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Entrevista com cordelista

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Simone Alencar Rodrigues Pacheco
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COLINAS DO TOCANTINS - TO COL EST ERNESTO BARROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal;

- Participar de uma situação de comunicação oral formal;

- Reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista;

- Ampliar sua capacidade de ler entrevistas.

Duração das atividades
Duas (02) aulas presenciais e quarenta horas aulas para pesquisa da vida e da obra do autor cordelista em questão.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos possuem habilidades na escrita e na leitura, no entanto, apresentam algumas deficiências que são necessárias serem trabalhadas e aprimoradas para desenvolver seus talentos na área da comunicação oral e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula / 1ª Momento -

Apresentando os objetivos - A partir das informações disponíveis sobre o artista estudado (Juarês Alencar), a entrevista deve surgir como a melhor forma de obter novas informações e aprofundar o conhecimento que se tem. Nesse sentido, a primeira atividade deve ser compartilhar o objetivo com os alunos. PARA QUE se vai realizar a entrevista: obter mais informações sobre a vida e obra do artista.

- Definir o que se quer saber do entrevistado - Uma vez definido o objetivo da entrevista, oriente os estudantes para organizar o que o grupo já sabe sobre a vida e a obra do artista. Divida os alunos em grupos e distribua as fontes de informações já utilizadas no estudo – material impresso, áudio, vídeo, pesquisas realizadas na internet. Cada grupo deverá listar as informações contidas em sua fonte de pesquisa. Após a realização desta tarefa, sistematize na lousa as informações organizadas pelos alunos, em forma de lista, sob o título “O que já sabemos”. Em seguida, faça outra coluna na lousa intitulada “O que queremos saber” e questione os alunos sobre o que ainda falta saber sobre a vida e obra do artista. Vá inserindo as informações que os alunos levantarem, preocupando-se em evidenciar quando houver a citação de alguma informação que já se tem.

 Ao final, cheque com os alunos se tudo o que a classe deseja saber consta da lista. Copie as duas listas em papel grande e deixe-as no mural da classe. Nesta etapa é possível realizar uma apreciação das obras do artista pesquisado. Para isso, é importante oferecer um roteiro de observação aos alunos. Depois, faça uma conversa para compartilhar as observações de cada um e, caso haja alguma informação que possa enriquecer a lista do que se quer saber, insira-a na lista que você afixou no mural.

- A Construção de repertório sobre uma boa entrevista – Apresente várias vezes os vídeos de entrevistas e solicite que cada grupo cite uma parte da entrevista, que achou mais interessante e um momento que considerou difícil. Ao final, compare os pontos relevantes e as dificuldades encontradas pelos grupos. Uma vez definido o que se quer saber, é preciso ampliar o conhecimento que o grupo tem sobre este gênero. Analise com os alunos os vídeos, áudios e impressos que contenham entrevistas. Oriente a observação dos alunos para cada entrevista apresentada, destacando aspectos importantes para quem está aprendendo a ser um entrevistador: o objetivo da entrevista, as informações obtidas, a adequação das perguntas feitas pelo entrevistador, o ajuste das perguntas às respostas do entrevistado, as perguntas que “nasceram” durante a entrevista, etc. Volte à mesma entrevista várias vezes: primeiro ouça/veja/leia a entrevista inteira e depois ouça/veja releia trechos da entrevista que destaquem determinados aspectos. Analise o que se soube a partir da entrevista enfocada e o que faltou saber.

Levante o que os alunos perguntariam ao entrevistado caso fossem o entrevistador. Faça exercícios a partir de uma entrevista, como por exemplo, ler a resposta dada pelo entrevistado e pedir que os alunos formulem a pergunta que resultou naquela resposta. Esta é também uma excelente oportunidade para que os alunos observem as falhas da entrevista realizada ou as dificuldades que surgiram e com as quais o entrevistador teve que lidar, como por exemplo, quando o entrevistado responde de forma lacônica ou quando muda de assunto, deixando de responder à pergunta. Analise com os alunos o que fez o entrevistador e o que fariam eles caso fossem o entrevistador.

- Elaborando um roteiro para a entrevista - Uma vez que todos tenham compartilhado o que já se sabe e o que falta saber, chega a hora de elaborar um roteiro para a entrevista. Na primeira atividade desta etapa, retome a lista “O que queremos saber” que foi feita na segunda etapa. Releia-a com os alunos e verifique se ela está completa. Acrescente novas sugestões. Em seguida, junto com os alunos, agrupe as questões por blocos temáticos: sobre a infância do artista, sobre o início da carreira, sobre a vida pessoal, sobre a vida profissional, sobre a sua obra, curiosidades de sua vida, opiniões do artista, etc.

Eleja um destes blocos temáticos para, junto com a classe, elaborar perguntas. Durante esta atividade, relembre as características das boas entrevistas e os aspectos observados quando foi realizada a análise das entrevistas. Após esta atividade coletiva, divida a classe em grupo e entregue um bloco temático para cada grupo desenvolver as questões daquele bloco. Oriente-os para que observem o que já sabem (na lista afixada na classe) de forma a não elaborarem perguntas desnecessárias. Após, apresente a produção de cada grupo para a classe para que todos possam fazer suas observações e dar suas sugestões. Construa o roteiro final coletivamente.

