aula é fundamental que os alunos tenham compreendido que a pessoa com deficiência possui condições para exercer uma profissão, buscando a sua realização profissional como qualquer pessoa. Além disso, que existem leis que asseguram que a pessoa com deficiência tem direito a um trabalho digno como qualquer outra pessoa, como, por exemplo, ser médico, recepcionista, advogado, professor, massoterapeuta etc.
Os links abaixo se referem ao conceito de Deficiência e o Mercado de trabalho.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7853.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm
http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/paginas/22/Consti.htm
http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=398
http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_sub=5&page_id=1284
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, à compreensão por parte do aluno, com relação ao fato de que a pessoa com deficiência pode ter um trabalho digno como qualquer pessoa, e que existem leis que asseguram esse direito. Além disso, o professor deverá avaliar o aluno durante o desenvolvimento das atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
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15/04/2011
Cinco estrelasExelente- Parabéns
03/10/2010
Cinco estrelasMais uma vez, parabéns! A utilização da multimídia torna a aula agradável. Obrigada também pela contribuição tão valiosa que nos tem proporcionado.