27/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
ATIVIDADE 1
O professor organizará a turma em círculos e entregará a cada aluno uma folha de papel em branco. Eles ouvirão dois poemas de Roseana Murray e tentarão representá-lo por meio de desenho. Os poemas estão disponíveis em:
http://www.roseanamurray.com/poemafalado/
O professor terá a opção de fazer download dos poemas e salvá-los em uma mídia, ou ainda usar a Internet na sala de aula. Sugerimos para esta atividade os poemas "Rosto" e "Amor Oculto".
Depois de prontos os desenhos, o professor solicitará a alguns alunos que apresentem para os colegas as imagens que criaram e que expliquem a relação que há entre elas e os poemas escutados. O aluno poderá escolher um dos poemas para representar ou fazer o desenho sobre os dois. Feito isso, o professor apresentará, por escrito, os poemas ouvidos (cópias):
Amor oculto
Na multidão busco meu amor
ainda anônimo
seu rosto que não conheço
entre tantos rostos
a voz que acenderá estrelas
e que ainda é uma voz qualquer
busco meu amor oculto
como em segredo entre as folhagens
e meu coração dispara
a cada indício do seu rastro
busco meu amor como a chave
de um castelo
esquecida há milênio
em algum lugar obscuro
do mundo
busco meu amor desconhecido
como quem busca algodão
num campo imenso
para se forrar por dentro.
Roseana Murray
O rosto
O tempo escreve no rosto
ventos, luares, estrelas
com um pincel incansável
Letra por letra desenha nosso mapa feito de labirintos, cavernas e estradas
por onde galopam unicórnios e sonhos.
No rosto de cada um o universo
e as suas pegadas.
http://www.roseanamurray.com/poemafalado/
Na sequência, o professor então dividirá a turma em seis grupos, sendo que três analisarão o primeiro poema e os outros três analisarão o segundo poema. Divididos os grupos, cada um deles receberá uma ficha (xerox) com perguntas sobre o poema. Eles deverão discuti-las e depois registrar as respostas em seus cadernos.
Ficha de perguntas - Poema Amor Oculto
1 - Qual é a temática do poema? 2 - Relacione o título "Amor oculto" à temática do poema. 3 - Explique a metáfora do verso "a voz que acenderá estrelas" 4 - O que você entende por "se forrar por dentro"? |
Ficha de perguntas - Poema "Rosto"
1 - Qual é a temática do poema? 2 - Sabemos que não se escreve no rosto "estrelas, luares, ventos". O que se pode entender dessa metáfora? 3 - Selecione outra metáfora do poema e explique-a. 4 - Em sua opinião, de acordo com a interpretação do poema, por que nosso mapa é feito de labirintos, cavernas e estradas? |
Depois disso, o professor pedirá aos grupos que respondam às perguntas oralmente, promovendo uma discussão na sala de aula.
ATIVIDADE 2
Para a realização desta atividade, o professor levará os alunos ao laboratório de informática. Eles deverão acessar a página de Roseana Murray e entrar na guia "Biografia":
http://www.roseanamurray.com/index.asp
O professor solicitará aos alunos que leiam a biografia com bastante atenção e que anotem o que julgarem importante. Depois da leitura, o professor projetará uma atividade de V ou F sobre a biografia da autora. Para realizá-la o professor dividirá a turma nos mesmos grupos da primeira atividade. Cada um responderá de acordo com o que leu e anotou. Feito isso, o professor fará a correção e verificará qual grupo acertou mais.
Sugestão de V ou F
Depois disso, o professor projetará o poema "O Rosto", que já foi trabalhado na primeira atividade, e o poema "Retrato", de Cecília Meireles.
O rosto
O tempo escreve no rosto ventos, luares, estrelas com um pincel incansável Letra por letra desenha nosso mapa feito de labirintos, cavernas e estradas por onde galopam unicórnios e sonhos. No rosto de cada um o universo e as suas pegadas.
Roseana Murray |
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles |
http://www.roseanamurray.com/poemafalado/
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm
Ainda em grupos, os alunos deverão ler os poemas e discutir os seguintes aspectos. O professor deverá passar no quadro os aspectos abaixo:
Depois de discutidas as perguntas em grupos, o professor fará a correção oralmente e cada grupo deverá expor o que foi debatido entre os colegas.
ATIVIDADE 3
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles façam a leitura do e-book de Roseana Murray "Variações sobre silêncio e corda" disponível em:
http://www.roseanamurray.com/ebook/
Ainda com a mesma formação dos grupos, cada um escolherá um dos poemas do livro para apresentá-lo à turma. O professor deverá orientá-los de acordo com os seguintes itens:
Cada grupo apresentará o poema selecionado para toda a turma.
Variação da atividade: O professor, juntamente com o professor de Artes, poderá criar uma exposição dos poemas apresentados no e-book "Variações sobre silêncio e corda" e algum trabalho feito com corda.
Depois de apresentado o trabalho, os alunos poderão escrever uma mensagem à autora na guia "Contato", em seu site oficial, partilhando a experiência que tiveram ao trabalhar com os poemas da autora.
http://www.roseanamurray.com/contato.asp
A autora é bastante receptiva e procura sempre responder ao seus leitores.
Professor, incentive seus alunos a acessarem os sites abaixo para complementarem o aprendizado.
http://www.roseanamurray.com/poemas.asp Seleção de poemas de Roseana Murray.
http://www.roseanamurray.com/poemaanimado/ Poemas animados de Roseana Murray
Os alunos serão avaliados de acordo com a boa participação na execução das atividades. É importante verificar se todos os alunos contribuíram no momento das discussões e se fizeram uma análise coerente do poema selecionado. A observação atenta do professor é importante para que isso seja feito.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2012
Cinco estrelaseu ameiiii essa aula pratica !!! Porque eu acho que o brasil precisa dissoo
15/09/2011
Cinco estrelasPrecisamos de aulas práticas .... exatamente assim... Parabéns!