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A deficiência e o mercado de trabalho

 

02/10/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender sobre o direito a um trabalho digno que os brasileiros têm, como preconizado pela Constituição Federal.
  • Através letras de música e vídeos, sobre a importância do trabalho para o bem estar físico, social e psicológico de uma pessoa.
  • Pesquisar e  discutir leis que garantam a inserção do deficiente no mercado de trabalho; se estas leis são ou não respeitadas, e o que fazer para que isto aconteça.
  • Através de relatos de casos, discutir a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e os benefícios sociais e psicológicos gerados por esta.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa.

• Sala de vídeo.

• Utilização do laboratório de Informática.  

 

Motivação

Estando os alunos organizados em duplas, sugerimos que o professor inicie a aula distribuindo a cada dupla uma cópia da letra da música “Música Trabalho”, do cantor Renato Russo (Fig.1), conforme link abaixo.   

Link da letra da “Música Trabalho”:

http://letras.terra.com.br/renato-russo/464346/               Acessado em: 10 Setembro de 2010                                                                                           

Figura 1: Letra da “Música Trabalho”  

 

Em seguida, o professor deverá pedir para que as duplas discutam entre si a letra da música, conforme roteiro abaixo.           

Roteiro de Discussão

1.      O que vocês compreendem por trabalho?

2.      Será que é necessário e importante trabalhar? Por quê?

3.      Vocês acham que o trabalho proporciona bem estar físico, social e psicológico para uma pessoa?

4.      Vocês concordam com a letra da música, quando o cantor diz que “Sem trabalho eu não sou nada”?

5.      Vocês acham que todas as pessoas deveriam ter um trabalho? Por quê?

6.      E sobre o salário, vocês acham que todas as pessoas têm um salário digno?

7.      Na opinião de vocês, porque nem todas as pessoas conseguem um emprego?

8.      Vocês acham que as pessoas com deficiência, apesar de sua limitação em função da deficiência, podem trabalhar? Por quê?

9.      No Brasil, existem leis que asseguram um trabalho digno para todos? Quais seriam estas?

10.     E para garantir o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, existe alguma legislação específica?   

Feitas as discussões em duplas, o professor deverá promover e mediar uma conversa, baseada no roteiro em questão, com todos. Para isto, os alunos deverão discutir cada pergunta por um tempo de, aproximadamente, cinco minutos,  isto é, sobre as conclusões que chegaram para cada questão do roteiro.     

Atividade 1   

Dando prosseguimento à aula, com o objetivo de promover a reflexão dos alunos sobre o fato de que a pessoa com deficiência tem direito e pode trabalhar, o professor deverá apresentar os três vídeos, conforme postados abaixo, que abordam a  “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho -Massoterapia” (Figs. 2,3 e 4), os quais têm duraçãode  respectivamente de 09 minutos e 58 segundos, 05 minutos e 37 segundos e 06 minutos e 18 segundos .   

Link do vídeo “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia” - Parte 1:

http://www.youtube.com/watch?v=PfaI2acwc6I               Acessado em: 15 Setembro de 2010   

Figura 2: Imagem do vídeo “Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia - Parte 1”  

Link do vídeo “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia”- Parte 2:

http://www.youtube.com/watch?v=zPr_rBSHKA4                Acessado em: 15 Setembro de 2010          

Figura 3: Imagem do vídeo “Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia - Parte 2”  

Link do vídeo “Deficiência Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia” - Parte 3:

http://www.youtube.com/watch?v=uGJuaAJEusw                  Acessado em: 15 Setembro de 2010                    

 

Figura 4: Imagem do vídeo “Visual e Mercado de Trabalho - Massoterapia - Parte 3”  

Os referidos vídeos foram elaborados por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), e abordam a inclusão de pessoas com Deficiência Visual no Mercado de trabalho. Além disso, o vídeo relata o que é a profissão de Massoterapeuta e como a Deficiência Visual (DV) contribui para o desenvolvimento profissional em Massoterapia.     

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Ao término da apresentação do vídeo, o professor deverá fazer alguns questionamentos aos alunos sobre o conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:

Roteiro de Discussão

1.      Qual o principal assunto abordado no vídeo?

2.      A pessoa com Deficiência Visual pode trabalhar?

3.      O que vocês compreenderam por massoterapia?

4.      As pessoas entrevistas no vídeo já eram Deficientes Visuais quando nasceram?

5.      Por que elas decidiram fazer o curso de massoterapia?

6.      Para eles foi difícil realizar o curso de massoterapia? Por quê?

7.      Para eles foi complicado conseguir um emprego como massoterapeuta?

8.      Atualmente eles trabalham nesta profissão? Em que local?

9.      Vocês acham que as pessoas com outras deficiências também podem trabalhar?  Por quê?     

Atividade 2   

Neste momento, visando com que os alunos possam compreender que independentemente da deficiência ou síndrome (física, mental, visual, auditiva e síndrome de down) a pessoa com  pode trabalhar. Para isso, eles farão uma pesquisa na internet sobre as deficiências e o mercado de trabalho,os alunos deverão pesquisar quais os meios de trabalho mais procurado por pessoas com as deficiências física, mental, visual, auditiva e com Síndrome de Down. Desta forma, cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa.         

