Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo palavras: jogando com letras e sílabas

 

20/10/2010

Autor e Coautor(es)

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Confrontar hipóteses sobre a escrita;
  •   Desenvolver o gosto pela leitura;
  •   Formar palavras;
  •   Brincar com alguns jogos: argola, quebra-cabeça;
  •  Aprender a ordem alfabética utilizando-a em atividades propostas;
  •   Reconhecer as letras do alfabeto;
  •  Compreender a composição das sílabas.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é necessário que o aluno exponha seus pensamentos e ideias, através da linguagem oral e consiga trabalhar em grupo.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

 Professor, para um maior contato entre as crianças e as letras do alfabeto, proponha o jogo da cobrinha sabida. A finalidade desse jogo é fazer com que as crianças explorem o alfabeto e memorizem a sequência alfabética, pré-requisito essencial para facilitar a procura em dicionários, listas, enciclopédias, dentre outros.

a)      Forme um grupo de cinco jogadores.

b)      Providencie o desenho de uma cobrinha juntamente com todas as letras do alfabeto para cada grupo e coloque dentro de um saquinho. Como são 5 grupos, serão 5 cobrinhas e 5 alfabetos completos.

  

Fonte: Acervo da autora

c)      Sem olhar, cada jogador pega uma peça no saco. Depois, começa tudo de novo. Cada um pega mais uma peça, até que todos tenham cinco peças na mão.

d)      A letra A não vai ser de ninguém. Se alguém tirá-la, deve colocá-la na cabeça da cobra e pegar outra peça.

e)     Com uma parlenda ou uma dinâmica ou um sorteio, decidam quem vai começar o jogo. Estabeleça também qual vai ser a ordem das jogadas, ou seja, se elas serão no sentido horário ou no anti horário.

f)      O jogador que iniciar a partida deve colocar uma letra na cobrinha, respeitando a ordem alfabética, do começo para o fim, ou do fim para o começo. Portanto, ele deverá colocar na cobrinha ou a letra B ou a letra Z.

g)       Não é permitido colocar peça fora da sequência. Quando o jogador não tiver a peça, ele deverá passar a vez a outro.

h)      Ganha o jogo, quem encaixar primeiro todas as letras.  

Fonte: Acervo da Autora

Ao final da atividade peça que os alunos dêem opinião sobre o jogo da cobrinha. Peça que digam o que foi mais fácil e/ou que foi mais difícil. É importante que os alunos justifiquem sua resposta.

2ª Atividade:

Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento bem divertido. Providencie o livro Palavras, muitas palavras... de Ruth Rocha e faça a leitura para a turma. Nesse livro cada letra do alfabeto é a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita diversão e rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças. Os desenhos acompanham e reforçam a proposta do texto.

                                                                                         http://literinhas.blogspot.com/  

Depois de fazer a leitura, peça para ilustrarem em uma folha de papel branca algumas palavras e também fazerem a tentativa de escrita das palavras escolhidas.

3ª Atividade:

Professor, nesse momento, proponha o jogo da argola para as crianças. A ideia é estimular a criação/formação de palavras pelas crianças e esse jogo proporciona isso.

1º passo:

Primeiro diga à turma que realizarão o jogo da argola. Pergunte se alguém conhece e se já brincou. Mesmo que já conheçam, relembre as regras do jogo.

Em seguida, divida a turma em 2 grupos. Para fazer a divisão, você poderá utilizar a seguinte estratégia: Escolha dois números, diga para cada criança um número, por exemplo, 1, 2, 1, 2,1... e assim por diante. Depois reúna o grupo número 1 e o grupo número 2.

Explique que o jogo da argola consiste em lançar argolas sobre garrafas.

2º passo:  

Providencie:

  •  26 garrafas PET e cole uma letra em cada garrafa.
  •  No mínimo 6 argolas.   

Arrume as garrafas próximas uma das outras, cole uma fita no chão identificando até onde a criança poderá chegar para lançar as argolas.

3ºpasso:

Construindo as regras para o jogo:

Professor, juntamente com as crianças formule as regras do jogo.

1º- O grupo deverá organizar a ordem de jogada dos integrantes. Quem será o primeiro a lançar, o segundo, o terceiro e assim por diante.

2º- Cada grupo escolherá um representante para ver no par ou ímpar quem começará.

3º - O objetivo é acertar a argola em uma garrafa e formular uma palavra com a letra que está na garrafa.

4º- Se o jogador errar o lançamento será a vez do outro grupo, e assim por diante.

5º- No momento de formular a palavra, o grupo poderá ajudar.

6º- O jogador irá soletrar a palavra e o professor vai registrar na lousa.

7º- Só valerá ponto para o grupo, se a palavra estiver correta

 

4ª Atividade:

Professor, a partir das atividades anteriores, as crianças poderão perceber que as palavras são compostas por letras. Porém, é preciso também que comecem a compreender que as palavras são compostas por sílabas, isto é, cada um dos impulsos sonoros que formam as palavras quando pronunciamos, em linhas gerais, sílaba é cada pedacinho da palavra quando pronunciamos.

Brinque com a turma: Peça para cada criança falar seu nome e estralar os dedos em cada sílaba.   

 Fe – li – pe       Mar – ce – la              Ma – ri – a

Em seguida, organize a turma em grupos de 4 ou 5 jogadores. Decida com a ajuda da turma qual criança de cada grupo irá começar. Uma sugestão seria seguir a ordem alfabética dos nomes dos integrantes de cada grupo.

O primeiro diz uma palavra. O seguinte tem que dizer outra palavra que comece com a sílaba inicial da palavra dita. Por exemplo, se a pessoa diz FADA, o seguinte poderá dizer FAROFA, e o próximo FACA e assim por diante.

Quando um jogador demorar muito para dar uma nova palavra, fica fora do jogo ou  o colega que está à sua direita poderá ajudá-lo, só assim todos poderão ficar até o final da atividade. Nesse momento, o próximo jogador deverá dizer uma palavra iniciada com a letra seguinte do alfabeto. No caso, seria a letra G.

VARIAÇÕES:

O jogo poderá ser feito primeiramente com toda turma, pois assim os grupos terão mais facilidade para jogar.

Outra atividade interessante para trabalhar com as crianças seria “Desafios”.

Sugerimos que proponha às crianças o seguinte:

Será que você consegue preencher os quadrados em branco com uma única sílaba e formar duas palavras ao mesmo tempo? Veja como se faz:  

Fonte: Acervo da autora

Professor, solicite que os alunos façam o registro em uma folha a parte, das palavras que conseguiram montar. Utilize os registros em atividades no caderno de Língua Portuguesa. Você poderá fazer assim:

 REGISTRANDO  DESAFIOS

 Hoje realizamos alguns desafios. Individualmente, deveríamos montar duas palavras ao mesmo tempo utilizando quadrados que estavam em branco.

Minha ficha estava com o quadrado em branco, estavam assim...

Eu consegui montar as seguintes palavras....

Agora, vou escrever as palavras que escrevi e depois vou produzir uma frase para cada uma delas ....  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, durante os momentos propostos, avalie perguntando, observando, registrando, se as crianças reconheceram as letras e as sílabas como partes constituintes de palavras, bem como se conseguiram formar palavras. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas, retornando sempre que for necessário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.