 2º Momento - Marcando a entrevista e definindo os papéis de cada aluno na realização da entrevista - Após ter o roteiro pronto, já se pode agendar a entrevista. Combine com a classe quem vai entrar em contato e qual a data boa, quando a turma já estiver pronta para a realização da entrevista. Em seguida, defina o que precisará ocorrer na entrevista: fazer as perguntas, gravar, acompanhar e assinalar numa lista as perguntas já feitas. Cada grupo que elaborou as questões por bloco temático deverá definir quantos entrevistadores (pode haver vários, desde que as perguntas sejam feitas de forma organizada e o ritmo da entrevista seja mantido) e deverá haver pelo menos:

• Uma pessoa responsável por operar o gravador, filmadora e registrar a entrevista através de foto.

• Uma pessoa responsável por tomar notas sobre aspectos não perceptíveis na gravação, como uma expressão facial ou um gesto que complementa a fala, uma palavra não bem pronunciada. Estas anotações também ajudarão no momento da transcrição.

• Uma pessoa que irá acompanhar a lista das perguntas a fim de verificar se alguma pergunta ficou esquecida ou se seria interessante incluir uma nova pergunta não prevista no roteiro. Nessa atividade, cabe ao professor orientar sobre cada uma destas tarefas aos alunos que as assumirão.

3º Momento - Atividades para casa - Ensaio da entrevista Após ter o roteiro pronto e definidos os papéis de cada um, faça um breve ensaio com os alunos. Promova uma simulação na qual você será o entrevistado e os alunos, os entrevistadores. Nessa simulação, crie situações possíveis de serem vividas numa entrevista para ver como os alunos se saem, tais como: responda às questões de forma lacônica, com monossílabos; desvie do assunto perguntado; fale sobre muitos assuntos; antecipe um assunto ainda não perguntado, de forma a que eles tenham que ajustar as perguntas previstas no roteiro.

 Em seguida, analise a forma como ocorreu: ouça a gravação com os alunos e aponte os problemas – se os alunos falaram simultaneamente, dificultando a compreensão da pergunta, se há perguntas que necessitam ser refeitas ou mesmo descartadas, se o uso do gravador foi adequado, se todas as perguntas foram feitas. Após essas orientações e simulação em sala de aula ensaiarão em casa mais propriedade e desenvoltura.

2ª Aula/ 1º Momento - Entrevistando o cordelista Juarês - No dia da realização da entrevista verifique se cada grupo está com os instrumentos necessários para a realização da entrevista: gravador, câmera fotográfica e filmadora com bateria carregada, lápis ou caneta e papel, prancheta para anotar, roteiro da entrevista. Os alunos deverão estar cientes de suas funções. No momento da entrevista, o professor poderá fazer perguntas não prevista no roteiro e sinalizar o grupo caso ocorra repetição de perguntas, por exemplo. Deve, no entanto, fazer isso com cuidado para que seja apenas uma intervenção pontual e a entrevista seja realizada pelos alunos.

- Material necessário - Computador com acesso à internet, gravador, filmadora, câmera fotográfica, entrevistas em vídeo, áudio e em papel (para leitura), fichas para sistematização, material para pesquisa sobre a vida do artista, fotos e obras literárias do cordelista Juarês Alencar

Recursos Complementares

www.juaresdocordel.blogspot.com

- Obras do Cordelista: Jeito diferente de falar PE X TO; Tributo a Paulo Freire; Evolução Histórica do Tocantins; Conhecendo o cordel; A Rapadura; Combate a dengue; O Renascimento; Tributo a Gonzagão; Salve a natureza, SOS Amazônia; O Valor da Leitura; jubileu de Prata da Igreja Betel (Exu-PE);Geografia em Rima; África de Todos nós; Exu, Uma História Secular;

- Futuros lançamentos: Pluralidade cultural; Mitos lendas e crendices; Matemática; Pedagogia do Oprimido; Prevenção: Drogas e DSTs.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades observando o seu interesse e a sua participação individual e coletiva. Serão utilizados ainda instrumentos de avaliação específicos como fichas e relatórios. Após a realização da entrevista é importante reunir com a classe para que todos possam manifestar suas impressões e falar sobre o que acharam da entrevista.

Nessa ocasião é muito importante que o professor retome todo o processo, pontuando os avanços e as aprendizagens de destaque.

Pontuar as dificuldades é necessário para serem corrigidas nas próximas ações. Vale ressaltar que uma boa entrevista depende da capacidade de interação do entrevistador com o entrevistado e de seu conhecimento sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • JOSELICE RIBEIRO GOMES, SECRTARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA , Tocantins - disse:
    joselicegomes@hotmail.com

    18/01/2012

    Cinco estrelas

    Excelente idéia! É importatíssimo compreendermos que a aprendizagem do aluno e a metodologia do professor, bem como a escolha dos conteúdos e os recursos deverão estar consonantes com a vida em sociedade, posto que nós humanos somos, por excelência, seres comunicantes. Para vivermos com qualidade precisamos saber nos comunicar bem e compreendermos bem a comunicação alheia.


  • Marilene Pereira Guimarães, CEM FELIX CAMOA , Tocantins - disse:
    marilenep.guimaraes@hotmail.com

    22/02/2011

    Quatro estrelas

    Sua aula é realmente uma ótima sugestão, podemos verificar de perto o quanto os alunos se envolvem com os estudos dos gêneros textuais quando trabalhamos com eles na prática e com o uso das tecnologias. muiiiiiiiiiiiiiiito bemmmmmmm!


  • irineia sales rocha, CEM FELIX CAMOA , Tocantins - disse:
    GLINEDOT@HOTMAIL.COM

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei maravilhoso o seu trabalho, uma otima sugestão para outros professores de LINGUA PORTUGUESA. Parabens!


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