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Ampliando a vivência corporal dos aparelhos da G.R: corda, arco e fita

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as manipulações obrigatórias dos aparelhos corda, arco e fita na ginástica rítmica
  • Relacionar estas exigências com os elementos corporais obrigatórios.
  • Identificar alguns aspectos da cinemática vetorial na manipulação destes aparelhos
Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

conceito de ginástica ritmica, regras, elementos corporais da ginástica ritmica

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor deverá reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibir os videos que seguem:

http://www.youtube.com/watch?v=HE6106QER4s&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=lwvNhwIWvyY&feature=fvsr 

http://www.youtube.com/watch?v=1vpeYOBD3jw

Acessos dia 15 de setembro de 2010.

Ao término da exibição os alunos serão questionados acerca de quais foram os movimentos corporais executados pela ginasta no vídeo: quais foram os movimentos corporais utilizados pela ginasta, sem utilizar o aparelho? Quais devem ser as capacidades físicas que são necessárias para realizar estes movimentos? Apontando no sentido de que cada um dos aparelhos da ginástica rítmica apresentam movimentos corporais obrigatórios característicos, que, no caso dos aparelhos apresentados, são:    

Corda: Os principais elementos corporais da corda são os saltos.

Arco: Seus elementos corporais principais são os saltos, pivotes (Giros) e equilíbrios.

Fita: O elemento corporal da fita são os pivotes (giros).    

Atividade 2Construindo materiais alternativos para a vivência dos elementos: O professor poderá construir materiais alternativos para a prática destes aparelhos caso a escola não possua o material adequado. Veja abaixo as sugestões:

Corda: poderá ser utilizado qualquer tipo de corda, desde que seu tamanho seja proporcional ao corpo do aluno (para isso ser verificado, peça ao discente que pise no meio da corda e segure as pontas com a mão; para estar adequada, a corda não poderá sobrar nem faltar nas mãos do aluno.   

Arco: poderá ser utilizado arcos de plástico (também conhecidos como “bambolês”)

Fita: poderá ser construído lançando mão de um bastão de madeira fino, um clipe e uma fita de papel crepom, de cerca de 3 metros por 15 centímetros de largura. O professor deverá fazer um furo na extremidade do bastão, encaixar o clipe no furo. Em uma das extremidades da fita de papel crepom colar um pedaço de durex e fazer um orifício no centro da largura, sobre a fita de durex. Colocar o clipe no orifício.  

Atividade 3:  Conhecendo os aparelhos da ginástica rítmica: arco, fita e corda: O professor deverá dividir os alunos em 3 grupos. Cada grupo receberá uma descrição dos aparelhos que serão vivenciados para os grupos:

Corda: Caracteriza-se por balanços, círculos, rotações, figuras com movimentos tipo "oito", lançamentos e capturas da corda. Os ginastas também saltam e saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mãos. A corda é feita de linho ou material sintético; proporcional ao tamanho da ginasta.

http://www.cob.org.br/esportes/momentos_marcantes/ginastica_ritmica1.jpg  (Acesso dia 28 de outubro de 2010).

Arco Os movimentos mais comuns com o arco incluem balanços, rolamentos, lançamentos e capturas, giros, incursões no arco, rotações do arco no chão e rotações do arco ao redor da mão e outras partes do corpo. O mais impressionante aqui está nos altos lançamentos e nas técnicas complexas para pegar o arco de uma forma diferente a cada momento. O arco é feito de madeira ou plástico, possui diâmetro interior de 80-90 cm e peso mínimo de 300 gramas. 

http://www.cob.org.br/site/news_room/banco/gal_2008_8_22_13_49_51_GRIT_2208_AF_04.jpg  (Acesso dia 28 de outubro de 2010).

 Fita São incluídas nas rotinas de fitas: espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente. A fita possui uma vareta que é feita de madeira ou material sintético e tem diâmetro máximo de 1cm, por 50-60cm de comprimento; a fita é feita de cetim ou material semelhante com largura de 4-6 cm por 6 m de comprimento; o peso da fita deve ser de, no mínimo, 35g.

Extraído de http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica_provas.html, acesso dia 13 de setembro de 2010.   

Cada um dos grupos deverá realizar os movimentos citados, associando-os com os movimentos corporais apresentados na aula “Os elementos corporais presentes na ginástica rítmica”, de autoria de Adriano de Paiva reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho.   

Atividade 4: Construindo uma apresentação de ginástica rítmica: Os alunos, munidos das vivências e das discussões, deverão se dividir em grupos com 5 alunos. Com os movimentos apresentados per eles, deverão organizar uma seqüência dos movimentos vivenciadas na atividade 2. Cada seqüência deverá apresentar, pelo menos, um movimento de cada elemento apresentado, e, além disso, deverá apresentar fluência, acompanhado de uma música instrumental (o professor poderá utilizar as músicas presentes em http://www.ginasticas.com/interacao/int_downloads_musicas.html (acesso dia 13 de setembro de 2010), para as apresentações.   

DICA: O PROFESSOR PODERÁ AJUDAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DESTA, MAS DEIXE QUE OS ALUNOS USEM A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO.    

Atividade 5: Pensando um pouco em física...: O professor irá iniciar uma nova discussão com os alunos, realizando um paralelo entre alguns movimentos realizados com aspectos da física mecânica. Quais aspectos da física mecânica podemos encontrar nos manejos dos aparelhos? Direcionando no sentido de que muitos fenômenos da mecânica clássica podem ser encontrados nos manejos. Com esta discussão o professor irá propor que os alunos identifique os fenômenos mecânicos nos movimentos dos grupos durante a avaliação das apresentações dos grupos.

DICA: PARA ESTA PARTE DA AULA, É IMPRESCINDÍVEL UM TRABALHO INTEGRADO COM O PROFESSOR DE CIÊNCIAS OU DE FÍSICA DA ESCOLA.   

http://www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_fisica.htm (acesso dia 13 de setembro de 2010).   

As seqüências serão apresentadas em um festival de ginástica rítmica, realizada na própria turma, que também servirá de avaliação (ler descrição na avaliação).   

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos deverão se apresentar em um festival de ginástica, onde serão avaliados a partir dos movimentos pedidos vivenciados e pela criatividade (para tornar a atividade mais dinâmica, a avaliação poderá ser feita pelos próprios alunos dos outros grupos).  

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