Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Informações numéricas nos textos cotidianos

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça e analise gêneros textuais cotidianos que usam informações numéricas.   
  • Identifique as finalidades da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas de representação gráficas, conheçam as letras do alfabeto e o modo de grafá-las.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Onde estão os números?

Objetivos: Identificar e reunir textos que usem informações numéricas;                  

                Elaborar uma lista, observando a estrutura desse gênero textual;                  

                Avançar no processo de apropriação do sistema de escrita.                    

1.1 Produção da lista de textos numerados. Faça a pergunta à turma: “Onde podemos encontrar os números?”. Explique às crianças que você produzirá uma lista em um cartaz com os materiais que citarem. Elas também deverão contribuir com a elaboração da lista, levando para sala de aula materiais do seu cotidiano que tenham informações numéricas, como cartas, agendas, folhetos de supermercados etc.

À medida que esses materiais chegarem, a lista deverá ser completada. Nas próximas aulas, eles serão estudados pela turma. Durante a produção da lista, explique aos aprendizes sobre a sua estrutura e a sua função. Esse texto é ordenado em itens, um abaixo do outro, e terá a função de “lembrar” à turma todos os materiais que deverão ser estudados. Assim, à medida que isso ocorrer você poderá fazer uma marcação no referido item, indicando que ele já foi analisado pela turma.

1.2 Atividades de alfabetização a partir da lista. Uma estratégia importante de trabalho é o desenvolvimento de atividades de alfabetização por meio de grupo de palavras significativas.  Sugerimos, assim, que você faça intervenções com essa finalidade utilizando-se das palavras da lista, elaborada no item 1.1:            

 a)  Composição de palavras. Entregue as sílabas das palavras da lista aos alunos e peça que as formem, à medida que você as ditar.             

b) Decomposição de palavras. Entregue as palavras aos estudantes, peça que eles as separem em sílabas e contem quantas cada uma tem.             

c) Formação de novas palavras. Peça aos aprendizes que localizem a primeira sílaba de cada palavra e formem novas palavras que iniciem com essa mesma sílaba.

Atividade 2: Explorando os materiais

Objetivo: Localizar os números em suportes textuais cotidianos e refletir sobre sua função.

Nesta atividade, você deverá trabalhar os itens da lista elaborada pela turma. À título de exemplo, sugerimos que sejam trabalhados os seguintes textos: conta de luz, carta e cartaz informativo. Abaixo, propomos as atividades a serem desenvolvidas com cada material.  Elas poderão ser feitas em dias diferentes. Para todas as atividades, será necessária a presença do calendário na sala de aula. À medida que você analisar cada suporte com a turma, cole-o no mural da sala, pois eles serão retomados na atividade 3.

2.1 Cartaz informativo  

(Retirado do site: http://www.jfcamarate.pt/Arquivo-de-Noticias/default.aspx 

Antes de ler o cartaz para os aprendizes, peça que o observem e respondam:

  • A atividade que o cartaz anuncia parece ser para crianças ou para adultos? Por quê?

Leia o cartaz e continue sua exploração por meio das questões:

  • Localizem o ano, mês e dia que ocorrerá a festa. Vamos achar essa data no calendário?
  • Localizem a palavra inscrições. Até que dia elas poderão ser feitas? - Localizem a informação que diz sobre a idade dos participantes.
  • Os números foram importantes nesse cartaz? Por quê? Para que eles serviram?

2.2 Conta de água

(Retirada do site: http://poloservicos.wordpress.com/2008/09/20/tarifa-de-agua-e-esgoto-sobe-510/)  

Questões:

  • Até que dia a conta poderá ser paga? Localizem no calendário o dia da semana em que cairá.
  • Qual o valor da conta?
  • Para que serviram os números nesse texto?

2.3 Carta

TEXTO 1:

TEXTO 2

(Retirado do site: http://www.correios.com.br/cep/cep_formas.cfm 

 Questões:

  • Que textos são esses?
  • Que informações traz o texto 1? Qual a sua função?
  • Que informações traz o texto 2? Qual a sua função?
  • Localizem os números utilizados nos dois textos. O que eles indicam? Qual a importância de cada um deles?       

2.4 Folheto de supermercado

(Retirado do site: http://www.vermelha.org/blog/danilo.php?itemid=240)

Questões:   

  • Que texto é esse? Para que ele serve ?  Vamos lê-lo?   
  • Localizem os números utilizados no folheto. Para que cada um deles serve?

Atividade 3: Explorando os espaços na escola e em seu entorno

Objetivos: Identificar textos na escola e em seu entorno que utilizam informações numéricas             

               Sistematizar os conhecimentos construídos em relação à função dos números em textos cotidianos             

               Avançar no processo de apropriação do sistema de escrita

3.1 Trabalho de campo. Ainda em sala, combine com as crianças a finalidade do trabalho: fazer um passeio pela escola e em seu entorno para identificar textos que contém informações numéricas e refletir sobre a função de cada uma. Durante a caminhada, você pode orientar a discussão por meio das seguintes questões:             

  • Nesse espaço há algum texto que contenham números? Onde?             
  • Vamos lê-lo? Para que serve esse texto?
  • Que informações os números utilizados nos dão? Qual a sua importância para a compreensão do texto?             

Registre em seu caderno todos os textos analisados. Eles serão usados na próxima atividade.

3.2 Sistematização do trabalho. De volta à sala, retome os textos observados durante o passeio. Proponha a elaboração de uma tabela, explicando a função dos números em cada um. Você pode retomar o mural elaborado na atividade 2 para completar a tabela. A turma deverá registrar a tabela no caderno e poderá completá-la caso algum novo suporte seja levado por um aluno. Abaixo, um exemplo:

TEXTO

O QUE OS NÚMEROS INDICAM

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Propaganda

Telefone

Serve para saber o contato do vendedor.

Folheto de supermercado

Telefone do supermercado

Número do supermercado

Serve para saber o endereço do supermercado.

3.3 Bingo. Sugerimos que você utilize os nomes dos suportes indicados na tabela para organizar um jogo de bingo com as crianças. Entregue a elas uma cartela com quatro espaços. Cada uma deverá escolher quatro palavras da tabela para escrever. Em seguida, redistribua as cartelas e jogue o bingo com a turma. A cada palavra “cantada”, as crianças que a tiverem deverão marcá-la na cartela. Abaixo um exemplo de cartela:

CARTA

AGENDA

CONTA DE TELEFONE

PLACA DE CARRO

Durante o jogo, você pode trabalhar com as crianças:

  • Separação oral das palavras em sílabas.
  • Formação de outras palavras com a mesma letra ou sílaba
  • Contagem do número de letras e de sílabas

3.4 Leitura Relâmpago  Escreva os nomes dos suportes trabalhados em uma ficha de cartolina. Mostre cada palavra para os alunos e peça que eles a leiam. Essa estratégia ajudará os aprendizes a lerem as palavras de forma global, sem se aterem em suas unidades menores, como sílabas e fonemas.

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do artigo GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA LEITURA DOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL, localizado no site: http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/linguagem/pdfs/G%EAneros%20Textuais%20-%20Cristina.pdf  

Avaliação

Para avaliar se os alunos aprenderam a identificar a função dos números em textos cotidianos, sugerimos que você os incentive a trazer para sala de aula textos dessa natureza e apresentá-los aos colegas, explicando a função dos números em cada suporte. Dessa forma, você perceberá o envolvimento dos aprendizes com essa questão e os aprendizados que obtiveram com o trabalho. Deverá retomar os aspectos não consolidados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.