Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pirâmide alimentar: é preciso ter uma alimentação saudável

 

20/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Perceber a importância de se alimentar bem;
  •   Identificar o significado de pirâmide alimentar;
  •   Trabalhar em grupo;
  •   Reconhecer alguns alimentos e suas vitaminas;
  •   Fazer uma vitamina;
  •   Explorar a leitura e a escrita
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Três (4) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

Para a terceira atividade solicite que cada criança traga de casa para sala de aula uma fruta.

1ª Atividade:

Professor, comece esse momento organizando a turma em uma roda de conversa. Indague aos alunos se comeram alguma coisa antes de chegarem a escola, o que comeram. Dê oportunidade para todas as crianças falarem.

Continue questionando:    

  •      Quem é que não gosta de comer?
  •       O que vocês mais gostam de comer?
  •       Comer é bom demais, não é?

 Estimule o diálogo abordando o assunto alimentação.

 Em seguida, organize a turma em 4 grupos e disponibilize para cada grupo algumas imagens sobre alimentos. Observe:

http://caioogladiador.blogspot.com/2009/09/eu-quero-batata-frita-e-voce.html 

http://www.akila.com.br/cgi-bin/index.pl?rm=Opina&a=21

http://todaperfeita.com.br/a-nova-dieta-das-frutas/ 

 

 http://kzateliernoivas.blogspot.com/2010/07/arroz-e-feijao.html 

  

 

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=8 

  

 http://garcomechurrasqueiro.blogspot.com/2010_06_01_archive.html 

http://hidroponicocalderaro.com.br/receitas.html 

Solicite que cada criança fale o que mais gosta de comer, mediante a apresentação das imagens. Faça um levantamento com a turma do alimento mais desejado pelas crianças.

Em seguida, proponha um questionário para cada grupo responder:

1 – Por que precisamos nos alimentar?

2 – Como uma alimentação pode ser saudável?

3 – Por que as crianças estão ficando obesas?

4 – De que forma a atividade física é importante para a saúde?

A seguir, leve as crianças para o Laboratório de Informática ou Sala de Multimídia e providencie o vídeo: Obesidade infantil, elaborado pela Revista Veja, o qual retrata sobre: alimentação, obesidade infantil e atividade física.

Acesse o seguinte sítio:  http://www.youtube.com/watch?v=2NduL1EZBAo 

Após o vídeo estabeleça um diálogo com a turma. Pergunte o que foi possível aprender, porque as crianças estão acima do peso, quais os hábitos alimentares mais saudáveis, atividade física é importante ou não. Promova uma discussão sobre o assunto e em seguida, peça para as crianças fazerem um desenho sobre o vídeo.

2ª Atividade:

Professor, no sentido de oferecer uma alimentação mais equilibrada para as crianças, proponha uma reflexão sobre quantos e quais alimentos elas costumam ingerir. Para tanto, entregue para cada criança a letra da música abaixo, disponibilizada no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=C3srnaKGXAE&feature=related 

Para Ter Muita Saúde: A Turma do Nosso Amiguinho

Para ter muita saúde

 é preciso se cuidar

comer sempre na hora certa

beber água e descansar.

 E quem sai comendo tudo

 qualquer dia não sei não,

 pode engolir um sapo

 ou até lamber sabão.

Alimentos diferentes

 formam nossa refeição

 cada um tem seu trabalho

desempenha uma função.

 Uns regulam, uns constrói,

 outros dão muita energia

 pra crescer ficar bem forte

 e brincar com alegria!

A partir dessa música converse com as crianças sobre o que entenderam e questione como é importante ter uma alimentação balanceada para se ter saúde.

Como a música abordou os vários alimentos formam a nossa refeição, então é de suma importância saber escolher os alimentos e comer na hora certa. Mostre para as crianças que a letra da música indicou três tipos de alimentos: “Uns que constroem, uns que regulam e outros que dão muita energia”. Indague, quais seriam esses alimentos.

Explique que os alimentos construtores são formados por uma grande quantidade de substâncias responsáveis pelo crescimento do corpo. Exemplos: feijão, ovo, leite, queijo e carnes (boi,ave,porco e aves dentre outras).

Os alimentos reguladores possuem grande quantidade de substâncias responsáveis pelo funcionamento do corpo. Exemplos: frutas e verduras. Explore os nomes que conhecem.

Os alimentos energéticos são aqueles que contêm grande quantidade de substâncias responsáveis pela reposição da energia para o corpo. Exemplos: massas, cereais, arroz, batata, manteiga, óleo e doces.

