Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Artificial Intelligence: reconhecendo e usando os verbos modais em Inglês!

 

17/10/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Reconhecer a forma e o uso dos verbos modais (can, could, may, might, should, ought to, should) em textos simples. 
  2. Compreender as características de uma boa comunicação oral e escrita em Inglês
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas “inteligência artificial – artificial intelligence”, o professor exibirá os vídeos:   

1)      “A.I. - Trailer Legendado” com a duração de 1:26 minutos (Fig 1). Tal vídeo trata-se do trailer do filme “Inteligência Artificial” lançado em 2001, o qual conta a história de um robô em forma de criança (David) que foi programado para amar seus pais eternamente. Ele foi adotado por um casal que poderia perder seu filho doente, em estado vegetativo. A mãe ativa os comandos que dotarão o robô de sentimento que farão que este a reconheça como sua mãe e ame-a para sempre. Mas o filho verdadeiro recupera-se e, num acidente no qual David não tem culpa, é acusado de ser uma ameaça e, por isso, é abandonado em uma floresta, de onde tenta fugir para retornar a sua casa e sentir o amor.   

2)      “Trailer do Filme WALL • E Movie Legendado” (Fig. 2) com a duração de 2:31 minutos. Tal vídeo trata-se do trailer do filme “Wall-E”, lançado em 2008 que conta a história do robô WALL-E, que foi deixado no poluído planeta Terra, no futuro, enquanto a população mundial se translada temporariamente para uma nave no espaço, a Axiom. Wall-E se apaixona por uma robô de traço feminino, EVA, enviada pela Axiom para sondar as condições do planeta, seguindo-a pelo espaço quando esta retorna à nave.   

RECURSO – Vídeo “A.I. - Trailer Legendado”

http://www.youtube.com/watch?v=Q2ARnE1_Pdw

   

Figura 1 – Imagem do Recurso   

RECURSO – Vídeo “Trailer do Filme WALL • E Movie Legendado”

http://www.youtube.com/watch?v=jJNSkawRjxQ    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO: os vídeos poderão ser salvos em DVD para ser exibido para todos os alunos ao mesmo tempo!  

 

Após a exibição dos vídeos, o professor proporá um debate em aula aberta, preferencialmente em Inglês, com base nas seguintes questões norteadoras:   

1)      Have you ever seen (Artificial Intelligence / Wall-E)? – Você já assistiu à (Inteligência Artificial / Wall-E)? – Resposta à critério do aluno.   

2)      What is “Artificial Intelligence” story about? – Sobre o que é a estória de “Inteligência Artificial”? – The movie tells the story of a robot in form o child (David) programmed to love its parents forever.  (O filme conta a história de um robô em forma de criança (David) que foi programado para amar seus pais eternamente.)   

3)      What is “Wall-E” story about? – Sobre o que é a estória de “Wall-E”? –  The movie tells the story of WALL-E a robot that was left in the polluted Earth, in the future, WALL-E falls in love with EVA a women like robot. – (O filme conta a história de WALL-E, um robô que foi deixado no poluído planeta Terra, no futuro, Wall-E se apaixona por uma robô de traço feminino, EVA.)   

4)      Do you consider (Artificial Intelligence / Wall-E) a good movie? Why? – Você considera (Inteligência Artificial / Wall-E) um bom filme? Por quê? – Resposta à critério do aluno.   

5)      What is (Artificial Intelligence / Wall-E) about? – Sobre o que é o filme (Inteligência Artificial / Wall-E)? – R: The movies are about intelligent robots that have feelings as the humans. (Os filmes são sobre robôs inteligentes, que tem sentimentos como os humanos).   

6)      What do these movies have in common? – O que estes filmes têm em comum? – R: They are about intelligent robots with feelings (Eles são sobre robôs inteligentes, com sentimentos).   O professor deverá mediar tal debate, organizando e estimulando as participações dos alunos.   

ATIVIDADE 1   

Continuando o debate proposto na motivação, para introduzir o uso dos verbos modais, o professor proporá mais duas questões:   

1)      Can artificial intelligent forms (as the robots of the movies) exist? - Formas inteligentes artificialmente (como os robôs dos filmes) podem existir? R: Yes, they can. / No, they can’t. (Sim, podem. / Não, não podem.)   

2)      Should development of artificial intelligent forms proceed speedily? – O desenvolvimento de formas artificialmente inteligentes deveria acontecer rapidamente? R: Yes, it should. / No, it should not. (Sim, poderia./ Não, não poderia.)   

Os verbos modais apresentados em tais questões correspondem a CAN (PODER) e SHOULD (DEVER).   

