30/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Aprender sobre a origem e a história do Aikido, bem como as culturas onde essa arte marcial é praticada popularmente.
- Aprender alguns movimentos básicos do Aikido através de atividades lúdicas.
- Aprender a construir algumas armas do Aikido com materiais alternativos e adaptados para as crianças.
- Aprender a coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas a medida que executam os golpes do Aikido.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo a arte dos samurais
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Figura 1 ( acessado em 14/09/2010)
Para dar início à aula sobre o Aikido para crianças o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da história desta arte marcial bem como as maneiras com esta luta é praticada em diversos lugar do mundo. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=fGPLpzSCtPA&feature=player_embedded# (acessado em 01/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=qAc-gQIeAaI (acessado em 01/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sJ8VLPPTuH0&feature=related (acessado em 01/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=21y32ASY3Sw&feature=related (acessado em 01/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=UwpEN3708o0 (acessado em 01/09/2010)
Atividade 2 – Golpes e defesas
Duração: 25 minutos
Material: tatame
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns golpes e contra golpes do Aikido. Esses golpes deverão ser feitos pelo(a) professor(a) com uma criança por vez. Sugestão de golpes:
Logo após a execução dos movimentos o(a) professor(a) chamará as crianças de duas em duas para tentarem repetir a seqüência de golpes em duplas. Nesse momento, é importante que as crianças repitam os movimentos várias vezes em câmera lenta antes de executá-los na velocidade normal. Isso poderá evitar acidentes.
Atividade 3 – A espada do Samurai
Duração: 25 minutos
Material: jornal e cola
Local: quadra ou pátio
Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com a luta de espadas do Aikido. Para isso será necessário utilizar espadas de borracha para evitar acidentes os lesões ou construí-la com materiais alternativos, como o jornal (Figura 3). Para fazer a espada de jornal é necessário que pegar uma folha inteira de jornal (A) e enrolá-la totalmente (B) até formar um canudo bem fino e compacto (D). Antes de finalizar o enrolamento do papel é importante afixar sua extremidade com cola branca (C).
Atividade 4 – Duelo de espadas
Duração: 25 minutos
Material: espada de jornal
Local: quadra ou pátio
Em seguida, o(a) professor(a) poderá trabalhar três técnicas de ataques com a espada:
Esses golpes serão feitos pelo(a) professor(a) e repetidos em conjunto pelas crianças. Logo após execução dos golpes as crianças poderão ensaiá-los em um duelos de duplas. Cada criança utilizará sua espada de jornal e tentará realizar golpes e defesas contra sua dupla.
Figura 3 (acessado em 01/09/2010)
Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através breve fala sobre a história do Aikido bem como das utilizações desta arte marcial ao longo do tempo em diversos contextos. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.
Sugestões de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aikido (acessado em 01/09/2010)
http://www.aikikai.org.br/?gclid=CN-wn-D146MCFZxo5QodN2GLlg (acessado em 01/09/2010)
http://www.aikidobr.com.br/aikido/ (acessado em 01/09/2010)
Ao final da aula o(a) professor(a) deverá pedir as crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula de Aikido, desde a história dessa luta até os movimento aprendidos. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “A arte dos Samurais” que ficará exposto no mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/12/2012
Cinco estrelaslegal gostei