20/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Para a terceira atividade solicite que cada criança traga de casa para sala de aula uma fruta.
Professor, comece esse momento organizando a turma em uma roda de conversa. Indague aos alunos se comeram alguma coisa antes de chegarem a escola, o que comeram. Dê oportunidade para todas as crianças falarem.
Continue questionando:
Estimule o diálogo abordando o assunto alimentação.
Em seguida, organize a turma em 4 grupos e disponibilize para cada grupo algumas imagens sobre alimentos. Observe:
http://caioogladiador.blogspot.com/2009/09/eu-quero-batata-frita-e-voce.html
http://www.akila.com.br/cgi-bin/index.pl?rm=Opina&a=21
http://todaperfeita.com.br/a-nova-dieta-das-frutas/
http://kzateliernoivas.blogspot.com/2010/07/arroz-e-feijao.html
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=8
http://garcomechurrasqueiro.blogspot.com/2010_06_01_archive.html
http://hidroponicocalderaro.com.br/receitas.html
Solicite que cada criança fale o que mais gosta de comer, mediante a apresentação das imagens. Faça um levantamento com a turma do alimento mais desejado pelas crianças.
Em seguida, proponha um questionário para cada grupo responder:
1 – Por que precisamos nos alimentar?
2 – Como uma alimentação pode ser saudável?
3 – Por que as crianças estão ficando obesas?
4 – De que forma a atividade física é importante para a saúde?
A seguir, leve as crianças para o Laboratório de Informática ou Sala de Multimídia e providencie o vídeo: Obesidade infantil, elaborado pela Revista Veja, o qual retrata sobre: alimentação, obesidade infantil e atividade física.
Acesse o seguinte sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2NduL1EZBAo
Após o vídeo estabeleça um diálogo com a turma. Pergunte o que foi possível aprender, porque as crianças estão acima do peso, quais os hábitos alimentares mais saudáveis, atividade física é importante ou não. Promova uma discussão sobre o assunto e em seguida, peça para as crianças fazerem um desenho sobre o vídeo.
Professor, no sentido de oferecer uma alimentação mais equilibrada para as crianças, proponha uma reflexão sobre quantos e quais alimentos elas costumam ingerir. Para tanto, entregue para cada criança a letra da música abaixo, disponibilizada no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=C3srnaKGXAE&feature=related
Para Ter Muita Saúde: A Turma do Nosso Amiguinho
Para ter muita saúde
é preciso se cuidar
comer sempre na hora certa
beber água e descansar.
E quem sai comendo tudo
qualquer dia não sei não,
pode engolir um sapo
ou até lamber sabão.
Alimentos diferentes
formam nossa refeição
cada um tem seu trabalho
desempenha uma função.
Uns regulam, uns constrói,
outros dão muita energia
pra crescer ficar bem forte
e brincar com alegria!
A partir dessa música converse com as crianças sobre o que entenderam e questione como é importante ter uma alimentação balanceada para se ter saúde.
Como a música abordou os vários alimentos formam a nossa refeição, então é de suma importância saber escolher os alimentos e comer na hora certa. Mostre para as crianças que a letra da música indicou três tipos de alimentos: “Uns que constroem, uns que regulam e outros que dão muita energia”. Indague, quais seriam esses alimentos.
Explique que os alimentos construtores são formados por uma grande quantidade de substâncias responsáveis pelo crescimento do corpo. Exemplos: feijão, ovo, leite, queijo e carnes (boi,ave,porco e aves dentre outras).
Os alimentos reguladores possuem grande quantidade de substâncias responsáveis pelo funcionamento do corpo. Exemplos: frutas e verduras. Explore os nomes que conhecem.
Os alimentos energéticos são aqueles que contêm grande quantidade de substâncias responsáveis pela reposição da energia para o corpo. Exemplos: massas, cereais, arroz, batata, manteiga, óleo e doces.
Professor, você poderá utilizar alguns sítios para trabalhar os seguintes temas: pirâmide alimentar, alimentos energéticos, reguladores e construtores.
http://nutricionistaclarissezanette.blogspot.com/2010/06/avalia-qualidade-da-sua-comida.html
http://www.bancodesaude.com.br/dieta/piramide-alimentar
http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm
http://www.viaintegral.com/via2007/paginas/piramide.htm
Questione:
A partir desses questionamentos apresente aos alunos uma pirâmide alimentar.
http://www.ramfit.com.br/blog/tag/piramide-alimentar/
Explique que a pirâmide alimentar é um tipo de gráfico que mostra quais alimentos devem ser consumidos e a quantidade ideal para uma alimentação saudável. Na pirâmide alimentar todos os alimentos (energéticos, reguladores e construtores) são indispensáveis para o bom equilíbrio e o funcionamento do corpo humano.
