Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que horas são?

 

25/03/2011

Autor e Coautor(es)
SOLANGE ASEVEDO RIBEIRO
imagem do usuário

SANTOS - SP JOAO PAPA SOBRINHO PROFESSOR UNIDADE MUN DE EDUCACAO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     Oferecer subsídio ao aluno para que ele reconheça as horas no relógio analógico e aprenda a se organizar em suas atividades diárias, a adaptar sua rotina aos horários fixos, como atender aos compromissos e respeitar os horários estabelecidos. Assim, ele desenvolverá autonomia para cuidar de sua própria vida.

Duração das atividades
6 a 8 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Para a realização desta tarefa, é necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos das 4 operações, que conheçam as formas geométricas, mais precisamente o círculo e as formas em que ele pode ser dividido. Além disso, o aluno precisa saber para que servem os diversos tipos de relógio, como as atividades diárias dependem do bom funcionamento e cumprimento dos horários estabelecidos para os inúmeros compromissos e atividades do cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula      

Relógio digital e analógico que o professor e os alunos possam manusear e computadores com internet.

Estratégias

1ª aula: Problematização      

Os alunos irão manusear o relógio digital e analógico. A professora perguntará qual o horário que eles fazem diversas atividades, como: acordar, chegar à escola, horários das aulas, do recreio, término das aulas, almoço, lanche, jantar, fazer lição, assistir televisão, jantar, tomar banho, dormir, entre outros. Em seguida poderão listar as atividades, expô-las na classe e registrá-las por meio de desenhos.

2ª aula: Relógio analógico      

No laboratório de informática, retomarão as atividades da aula anterior.

Com o auxílio do relógio analógico disponível no site: www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1435, os alunos moverão os ponteiros do relógio e observarão como os mesmos se movem, a direção que se movem, a diferença da velocidade do ponteiro grande e do pequeno.      Ao retomar cada situação da aula anterior e seus respectivos horários, os alunos irão mover os ponteiros e marcarão as horas, conferindo com os colegas e a professora a marcação das horas e dos minutos.

3ª aula: Relógio analógico e a tabuada do 5

No laboratório de informática, serão retomadas as atividades da aula anterior.      

Com o auxílio do relógio analógico disponível no site: www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2416, os alunos moverão os ponteiros do relógio de 5 em 5 minutos, conforme solicitação da professora para que marquem as horas de algumas atividades diárias. Em seguida, o mesmo será feito ao ser pedido que os alunos marquem as horas de atividades a cada 15 minutos.

Por fim, os alunos moverão os ponteiros de 1 em 1 hora. Essa atividade lhes oferece condições para concluir que o ponteiro dos minutos se move muito mais rápido que o ponteiro das horas. Enfim, o movimento do relógio analógico pode ser comparado aos movimentos de rotação e translação da Terra em torno do Sol. Essa análise comparativa facilita a compreensão do mecanismo envolvido na fabricação desse recurso tecnológico tão antigo e eficaz.

4ª aula: Relógio analógico X digital - Atividades de fixação.     

No laboratório de informática, os alunos deverão acessar as atividades dos sites:     

Atividade: 3837 - Stop de clock

Descrição: Arraste as horas para o relógio analógico.

Disponível nas áreas de: matemática e inglês

Fonte: www.funnylearn.com. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3837, acesso em 18/09/2010 às 22h40min.       

 

Atividades: 3834 - Stop the clock

Descrição: Arraste corretamente as horas (relógio digital) para o relógio analógico.

Disponível nas áreas de: matemática e inglês

Fonte: www.funnylearn.com. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3834, acesso em 18/09/2010 às 22h45min.     

 

Atividade: 3818 - Que horas são?

Descrição: Você já conhece as horas. Então seja rápido para responder as questões.

Disponível nas áreas de: matemática e português.

Fonte: www-peda.ac-martinique.com.fr. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3818, acesso em 18/09/2010 às 22h55min.         

 

Atividade: 466 - Conhecendo as horas

Descrição: Observe a hora no relógio analógico e digite-a no retângulo abaixo.

Disponível nas áreas de: matemática

Fonte: www.atividadeseducativas.com.br

Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=466, acesso em 18/09/2010 às 23h02min.          

Note que o grau de dificuldade das atividades aumenta e, nesse momento, temos duplas a trabalhar em atividades diferentes no laboratório de informática.

 

5ª aula: Relógio analógico - Atividades de fixação

Atividade: 3821 - Leitura e escrita das horas em relógios de ponteiros

Descrição:  Vários exercícios para você aprender a ler as horas no relógio.

Disponível nas áreas de: matemática e português.

Fonte: www.malhatlantica.pt/aeiou/. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3821, acesso em 18/09/2010 às 23h07min.            

Esta atividade tem seis páginas diferentes e ela proporciona aos alunos escrever as horas e verificar se sua redação foi feita de forma correta.

       

6ª aula: Relógio analógico X digital – DIA E NOITE

Atividade: 3817 - Time

Descrição:  Atividade para aprender as horas no relógio analógico. No formato 24 horas, AM/PM. Clique no botão 'Stop the clock' para parar os ponteiros do relógio, digite a hora nos espaços em branco e depois clique em 'Check' para verificar se está correto.

Disponível nas áreas de: inglês e matemática.

Fonte: www.bgfl.org/. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3817, acesso em 18/09/2010 às 23h07min.     

Essa atividade traz outro desafio aos alunos, que é ver o horário marcado no relógio analógico e escrevê-lo no relógio digital. Eles a fizeram, de início no formato de zero a 12 horas.      Neste caso, os alunos perguntarão sobre o significado das siglas AM (ante meridien) e PM (post meridien) em inglês.      Em português é mais fácil os alunos se lembrarem de: AM (antes do meio-dia) e PM (passado do meio dia e antes da meia-noite).

Em seguida, é introduzido o relógio marcando as 24 horas, o que aumenta o desafio e, finalmente, são esclarecidas todas as dúvidas remanescentes sobre o horário de ônibus, barcas, atendimento médico, sessões de cinema, entre os diversos compromissos da vida de cada aluno onde é preciso saber ler as horas no formato de 24 horas.

Recursos Complementares

Vídeos que ensinam a ver as horas:

http://www.youtube.com/watch?v=rjSk_921juQ&feature=related

Livros ilustrativos:

ARIELLO, Fabianee. Doki - Hora De Aprender As Horas. Coleção: Doki Descobre. São Paulo: Fundamento, 2009.

Portal das atividades educativas:

www.brincandoseaprende.com.br

www.imagem.eti.br

Avaliação

Cada aluno é avaliado no decorrer das aulas, conforme avançam nas atividades. Pode haver também uma avaliação individual quantitativa. Nesse momento, o aluno que apresentar alguma dificuldade pode saná-la com a orientação individual do professor, enquanto os demais colegas trabalham em grupos em outras atividades no laboratório de informática.

Atividades utilizadas na avaliação quantitativa:    

Essas atividades estão distribuídas em 15 páginas diferentes e podem ser aplicadas em diversos níveis de dificuldade.   Disponível  em: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/aprenda_a_ver_as_horas_1.html, acesso em 23/10/2010 às 15h44min.

Conclusão

Após essas aulas, 95% dos alunos do 4º ano compreenderam o processo de medição do tempo com os relógios digital e analógico. Pôde—se notar mudança de comportamento em relação ao cumprimento do horário de chegada na escola. Alguns alunos comentaram que se tornaram mais pontuais porque sabiam como cobrar dos pais o respeito ao horário de saída de sua casa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.