25/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as brincadeiras de origem européia que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a história de algumas dessas brincadeiras; realizar algumas dessas brincadeiras.
História da formação do povo brasileiro, noção de jogos e brincadeiras populares.
Apresentar à turma os fragmentos abaixo, utilizando as imagens para a visualização:
“...a maioria dos jogos tradicionais infantis incorporados à lúdica brasileira chegou ao país por intermédio dos portugueses, mas já carregavam uma antiga tradição européia vinda de tempos remotos.” (p.26).
“As lendas das cucas, bichos-papões, e bruxas, divulgadas pelas avós portuguesas aos netinhos e pelas negras amas de sinhozinhos, acompanham a infância brasileira e penetram em seus jogos.” (p. 22).
“Desde primórdios da colonização, a criança brasileira vem sendo ninada com cantigas de origem portuguesa”. (p.22).
Fonte: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, 12ª ed., Vozes, 2004.
“As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente em Portugal e Espanha. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um país. Através delas dá-se a conhecer costumes, o cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, crenças. Normalmente tem origens antigas (...) pois vão sendo passadas oralmente pelas gerações.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda
Acesso em 15/09/10.
Em seguida, iniciar uma discussão a respeito do texto de acordo com os seguintes questionamentos: Quais cantigas de roda conhecem? (ciranda, cirandinha; fui no tororó, atirei o pau no gato, dentre outras). Com base no que foi lido, reconhecem mais alguns jogos da vivência de vocês que possam ter essa origem européia? Qual(is) (pião, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, jogo de saquinhos, dentre outros).
Reunir a turma e contar-lhes a origem da brincadeira amarelinha utilizando as imagens como recurso visual: De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer o limite das paredes de cada bloco.
Fonte: http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm (acesso em 15/09/10).
Organizar com a turma a brincadeira amarelinha.
Reunir a turma e contar-lhes a origem da brincadeira ciranda utilizando a imagem como recurso visual:
A ciranda - que é a dança mais famosa do Brasil - foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as a novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.
Fonte: http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm (acesso em 15/09/10).
Organizar com a turma a brincadeira ciranda.
Após a realização das brincadeiras, reunir a turma e debater o seguinte tema: Qual a importância dos jogos e brincadeiras de origem européia de nossa cultura? (conhecer a origem de alguns jogos populares no Brasil, difundir a cultura européia como uma das construtoras da ludicidade brasileira, resgatar nossas tradições nos jogos e brincadeiras, entender o contexto em que surgiram, dentre outros).
Apoio para a atividade 2 (como jogar):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
Apoio para a atividade 3 (como jogar):
http://sercriancahoje.blogspot.com/2007/10/ciranda-cirandinha.html
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/cantigasderoda.htm
Apoio para a avaliação:
http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/47ElizabethBernardes.pdf
Acessos em 15/09/10.
Dividir a turma em três grupos e sugerir que cada um deles pesquise ao menos uma brincadeira/jogo de origem européia. Responsabilizar cada grupo pela promoção da brincadeira/jogo na turma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/03/2011
Cinco estrelaseu amo isso
23/03/2011
Cinco estrelasEu amei a aula de vcs me ajudou muito na aula