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A ginástica rítmica e o seu papel na sociedade

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo histórico da criação e as principais regras e os aparelhos da ginástica rítmica (G.R)
  • Entender os motivos da criação dos métodos ginásticos no séc. XIX.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de ginástica, conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Preparando a discussão:

Reunir os alunos e exibir uma série de imagens que seguem abaixo:

http://kaladan.com/wp-content/uploads/2008/04/alina-kabaeva-pic.jpg 

http://www.baruerinaweb.com.br/wp-content/uploads/2010/07/Ginástica-Artística.jpg 

http://www.cob.org.br/site/news_room/banco/gal_2008_8_22_13_49_51_GRIT_2208_AF_04.jpg 

http://www.cob.org.br/esportes/momentos_marcantes/ginastica_ritmica1.jpg 

(Acessos dia 14 de setembro de 2010).

Ao término da apreciação destas imagens, lançar algumas questões aos alunos a fim de iniciar um debate sobre o tema:

  • O que estas pessoas nas fotos estão fazendo?     
  • Qual o período histórico que estas imagens estão retratando?
  • Quais devem ter sido os objetivos que estas práticas corporais foram criadas? (desporto, lazer, etc.)   

As respostas deverão ser registradas pelo professor e, ao término, os alunos deverão elaborar um painel utilizando as imagens e as respostas dadas às perguntas.

Atividade 1: o professor deverá distribuir aos alunos o texto abaixo, para ser feito uma leitura individual

”A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada - com ênfase desportiva e militar - no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida. Anos mais tarde, a Federação Internacional de Ginástica foi fundada, para regulamentar, sistematizar e organizar todas as suas ramificações surgidas posteriormente. Já as práticas não competitivas, popularizaram-se e difundiram-se pelo mundo de diferentes formas e com diversas finalidades e praticantes.

Etimologia e significado

 O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade esportiva. A denominação ginástica, foi ainda inicialmente utilizada como referência aos variados tipos de atividade física sistematizados, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, como na pré-história, aos jogos, ou à preparação militar, para o atletismo e as lutas.

