Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem conta um conto aumenta um ponto

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Fonseca Garcia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

• Aprender a gostar de ouvir histórias;

 • Desenvolver a habilidade de narrar histórias;

 • Apropriar-se da estrutura da narrativa;

• Produzir texto oral narrativo;

Duração das atividades
6 horas e 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de iniciar a leitura ou a narrativa oral da história, o/a professor/a questionará: Quem gosta de ouvir e contar histórias? Por quê? O que vocês sentem e pensam quando ouvem e contam histórias? Quais são as histórias que vocês já ouviram? Como as pessoas e os autores, escritores costumam iniciar e terminar a narração das histórias? Qual a diferença entre ler e narrar/contar uma história? Quem se lembra da história de Pinóquio, O patinho feio, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, da Bela Adormecida? Quais as diferenças e semelhanças entre essas histórias? Vocês sabem o nome de alguns escritores, autores de histórias para crianças? Já ouviram falar do autor das aventuras que se passam no Sítio do Picapau Amarelo? Registre as ideias dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Escolha e prepare um lugar aconchegante na escola, para o momento da história. Esse lugar pode ser embaixo de uma árvore, na biblioteca ou sala de aula, onde as crianças possam diariamente, ouvir, ler, visualizar, escolher e folear livros de histórias. Durante a narrativa oral da história, é interessante utilizar alguns elementos que lembram e estão presentes nas histórias - varinha de condão, chapéu de fada e de bruxa, instrumentos sonoros para produzir o suspense, fantoches, animais feitos com legumes, um avental contendo bolsinhos de onde surgem os personagens da história, caixa em forma de tesouro de onde sai, por exemplo: o chapéu e a cestinha de chapeuzinho vermelho, entre outros recursos. Organize uma lista e um cronograma semanal, com os nomes dos contadores de histórias.

Atividade 01 – HISTÓRIA SEQUENCIADA

-Desenhar ou colar gravuras em folhas de papel ofício branco.

-Cortar em tiras retangulares o papel madeira e colar os desenhos ou gravuras de forma sequenciada.

-Dobrar a tira de papel madeira (com os desenhos colados) em forma de sanfona.

-Contar às crianças a história ao mesmo tempo em que vai abrindo a sanfona para aparecer as gravuras.

-Fazer com as crianças exercícios relacionados com a história contada, por exemplo: desenhos de novas histórias produzidos pelas crianças, perguntas a respeito da compreensão da história.

-Material: Papel ofício, papel madeira, lápis de cor ou cera, cola, tesoura, régua e figuras.

fonte: Livro Recursos Educativos 2, pag. 25.

Atividade 02 – HISTÓRIA COM RECURSSOS ÁUDIO-VISUAIS

1ºmomento – O/a professor/a narra a história Era uma vez uma bruxa de Lia Zatz, para os alunos ouvirem. Antes de iniciar a narrativa, poderá falar um pouco sobre a vida e obras desta autora e apresentar o título. Ao finalizar, retomar cada momento da narrativa perguntando as crianças: Quem lembra o nome da história? Como começou? O que aconteceu quando a bruxa começou a jogar um monte de coisas dentro do caldeirão? Ao final da história, onde foi parar a bruxa?

fonte: Livro Era uma vez uma bruxa, de Lia Zatz.

FANTOCHES DE VARETAS

Modelo 01

 - Construir figuras de cartolina de acordo com a História a ser contada.

 - Pegar as figuras em canudinhos de plástico e à medida que for narrando a história, apresenta-las às crianças.

- Dialogar com as crianças a respeiro da história.

- Incentivá-las a fazer perguntas e conversar com os personagens.

- Material: cartolina, lápis de cor, caneta pilot, grampeador.

fonte: Livro Recursos Educativos 2, pag. 32.

fonte: Livro Recursos Educativos 2, pag. 26.

Modelo 02

- Confeccionar um boneco e escolher um nome para ele. (um só corpo e vários rostos substituíveis com expressões diferentes: alegre, triste, pensativo, calmo, chorando, amedrontado etc.).

- Mostrar às crianças o boneco e contar histórias a respeito dele, substituindo no decorrer da narração o rosto do boneco.

- Dialogar com as crianças, falando do boneco e pedir que elas imitem as expressões do boneco.

Material: cartolina colorida, lixa, cola, tesoura, caneta pilot ou lápis de cor.

fonte: Livro Recursos Educacionais 2, pag. 30.