Temas para a pesquisa

1.      Deficiência Física e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.

2.      Deficiência Visual e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.   

3.      Deficiência Intelectual e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.   

4.      Deficiência Auditiva e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.   

5.      Síndrome de Down e Mercado de trabalho: tipos de empregos, depoimentos de pessoas com esta deficiência sobre o mercado de trabalho e suas experiências de trabalho.                         

Observação   

Durante a pesquisa é importante que os alunos localizem imagens para a elaboração de um mural na atividade     

Sugestão de sites para a pesquisa 

http://www.flash-brasil.com.br/?q=node/180  

http://www.artigos.com/artigos/sociais/sociedade/como-inserir-o-deficiente-fisico-no-mercado-de-trabalho-476/artigo/  

http://bigbangnet.vilabol.uol.com.br/deficientenomercado.htm  

http://www.revelacaoonline.uniube.br/cidade03/deficientes.html  

http://www.bancodeescola.com/trabalho.htm  

http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=6:educacao-inclusiva&id=75:o-deficiente-visual-e-o-processo-de-conscientizacao-de-sua-escolha-profissional-para-sua-vida-pessoal&Itemid=17  

http://www1.pucminas.br/documentos/dissertacoes_glaucia_silva.pdf  

http://www.ibc.gov.br/?itemid=393  

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382006000200011&script=sci_arttext  

http://br.monografias.com/trabalhos906/empregabilidade-da-pessoa/empregabilidade-da-pessoa.shtml  

http://www.principis.com.br/revistainterativa/Mainm_incluir.php?MagID=2&MagNo=3  (Fig.5)  

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge310605.htm  

http://www.ame-sp.org.br/colocacao_profissional/colocacao_09.shtml  

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100003  

http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/viewArticle/11  

http://camillasartorato.wordpress.com/2008/06/27/adolescentes-com-sindrome-de-down-conquistam-oportunidades-no-mercado-de-trabalho/  

http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=2754  

http://www.coalla.org/lermais_materias.php?cd_materias=123  

http://www.sinaten.com.br/conteudo/ver_antigo.asp?cod_arquivo=16  

http://www.bengalalegal.com/textos.php  

http://www.ibap.org/ppd/artppd/artppd_ricardofonseca01.htm                

Figura 5: Imagem do site da Revista Incluir      

  

As pesquisas deverão abarcar, além dos aspectos apontados acima, os itens especificados no roteiro abaixo. É importante que os alunos anotem em seus cadernos as informações obtidas, de acordo com o roteiro, de forma a compartilhar estas informações num próximo momento.      

Roteiro para a pesquisa      

  • Definição da deficiência.
  • Lei que assegura a inclusão do deficiente no mercado de trabalho.
  • Citar em quais profissões a pessoa com esta deficiência pode trabalhar.
  • Depoimentos sobre a deficiência e o trabalho exercido.     

Finalizada a pesquisa cada dupla deverá expor, oralmente, para a classe os resultados de suas pesquisas.   

Atividade 3

Para finalizar a aula, para sistematizar os conhecimentos adquiridos através das atividades anteriores, bem como para socializar informações com os demais alunos da escola, cada dupla deverá elaborar um cartaz (Fig. 6) sobre a Deficiência e Trabalho. Os cartazes deverão conter as seguintes informações:

  • A definição da deficiência pesquisada na atividade 2.
  • Tipos de profissões que podem ser exercidas por esta pessoa.                                       

Figura 6: Exemplo de cartaz                 

Em seguida, a classe deverá realizar uma amostra intitulada “Conhecendo as profissões das pessoas com Deficiência”, na qual eles deverão expor os cartazes elaborados num local de grande circulação de pessoas na escola. Além disso, sugerimos que um dos integrantes da dupla, esteja vestido de acordo com a profissão retratada no cartaz.     

Ao término da aula é fundamental que os alunos tenham compreendido que a pessoa com deficiência possui condições para exercer uma profissão, buscando a sua realização profissional como qualquer pessoa. Além disso, que existem leis que asseguram que a pessoa com deficiência tem direito a um trabalho digno como qualquer outra pessoa, como, por exemplo, ser médico, recepcionista, advogado, professor, massoterapeuta etc.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, à compreensão por parte do aluno, com relação ao fato de que a pessoa com deficiência pode ter um trabalho digno como qualquer pessoa, e que existem leis que asseguram esse direito. Além disso, o professor deverá avaliar o aluno durante o desenvolvimento das atividades.

Opinião de quem acessou

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