Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando delicadezas: vida e obra de Roseana Murray e seus poemas.

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar  poemas de Roseana Murray;
  • pesquisar a respeito da vida e obra da autora;
  • analisar poemas;
  • observar a presença das figuras de linguagem: comparação e metáfora nos poemas de Roseana Murray.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características de um poema.
  • Linguagem figurada.
  • Metáfora
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor organizará a turma em círculos e entregará a cada aluno uma folha de papel em branco. Eles ouvirão dois poemas de Roseana Murray e tentarão representá-lo por meio de desenho. Os poemas estão disponíveis em:

http://www.roseanamurray.com/poemafalado/  

O professor terá a opção de fazer download dos poemas e salvá-los em uma mídia, ou ainda usar a Internet na sala de aula. Sugerimos para esta atividade os poemas "Rosto" e "Amor Oculto".

Depois de prontos os desenhos, o professor solicitará a alguns alunos que apresentem para os colegas as imagens que criaram e que expliquem a relação que há entre elas e os poemas escutados. O aluno poderá escolher um dos poemas para representar ou fazer o desenho sobre os dois. Feito isso, o professor apresentará, por escrito, os poemas ouvidos (cópias):

Amor oculto

Na multidão busco meu amor

ainda anônimo

seu rosto que não conheço

entre tantos rostos

a voz que acenderá estrelas

e que ainda é uma voz qualquer

busco meu amor oculto

como em segredo entre as folhagens

e meu coração dispara

a cada indício do seu rastro

busco meu amor como a chave

de um castelo

esquecida há milênio

em algum lugar obscuro

do mundo

busco meu amor desconhecido

como quem busca algodão

num campo imenso

para se forrar por dentro.

Roseana Murray

O rosto

O tempo escreve no rosto

ventos, luares, estrelas

com um pincel incansável

Letra por letra desenha nosso mapa feito de labirintos, cavernas e estradas

por onde galopam unicórnios e sonhos.

No rosto de cada um o universo

e as suas pegadas.

http://www.roseanamurray.com/poemafalado/ 

Na sequência, o professor então dividirá a turma em seis grupos, sendo que três analisarão o primeiro poema e os outros três analisarão o segundo poema. Divididos os grupos, cada um deles receberá uma ficha (xerox) com perguntas sobre o poema. Eles deverão discuti-las e depois registrar as respostas em seus cadernos.

Ficha de perguntas - Poema Amor Oculto

1 - Qual é a temática do poema?

2 - Relacione o título "Amor oculto" à temática do poema.

3 - Explique a metáfora do verso "a voz que acenderá estrelas"

4 - O que você entende por "se forrar por dentro"?

Ficha de perguntas - Poema "Rosto"

1 - Qual é a temática do poema?

2 - Sabemos que não se escreve no rosto "estrelas, luares, ventos". O que se pode entender dessa metáfora?

3 - Selecione outra metáfora do poema e explique-a.

4 - Em sua opinião, de acordo com a interpretação do poema, por que nosso mapa é feito de labirintos, cavernas e estradas?

Depois disso, o professor pedirá aos grupos que respondam às perguntas oralmente, promovendo uma discussão na sala de aula.

ATIVIDADE 2

Para a realização desta atividade, o professor levará os alunos ao laboratório de informática. Eles deverão acessar a página de Roseana Murray e entrar na guia "Biografia":

http://www.roseanamurray.com/index.asp

O professor solicitará aos alunos que leiam a biografia com bastante atenção e que anotem o que julgarem importante. Depois da leitura, o professor projetará uma atividade de V ou F sobre a biografia da autora. Para realizá-la o professor dividirá a turma nos mesmos grupos da primeira atividade. Cada um responderá de acordo com o que leu e anotou. Feito isso, o professor fará a correção e verificará qual grupo acertou mais.

Sugestão de V ou F

  1. (   ) Roseana Murray é paulista.
  2. (   ) O primeiro livro infantil da autora foi publicado em 19080.
  3. (   ) Nenhuma de suas obras foi traduzida para outro idioma.
  4. (   ) O livro Fruta no Ponto já recebeu o prêmio de "Melhor Poesia da FNLIJ"
  5. (   ) Publicou um livro em parceria com Mário Quintana.
  6. (   ) Já recebeu um prêmio na Espanha.

Depois disso, o professor projetará o poema "O Rosto", que já foi trabalhado na primeira atividade, e o poema "Retrato", de Cecília Meireles.

O rosto 

O tempo escreve no rosto

ventos, luares, estrelas

com um pincel incansável

Letra por letra desenha nosso mapa feito de labirintos, cavernas e estradas

por onde galopam unicórnios e sonhos.

No rosto de cada um o universo

e as suas pegadas.

Roseana Murray

Retrato 

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Cecília Meireles

http://www.roseanamurray.com/poemafalado/ 

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm 

Ainda em grupos, os alunos deverão ler os poemas e discutir os seguintes aspectos. O professor deverá passar no quadro os aspectos abaixo:

  • Temática dos poemas.
  • Características dos rostos apresentados.
  • Em qual dos poemas há mais descrição física? Justificar.
  • Relacionar os versos "O tempo escreve no rosto ventos, luares, estrelas" e "Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro".
  • Exemplos de metáforas.

Depois de discutidas as perguntas em grupos, o professor fará a correção oralmente e cada grupo deverá expor o que foi debatido entre os colegas.

ATIVIDADE 3

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles façam a leitura do e-book de Roseana Murray "Variações sobre silêncio e corda" disponível em:

http://www.roseanamurray.com/ebook/ 

Ainda com a mesma formação dos grupos, cada um escolherá um dos poemas do livro para apresentá-lo à turma. O professor deverá orientá-los de acordo com os seguintes itens:

  1. Escolher o poema.
  2. Ler com muita atenção.
  3. Verificar os aspectos sonoros do poema. Há rimas? O que sugerem?
  4. Verificar a escolha do vocabulário do poema. O que sugere?
  5. Selecionar metáforas apresentadas no poema e explicá-las.

Cada grupo apresentará o poema selecionado para toda a turma.

Variação da atividade: O professor, juntamente com o professor de Artes, poderá criar uma exposição dos poemas apresentados no e-book "Variações sobre silêncio e corda" e algum trabalho feito com corda.

Depois de apresentado o trabalho, os alunos poderão escrever uma mensagem à autora na guia "Contato", em seu site oficial, partilhando a experiência que tiveram ao trabalhar com os poemas da autora.

http://www.roseanamurray.com/contato.asp 

A autora é bastante receptiva e procura sempre responder ao seus leitores.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a boa participação na execução das atividades. É importante verificar se todos os alunos contribuíram no momento das discussões e se fizeram uma análise coerente do poema selecionado. A observação atenta do professor é importante para que isso seja feito.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.