Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aikido para crianças

 

30/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Aikido, bem como as culturas onde essa arte marcial é praticada popularmente.

- Aprender alguns movimentos básicos do Aikido através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir algumas armas do Aikido com materiais alternativos e adaptados para as crianças.

- Aprender a coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas a medida que executam os golpes do Aikido.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo a arte dos samurais

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática        

                 

Figura 1 (  acessado em 14/09/2010)

Para dar início à aula sobre o Aikido para crianças o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da história desta arte marcial bem como as maneiras com esta luta é praticada em diversos lugar do mundo. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.

Sugestões de vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=fGPLpzSCtPA&feature=player_embedded# (acessado em 01/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=qAc-gQIeAaI (acessado em 01/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=sJ8VLPPTuH0&feature=related (acessado em 01/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=21y32ASY3Sw&feature=related (acessado em 01/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=UwpEN3708o0 (acessado em 01/09/2010)  

Atividade 2 – Golpes e defesas

Duração: 25 minutos

Material: tatame

Local: quadra ou pátio             

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns golpes e contra golpes do Aikido. Esses golpes deverão ser feitos pelo(a) professor(a) com uma criança por vez. Sugestão de golpes:  

Logo após a execução dos movimentos o(a) professor(a) chamará as crianças de duas em duas para tentarem repetir a seqüência de golpes em duplas. Nesse momento, é importante que as crianças repitam os movimentos várias vezes em câmera lenta antes de executá-los na velocidade normal. Isso poderá evitar acidentes.   

Atividade 3 – A espada do Samurai

Duração: 25 minutos

Material: jornal e cola

Local: quadra ou pátio             

Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com a luta de espadas do Aikido. Para isso será necessário utilizar espadas de borracha para evitar acidentes os lesões ou construí-la com materiais alternativos, como o jornal (Figura 3). Para fazer a espada de jornal é necessário que pegar uma folha inteira de jornal (A) e enrolá-la totalmente (B) até formar um canudo bem fino e compacto (D). Antes de finalizar o enrolamento do papel é importante afixar sua extremidade com cola branca (C).

Atividade 4 – Duelo de espadas

Duração: 25 minutos

Material: espada de jornal

Local: quadra ou pátio 

Em seguida, o(a) professor(a) poderá trabalhar três técnicas de ataques com a espada:

Esses golpes serão feitos pelo(a) professor(a) e repetidos em conjunto pelas crianças. Logo após execução dos golpes as crianças poderão ensaiá-los em um duelos de duplas. Cada criança utilizará sua espada de jornal e tentará realizar golpes e defesas contra sua dupla.

Figura 3 (acessado em 01/09/2010)      

Recursos Complementares

Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através breve fala sobre a história do Aikido bem como das utilizações desta arte marcial ao longo do tempo em diversos contextos. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.    

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aikido (acessado em 01/09/2010)  

http://www.aikikai.org.br/?gclid=CN-wn-D146MCFZxo5QodN2GLlg (acessado em 01/09/2010)  

http://www.aikidobr.com.br/aikido/ (acessado em 01/09/2010) 

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) deverá pedir as crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula de Aikido, desde a história dessa luta até os movimento aprendidos. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “A arte dos Samurais” que ficará exposto no mural da escola. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.