Prepare uma pirâmide em branco em um papel A3 e mostre à turma, veja:
Acervo da autora
Peça as crianças para observarem que ela é dividida em 8 grupos. Cada grupo corresponde a um grupo de alimentos e o consumo acontece da seguinte forma: Os alimentos da base devem ser ingeridos com maior frequência, ao contrário do topo, que devem ter pouca ingestão.
Questione:
Leve as crianças ao Laboratório de Informática e acesse o sítio abaixo:
Para saber quais alimentos correspondem a cada grupo, proponha a turma uma pesquisa na internet. Organize a turma em 8 grupos, formando trios ou quartetos. Escreva em pedacinhos de papéis o nome dos 8 grupos de alimentos que compõe a pirâmide alimentar:
Arroz, pão e massa
Verdura e legumes
Frutas
Leite e derivados
Carne e ovos
Óleos e gorduras
Feijões
Açúcares e doces
Organize um roteiro de pesquisa, sugerimos:
1- Qual é o seu grupo de alimentos?
2- Cada componente do grupo deverá desenhar um alimento correspondente ao grupo da pirâmide.
3- Em qual lugar da pirâmide o seu grupo de alimentos está localizado?
Quando todos terminarem, peça para colarem os grupos de alimentos na pirâmide alimentar (em branco) e cole no mural da sala. Seria interessante também, cada criança registrar a pirâmide no caderno.
Professor, com as frutas que as crianças trouxeram de casa proponha montar com a turma uma vitamina. Para tanto, providencie uma receita e peça para registrarem no caderno. Sugerimos que trabalhe a receita abaixo:
VITAMINA TODA FRUTA
INGREDIENTES:
1 - MAÇÃ
1 - BANANA NANICA
1 - PÊRA
1- PEDAÇO PEQUENO DE MAMÃO
10 - MORANGOS
3- XÍCARAS DE CHÁ DE LEITE
2- COLHERES DE SOPA DEAÇÚCAR
MODO DE PREPARO:
Professor, essa receita rende 4 porções, se a turma tiver 25 alunos, você deverá fazer 7 receitas ( aproveite para explorar com as crianças essas quantidades). Nesse sentido, serão necessários: 7 maçãs, 7 bananas, 7 pêras, 7 pedaços de mamão e 70 morangos.
http://yogacentrocivico.com/blog/?p=1664
Depois de tomarem a vitamina, proponha para as crianças um jogo sobre o tema trabalhado: Pirâmide alimentar. Leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse o sítio:
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html
Após a realização do jogo pergunte aos alunos o que acharam desse momento. É importante que justifiquem sua resposta.
Professor, você deverá avaliar por meio de observações e registros individuais se os alunos conseguiram aprender sobre a estrutura da pirâmide alimentar, bem como ter uma alimentação saudável balizada por atividade física.
Quatro estrelas 14 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/03/2015
Cinco estrelasExcelente aula! Fiz algumas adaptações para para se adequar à minha realidade. Mas está ótima. Parabéns!
08/09/2014
Cinco estrelasMuito bom! Parabéns professora!! Me ajudou bastante
07/05/2014
Cinco estrelasgostei muito da sequênciia da pirâmide alimentar, pois vou fazer uma sequência sobre alimentação saudável e hábitos alimentares e vai me ajudar bastante.
24/09/2013
Cinco estrelasmuito bom gostei de mais
18/05/2013
Cinco estrelasAmei, cada detalhe com certeza vou aplicar com minha turminha e, depois te conto o resultado.
20/10/2012
Cinco estrelasOtimas atividades, roteiro claro e objetivo. Atendeu plenamente o que eu estava procurando.
19/07/2012
Três estrelasSeu plano de aula está bom, poderia ter aproveita e trabalhado mais a questão da obesidade infântil.
10/04/2012
Cinco estrelasMaravilhosa essa aula. Meus parabéns! Muito leGAL!
02/04/2012
Duas estrelasQuero saber a diferença de oleos e gorduras? Na sua aula nao tem isso?
28/03/2012
Quatro estrelasAchei sua aula muito interessante, vou pegar algumas de suas sugestões e aplicar em minha sala. Parabéns
28/03/2012
Cinco estrelasexcelente
26/03/2012
Cinco estrelasÓtima aula PARABÉNS!
08/11/2011
Quatro estrelasMuito bem elaborado a explicação sobre a Pirâmide Alimentar, de muito bom gosto as atividaes.
09/11/2010
Cinco estrelaseu acheii muito interecante pq a profssora passou um trabalho sobre a piramide alimentar