HISTÓRIA CARTONADA

- Escolher histórias adequadas ao grupo de crianças e narrá-las mostrando gravuras.

- Fazer perguntas sobre a história e incentivar as crianças a repetí-las.

- Material: cartolina, livros de histórias velhos, figuras, tesoura e cola.

fonte: Livro Recursos Educacionais 2, pag. 31.

Atividade 03 – BRINCAR DE CONTAR HISTÓRIA.

1º momento

– O/a professor/a deverá ouvir a história narrada por cada criança para depois retomar com elas a coerência do texto (organização lógica dos acontecimentos) e também ouvir delas uma apreciação da história narrada, fazendo algumas perguntas: o que vocês acharam da história? O que essa história nos lembra? Teve algum momento engraçado, de suspense, que provocou risos ou medo? Se um de vocês fosse recontar essa história o que acrescentariam, mudariam ou retirariam?

Cubo ilustrado 

- Construir um cubo e colar em seus lados gravuras com sequência lógica.

- Deixar a criança manusear o cubo e ela mesma narrar uma história baseada nas figuras já coladas.

- Entregar á criança o cubo e as figuras para que el mesma cole e crie uma história.

Material: cartolina, figuras, cola e tesoura.

fonte: Livro Recursos Educacionais 2, pag. 32.

História sequenciada

- Apresentar gravuras separadamente.

- Explorar uma gravura de cada vez, conversando com as crianças a respeito do que elas vêem.

- Pedir que as crianças formem uma história de acordo com a sequência das gravuras.

- Incentivar as crianças a dramatizarem a história ou desenharem de acordo com sua imaginação.

- Material: papel ofício, lápis de cor, giz de cera, caneta pilot, recortes de revistas ou gravuras, tesoura e cola.

fonte: Livro Recursos Educacionais 2, pag. 29.

fonte: Livro Recursos Educacionais 2, pag. 28.

2º momento - O/a professor/a deverá incentivar as crianças a produzirem uma história, a partir de um tema sugerido pela professora ou escolhido pelas crianças. Combine com elas, que a história deverá ter um cenário (lugar e tempo onde acontece a história), personagens que irão viver uma situação complicada e uma solução para essa complicação. Durante a produção, vá incentivando o grupo com perguntas: como era esse lugar? Como eram os personagens? O que poderia ter acontecido? O que será que vai acontecer? O que os personagens podem fazer para enfrentar determinada situação? Incentive a produção, possibilitando que todas contribuam dando sugestões para a o desenvolvimento da história e os ajude a escolher as melhores situações e formas de registrá-las. Após a história ter sido escrita, elogie e faça uma leitura para verificar o que precisa ser melhorado no texto. Após esse momento, reescreva a história em cooperação com as crianças. Proponha que as histórias produzidas sejam expostas em um varal da sala para serem relidas por elas. Se possível, grave esses momentos, as crianças narrando e ouvindo as histórias criadas por elas. Intercale os dias de narrativa com a escuta das histórias, para que elas apreciem, se sintam lisonjeadas em exercer o papel de contadores de histórias, avaliem e aprimorem essa prática.

Atividade 04 – Contadores de histórias

1º momento  - O/a professor/a deverá propor uma tarde ou manhã de histórias contadas e produzidas pelo grupo para as outras crianças da escola. Depois que tiverem selecionado as histórias que serão contadas pelo grupo, providencie a elaboração de um convite, dizendo o dia, a hora e o local em que ocorrerá a narrativa de histórias.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação:   Os alunos serão avaliados se:

• Conhecem e sabem narrar algumas histórias;

• Desenvolvem o gosto pela leitura de histórias;

• Produzem histórias fazendo uso da estrutura da narrativa; identificam a introdução, o cenário, quem faz o que e quando, identificar o problema, a solução e a situação final;

• Narram as histórias demonstrando entusiasmo e criativida.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra Cardoso Valderino, UEMS , Mato Grosso do Sul - disse:
    alecvsilva@hotmail.com

    14/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula, estão de parabéns os autores(a), posso tirar várias idéias para tornar minha aula mais interessantes.


  • RUTH REGINA MELO DE LIMA, NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - disse:
    ruthregina@bol.com.br

    12/10/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula e as sugestões de como criar situações criativas para envolver os alunos a aprenderem gostar de histórias e compreenderem as caracteristicas da narrativa são excelentes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.