Professor, você poderá utilizar alguns sítios para trabalhar os seguintes temas: pirâmide alimentar, alimentos energéticos, reguladores e construtores.

http://nutricionistaclarissezanette.blogspot.com/2010/06/avalia-qualidade-da-sua-comida.html  

http://www.bancodesaude.com.br/dieta/piramide-alimentar 

http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm 

http://www.viaintegral.com/via2007/paginas/piramide.htm 

Questione:      

  •      Como saber o que comer e a quantidade certa?   
  •      Quais alimentos devemos comer mais?      
  •      Quais alimentos temos que moderar em nossa alimentação?

A partir desses questionamentos apresente aos alunos uma pirâmide alimentar.

 http://www.ramfit.com.br/blog/tag/piramide-alimentar/ 

Explique que a pirâmide alimentar é um tipo de gráfico que mostra quais alimentos devem ser consumidos e a quantidade ideal para uma alimentação saudável. Na pirâmide alimentar todos os alimentos (energéticos, reguladores e construtores) são indispensáveis para o bom equilíbrio e o funcionamento do corpo humano.

 Prepare uma pirâmide em branco em um papel A3 e mostre à turma, veja:

 

                                                                                                    Acervo da autora

Peça as crianças para observarem que ela é dividida em 8 grupos. Cada grupo corresponde a um grupo de alimentos e o consumo acontece da seguinte forma: Os alimentos da base devem ser ingeridos com maior frequência, ao contrário do topo, que devem ter pouca ingestão.

Questione:

  • Já que os alimentos da base são os de maior consumo, quais seriam eles?
  • E quais seriam os alimentos do topo, já que devemos ingerir em menor quantidade?

 Leve as crianças ao Laboratório de Informática e acesse o sítio abaixo:

http://www.nestle.com.br/nestlefazbem/ferramentas_piramide_entendendo.aspx?a=ferramenta&idFerramenta=10001&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=nestle2010&gclid=CP_N35b1-KMCFZsM2godzyS-Hw 

Para saber quais alimentos correspondem a cada grupo, proponha a turma uma pesquisa na internet. Organize a turma em 8 grupos, formando trios ou quartetos. Escreva em pedacinhos de papéis o nome dos 8 grupos de alimentos que compõe a pirâmide alimentar:

Arroz, pão e massa

 Verdura e legumes

Frutas

Leite e derivados

Carne e ovos

Óleos e gorduras

Feijões

Açúcares e doces

Organize um roteiro de pesquisa, sugerimos:

1-      Qual é o seu grupo de alimentos?

2-      Cada componente do grupo deverá desenhar um alimento correspondente ao grupo da pirâmide.

3-      Em qual lugar da pirâmide o seu grupo de alimentos está localizado?   

Quando todos terminarem, peça para colarem os grupos de alimentos na pirâmide alimentar (em branco) e cole no mural da sala. Seria interessante também, cada criança registrar a pirâmide no caderno.

3ª Atividade:

Professor, com as frutas que as crianças trouxeram de casa proponha montar com a turma uma vitamina. Para tanto, providencie uma receita e peça para registrarem no caderno. Sugerimos que trabalhe a receita abaixo:

VITAMINA TODA FRUTA

 INGREDIENTES:

1 -  MAÇÃ

1 - BANANA NANICA

 1 - PÊRA

1-  PEDAÇO PEQUENO DE MAMÃO

10 - MORANGOS

3-  XÍCARAS DE CHÁ DE LEITE

2-  COLHERES DE SOPA DEAÇÚCAR

MODO DE PREPARO:

  • Descasque as frutas e pique-as em pedaços.
  •  Bata as frutas, o leite e o açúcar no liquidificador.
  •  Distribua em copos e sirva a seguir.

Professor, essa receita rende 4 porções, se a turma tiver 25 alunos, você deverá fazer 7 receitas ( aproveite para explorar com as crianças essas quantidades). Nesse sentido, serão necessários: 7 maçãs, 7 bananas, 7 pêras, 7 pedaços de mamão e 70 morangos.

http://yogacentrocivico.com/blog/?p=1664 

Depois de tomarem a vitamina, proponha para as crianças um jogo sobre o tema trabalhado: Pirâmide alimentar. Leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse o sítio:

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

Após a realização do jogo pergunte aos alunos o que acharam desse momento. É importante que justifiquem sua resposta.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, você deverá avaliar por meio de observações e registros individuais se os alunos conseguiram aprender sobre a estrutura da pirâmide alimentar, bem como  ter uma alimentação saudável balizada por atividade física.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15.38%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 1/13 - 7.69%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.