Após o debate, os alunos serão divididos em grupos de três a quatro integrantes para que circulem pela escola, com a devida autorização da direção e coordenação, para realizar uma enquete com outros alunos. Tal enquete terá como base as duas questões propostas acima; cada grupo deverá perguntá-las a cinco outras pessoas presentes no ambiente escolar, anotando em seus cadernos, quantas pessoas responderam sim e quantas pessoas responderam não às perguntas.   

Durante a realização da atividade é importante que o professor supervisione o trabalho dos grupos, estimulando a participação de todos de forma organizada.   

ATIVIDADE 2   

Após a realização da enquete, o professor proporá que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas em Inglês, escolhendo o melhor verbo modal (entre parênteses) para completar as seguintes frases:   

1)     People think that artificial intelligent forms (CAN / SHOULD / MUST /  MAY / MIGHT / COULD) exist. (As pessoas acreditam que formas de inteligência artificial (PODEM / DEVEM / PODERIAM / DEVERIAM) existir.

2)     People think that development of artificial intelligent forms (CAN / SHOULD / MUST /  MAY / MIGHT / COULD) proceed speedily. (As pessoas acreditam que o desenvolvimento de formas inteligentes artificialmente (PODEM / DEVEM / PODERIAM / DEVERIAM) acontecer rapidamente.)

Os grupos, portanto, deverão referir-se as informações sobre o tema “Verbos Modais” para a realização da atividade, disponíveis na Internet. Sugerimos a pesquisa nos seguintes sites:   

RECURSO - Sites Para Pesquisa Sobre Verbos Modais   

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/ModalVerbs1.php  

http://www.colegioweb.com.br/ingles/modal-verbs 

http://www.inglescurso.net.br/gramatica-inglesa/167-verbos-modais-modal-verbs/1322-introducao-verbos-modais-modal-verbs (Fig. 3)    

http://www.englishexperts.com.br/2007/02/12/modal-verbs-entenda-porque-eles-sao-tao-diferentes/

Figura 3 – Imagem do Recurso   

Por exemplo, um grupo poderá escolher o verbo CAN na sua forma negativa CAN’T para completar a primeira frase, por ter em vista que apenas uma pessoa das cinco entrevistadas acredita que formas de inteligência artificial existirão.    

Ao apresentarem seus resultados, ou seja, as frases em Inglês propostas na atividade completadas com os verbos modais à partir dos resultados da enquete, os grupos deverão explicar o motivo da escolha de determinado verbo modal referindo-se às pesquisas sobre os mesmos. No caso do exemplo em questão, o grupo poderia indicar que o verbo CAN foi escolhido por se referir à possibilidade de algo acontecer e aparece na sua forma negativa, pois indica que o fato em questão possivelmente não acontecerá.   

ATIVIDADE 3   

Dando sequência às atividades destas aulas, ainda em grupos, os alunos deverão escrever textos em Inglês quanto às possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial nos dias de hoje e no futuro. Tais textos deverão conter, pelo menos, dois verbos modais.

Para a produção dos textos os alunos poderão acessar mais informações sobre o tema nos sites sugeridos abaixo:

RECURSO - Sites Para Pesquisa

http://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai/node3.html 

http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Artificial_intelligence_applications 

http://www.buzzle.com/articles/applications-of-artificial-intelligence.html  (Fig. 4)

Figura 4 - Imagem do Recurso

Durante o processo de escrita do texto, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Os alunos deverão utilizar editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (Fig. 5), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO - BrOffice Writer

http://www.broffice.org/

Figura 5 – Imagem do Recurso   

ATIVIDADE 4

Nesta etapa, os  grupos apresentarão oralmente os textos produzidos para a turma. O professor deverá orientar quanto a pronúncia, ritmo e entonação.

Ao final de cada apresentação, o grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre a mesma e o professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.

ATIVIDADE 7  

Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão postados em um blog da turma da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.  

Informações sobre como criar um blog (Fig. 6) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

 

Figura 6 – Imagem do Recurso     

SUGESTÕES   

1.      Aprofundar as pesquisas sobre “Inteligência Artificial” em colaboração com os professores de Matemática e Ciências, buscando definir seu conceito com mais precisão e encontrar exemplos de sua aplicação na atualidade.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a compreensão do conceito de verbos modais e a compreensão e criação dos textos em Inglês.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Denise, iPrime Training Center , São Paulo - disse:
    pradenisemardegan@yahoo.com.br

    23/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente e totalmente dentro das minhas possibilidades e necessidades


  • Katia, uniesp , São Paulo - disse:
    kadamaceno@yahoo.com

    08/03/2014

    Cinco estrelas

    UMA AULA DINÂMICA .


  • Marlei Tartoni, UFMG , Minas Gerais - disse:
    mrrtartoni@gmail.com

    30/10/2010

    Cinco estrelas

    Excellent idea. Class with many resources and a discussion for the future of humanity. Students love this kind of robotic stuff. Congratulations!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.