História: surgimento e evolução

Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Mais tarde, na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo e na arte de atirar com o arco, além de figurar nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral. Como prática esportiva, a ginástica teve sua oficialização e regulamentação tardiamente, se comparada a seu surgimento enquanto mera condição de prática metódica de exercícios físicos, já encontrados por volta de 2 600 a.C., nas civilizações da China, da Índia e do Egito, onde valorizava-se o equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência, utilizando, inclusive de materiais de apoio, como pesos e lanças. Este conceito começou a desenvolver-se pela prática grega, que o levou através do Helenismo e do Império Romano. Foram os gregos os responsáveis pelo surgimento das primeiras escolas destinadas à preparação de atletas para exibições ginásticas em público e nos ginásios. Seu estilo nascia da busca pelo corpo são, mente sã e do ideal da beleza humana, expressado em obras de arte deste período: socialmente, os homens reuniam-se para apreciar as artes desenvolvidas na época, entre pintura, escultura e música, discutiam a filosofia, também em desenvolvimento e, para divertirem-se e cultuarem seus corpos, praticavam ginástica, que, definida por Platão e Aristóteles, era uma prática que salientava a beleza através dos movimentos corporais. Foi ainda na Grécia Antiga, que a ginástica adquiriu seu status de educação física, pois esta desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. Já em Esparta, na mesma época, este conceito servia unicamente ao propósito militar, treinando as crianças desde os sete anos de idade para o combate. Tal pensamento fez sua participação nos Jogos diminuir com o passar dos anos. Em Atenas, todavia, só a partir dos quatorze anos, os rapazes praticavam a educação física: exercitavam-se nas palestras, que eram locais fechados e, sob os conselhos dos sábios, praticavam os exercícios. Aprovados, seguiam, ao completarem dezoito anos, para os ginásios, nos quais, tutelados pelos ginastes, formavam-se inseridos num ambiente em que se exibiam obras de arte e onde os filósofos reuniam-se para discutir sobre a união corpo e mente. Apresentado à Roma, este conceito esportivo atingiu fins estritamente militares, de prática nas palestras, para os jovens acima dos quatorze anos, e adquiriu um novo nome, o de ginástica higiênica, aplicada nas termas, já que os romanos viam o culto físico como algo satânico e, em nome de Deus e da moral, decretaram o fim dosJogos Olímpicos antigos, nos quais estava inserida a ginástica enquanto festividade e preparação. No entanto, parte do povo manteve o culto ao corpo e a educação física como práticas secretas. Na Idade Média, a ginástica perdeu sua importância devido a rejeição do culto ao físico e à beleza do homem, ressurgindo somente na fase renascentista, influenciada pela redescoberta dos valores gregos, aparecendo assim nos teatros de rua, que motivavam os espectadores a praticarem em grupo as atividades físicas. Estruturalmente, ressurgiu o termo ginástica higiênica, voltada para a prática do exercício apenas direcionada para a manutenção da saúde do indivíduo, descrita na obra Arte Ginástica, de Jeronimus Mercurialis. Por volta do século XVIII, recuperou-se e desenvolveu-se conceituada em duas linhas, como expressão corporal e como exercício militar, após a publicação de Émile, livro do pedagogo Jean-Jacques Rousseau, que defensor da aprendizagem indutiva, definiu:   Desse momento em diante, inúmeros educadores voltaram-se para a prática esportiva, na busca de uma melhor elaboração de métodos especializados e escolas de educação física. Entre os destacados estiveram o espanhol Francisco Amoros, que desenvolveu um estudo voltado para a resistência física, o alemão Friedrich Ludwig Jahn, que desenvolveu aparelhos e deu início a sistematização da ginástica artística, o sueco Pehr Henrik Ling, que iniciou a separação da ginástica em categorias, como a de fins militares e a para a formação, e o dinamarquês Niels Bukh, que desenvolveu vestimentas, novas formas de toque na prática coletiva e envolveu o conceito, assim como Jahn, com a política. Enquanto Jahn utilizou dos conceitos da ginástica para restaurar o espírito alemão humilhado por Napoleão e desenvolver a força física e moral dos homens através da prática desta atividade para assim reunir seguidores militares contra as tropas do governantes francês, Bukh cooperou, com seus estudos, para o regime nazista, enquanto melhorias na preparação dos combatentes. Com a evolução da educação física, a ginástica especializou-se, de acordo com as finalidades com que é praticada ou então em correspondência com os movimentos que a compõem. Enquanto modalidade esportiva, não parou de se desenvolver. Dentre as provas esportivas dos Jogos Olímpicos, é uma das mais antigas. Por isso e por seu desenvolvimento, sua história é constantemente confundida com a de sua primeira ramificação, a artística, o que não fere suas individualidades. Fora das escolas e dos ginásios, a ginástica conquistou espaço por desempenhar função na sociedade industrial, apresentado-se capaz de corrigir os vícios da postura acarretados pelos esforços e repetições físicas no ambiente de trabalho. Tal capacidade mostrava sua vinculação com a medicina e isso lhe rendeu status entre os adeptos e estudiosos dessas questões, adquirindo então uma nova ramificação em sua história evolutiva. Durante o século XIX, a ginástica passou a refletir apenas o significado de prática esportiva moderna, deixando para trás a preparação militar e a preparação para e junto a outras atividades, como oatletismo praticado nos Jogos Olímpicos antigos.  Nesta época, surgiram e aprimoraram-se as escolas inglesa, alemã, sueca e francesa. Exceto a inglesa, destinada unicamente a elaboração de jogos e a atividade atlética, as demais determinaram e expandiram os métodos ginásticos, passados através dos movimentos europeus que resultaram na criação das Lingiadas, festival internacional de ginástica criado em comemoração aos cem anos da morte de Ling. Estes movimentos ainda influenciaram-se e universalizaram os conceitos ginásticos, posteriormente trabalhados dentro de cada modalidade. Nesse mesmo século, surgiu a entidade que passou a regrar as práticas do desporto: a Federação Européia de Ginástica (em francês: Fédération Européenne de Gymnastique), fundada por Nicolas J. Cupérus e que contou com a participação de três países - Bélgica, França e Holanda. Em 1921, a FEG tornou-se a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de Ginástica), quando os primeiros dezesseis países não europeus foram admitidos na entidade, sendo os Estados Unidos, o primeiro. Nos dias atuais, é considerada a organização internacional mais antiga responsável pela estruturação da ginástica. Mesmo sem carácter competitivo, a modalidade tem figurado em cerimônias de abertura de jogos, caracterizando-se como um dos pontos mais belos destes eventos, nos quais a criatividade, a plasticidade e a expressão corporal tornam-se presentes na participação sincronizada de um grande número de ginastas. Na era moderna, a ginástica, inicialmente tida como prática física, passou a ser dividida e estruturada em cinco campos de atuação, que desenvolvem-se unidas pelo conceito e separadas nos fins: condicionamento físico, de competições, fisioterapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal”

(Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica,acesso dia 13 de setembro de 2010). 

Ao término da leitura, o professor iniciará um novo debate com os alunos acerca da criação da ginástica, realizando contrapontos com o painel montado na atividade introdutória. O professor deverá realizar as mesmas questões aos alunos, comparando as respostas dadas. Além disso, o professor lançará uma última questão: como surgiu a ginástica rítmica?

Atividade 2:

Para tentar responder à questão levantada na atividade anterior, os alunos serão divididos em três grupos e irão pesquisar os temas abaixo:

História da ginástica e da G.R, sua criação e transformação em esporte.

  • Motivos de seu surgimento, local, modificações para transformar em esporte.   

Os aparelhos utilizados na G.R.

  • Quais são os aparelhos, como podem ser usados em conjunto, etc.   

As regras da G.R enquanto esporte.

  • Evolução das regras, regras de hoje, formas de competição e de pontuação.   

Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de dramatizações, onde os alunos poderão utilizar formas diversas para a exibição dos resultados das pesquisas como produções de vídeos montados por eles, apresentações de maquetes ou apresentações teatrais, ficando a cargo do professor e/ou dos alunos escolherem a melhor forma para tal. Além disto, serão sorteados alunos dos outros grupos para que sejam “relatores” dos trabalhos apresentados. Estes terão a função de elencar os principais pontos apresentados pelos alunos que serão utilizados na avaliação desta aula.

DICA: CASO SEJA ESCOLHIDA UMA DAS FORMAS LEVANTADAS ANTERIORMENTE, RECOMENDAMOS A PROCURA DO PROFESSOR DE INFORMATICA E/OU DE ARTES.

Como exemplo de um trabalho, sugerimos um documentário como pode ser observado em: http://videos.hsw.uol.com.br/pan-ginastica-ritmica-video.htm. (Acesso dia 09 de setembro de 2010).

Sugestões de sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica_rítmica 

http://cdof.com.br/esportes4.htm 

http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=77&topico=261 

http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica_historico.html 

http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica_provas.html 

http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=77&topico=263 

http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=77&topico=261 

http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica_regras.htm

http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-ginastica-ritmica.htm    

(Acessos dia 9 de setembro de 2010).

Ao término das apresentações, o professor deverá iniciar um novo debate com os alunos a respeito do que foi apresentado, com algumas perguntas incentivadoras:

  • A partir do apresentado, a ginástica rítmica atulamente atende aos interesses de sua criação?
  • Houve modificaçõs nas regras e nos aparelhos durante a sua evolução histórica?
  • Direcionando no sentido de que, atualmente, a ginástica ritmica, assim como todas as manifestações da ginástica, passaram por diversas transformaçõs para atender aos interesses da sociedade.
Recursos Complementares
Avaliação

Será feita nas apresentações dos trabalhos, nos pontos elencados pelos relatores e na construção coletiva de um mural, a ser construído com os itens que foram levantados.

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