25/03/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Oferecer subsídio ao aluno para que ele reconheça as horas no relógio analógico e aprenda a se organizar em suas atividades diárias, a adaptar sua rotina aos horários fixos, como atender aos compromissos e respeitar os horários estabelecidos. Assim, ele desenvolverá autonomia para cuidar de sua própria vida.
Para a realização desta tarefa, é necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos das 4 operações, que conheçam as formas geométricas, mais precisamente o círculo e as formas em que ele pode ser dividido. Além disso, o aluno precisa saber para que servem os diversos tipos de relógio, como as atividades diárias dependem do bom funcionamento e cumprimento dos horários estabelecidos para os inúmeros compromissos e atividades do cotidiano.
Recursos da aula
Relógio digital e analógico que o professor e os alunos possam manusear e computadores com internet.
Estratégias
1ª aula: Problematização
Os alunos irão manusear o relógio digital e analógico. A professora perguntará qual o horário que eles fazem diversas atividades, como: acordar, chegar à escola, horários das aulas, do recreio, término das aulas, almoço, lanche, jantar, fazer lição, assistir televisão, jantar, tomar banho, dormir, entre outros. Em seguida poderão listar as atividades, expô-las na classe e registrá-las por meio de desenhos.
2ª aula: Relógio analógico
No laboratório de informática, retomarão as atividades da aula anterior.
Com o auxílio do relógio analógico disponível no site: www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1435, os alunos moverão os ponteiros do relógio e observarão como os mesmos se movem, a direção que se movem, a diferença da velocidade do ponteiro grande e do pequeno. Ao retomar cada situação da aula anterior e seus respectivos horários, os alunos irão mover os ponteiros e marcarão as horas, conferindo com os colegas e a professora a marcação das horas e dos minutos.
3ª aula: Relógio analógico e a tabuada do 5
No laboratório de informática, serão retomadas as atividades da aula anterior.
Com o auxílio do relógio analógico disponível no site: www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2416, os alunos moverão os ponteiros do relógio de 5 em 5 minutos, conforme solicitação da professora para que marquem as horas de algumas atividades diárias. Em seguida, o mesmo será feito ao ser pedido que os alunos marquem as horas de atividades a cada 15 minutos.
Por fim, os alunos moverão os ponteiros de 1 em 1 hora. Essa atividade lhes oferece condições para concluir que o ponteiro dos minutos se move muito mais rápido que o ponteiro das horas. Enfim, o movimento do relógio analógico pode ser comparado aos movimentos de rotação e translação da Terra em torno do Sol. Essa análise comparativa facilita a compreensão do mecanismo envolvido na fabricação desse recurso tecnológico tão antigo e eficaz.
4ª aula: Relógio analógico X digital - Atividades de fixação.
No laboratório de informática, os alunos deverão acessar as atividades dos sites:
Atividade: 3837 - Stop de clock
Descrição: Arraste as horas para o relógio analógico.
Disponível nas áreas de: matemática e inglês
Fonte: www.funnylearn.com. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3837, acesso em 18/09/2010 às 22h40min.
Atividades: 3834 - Stop the clock
Descrição: Arraste corretamente as horas (relógio digital) para o relógio analógico.
Disponível nas áreas de: matemática e inglês
Fonte: www.funnylearn.com. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3834, acesso em 18/09/2010 às 22h45min.
Atividade: 3818 - Que horas são?
Descrição: Você já conhece as horas. Então seja rápido para responder as questões.
Disponível nas áreas de: matemática e português.
Fonte: www-peda.ac-martinique.com.fr. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3818, acesso em 18/09/2010 às 22h55min.
Atividade: 466 - Conhecendo as horas
Descrição: Observe a hora no relógio analógico e digite-a no retângulo abaixo.
Disponível nas áreas de: matemática
Fonte: www.atividadeseducativas.com.br
Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=466, acesso em 18/09/2010 às 23h02min.
Note que o grau de dificuldade das atividades aumenta e, nesse momento, temos duplas a trabalhar em atividades diferentes no laboratório de informática.
5ª aula: Relógio analógico - Atividades de fixação
Atividade: 3821 - Leitura e escrita das horas em relógios de ponteiros
Descrição: Vários exercícios para você aprender a ler as horas no relógio.
Disponível nas áreas de: matemática e português.
Fonte: www.malhatlantica.pt/aeiou/. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3821, acesso em 18/09/2010 às 23h07min.
Esta atividade tem seis páginas diferentes e ela proporciona aos alunos escrever as horas e verificar se sua redação foi feita de forma correta.
6ª aula: Relógio analógico X digital – DIA E NOITE
Atividade: 3817 - Time
Descrição: Atividade para aprender as horas no relógio analógico. No formato 24 horas, AM/PM. Clique no botão 'Stop the clock' para parar os ponteiros do relógio, digite a hora nos espaços em branco e depois clique em 'Check' para verificar se está correto.
Disponível nas áreas de: inglês e matemática.
Fonte: www.bgfl.org/. Disponível em: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3817, acesso em 18/09/2010 às 23h07min.
Essa atividade traz outro desafio aos alunos, que é ver o horário marcado no relógio analógico e escrevê-lo no relógio digital. Eles a fizeram, de início no formato de zero a 12 horas. Neste caso, os alunos perguntarão sobre o significado das siglas AM (ante meridien) e PM (post meridien) em inglês. Em português é mais fácil os alunos se lembrarem de: AM (antes do meio-dia) e PM (passado do meio dia e antes da meia-noite).
Em seguida, é introduzido o relógio marcando as 24 horas, o que aumenta o desafio e, finalmente, são esclarecidas todas as dúvidas remanescentes sobre o horário de ônibus, barcas, atendimento médico, sessões de cinema, entre os diversos compromissos da vida de cada aluno onde é preciso saber ler as horas no formato de 24 horas.
Vídeos que ensinam a ver as horas:
http://www.youtube.com/watch?v=rjSk_921juQ&feature=related
Livros ilustrativos:
ARIELLO, Fabianee. Doki - Hora De Aprender As Horas. Coleção: Doki Descobre. São Paulo: Fundamento, 2009.
Portal das atividades educativas:
Cada aluno é avaliado no decorrer das aulas, conforme avançam nas atividades. Pode haver também uma avaliação individual quantitativa. Nesse momento, o aluno que apresentar alguma dificuldade pode saná-la com a orientação individual do professor, enquanto os demais colegas trabalham em grupos em outras atividades no laboratório de informática.
Atividades utilizadas na avaliação quantitativa:
Essas atividades estão distribuídas em 15 páginas diferentes e podem ser aplicadas em diversos níveis de dificuldade. Disponível em: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/aprenda_a_ver_as_horas_1.html, acesso em 23/10/2010 às 15h44min.
Conclusão
Após essas aulas, 95% dos alunos do 4º ano compreenderam o processo de medição do tempo com os relógios digital e analógico. Pôde—se notar mudança de comportamento em relação ao cumprimento do horário de chegada na escola. Alguns alunos comentaram que se tornaram mais pontuais porque sabiam como cobrar dos pais o respeito ao horário de saída de sua casa.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2011
Cinco estrelasMuito boa,irei desenvolver com meus alunos, acredito que meus alunos compreenderão o processo de medição do tempo, com mas facilidade.
26/03/2011
Cinco estrelasAdorei, parabéns! Coninue amando o que vc faz