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A ginástica rítmica: benefícios e malefícios à saúde

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Apreender argumentos acerca dos benefícios e malefícios da prática da ginástica rítmica em seu formato competitivo.

§         Compreender alguns aspectos fisiológicos do corpo humano e as reações frente a produtos farmacológicos;

Duração das atividades
2 aulas (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aparelhos, elementos corporais, regras e histórico da ginástica ritmica; conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor iniciará a aula discutindo com os alunos acerca do esporte e dos princípios que o norteia:

  • Qual a principal característica do esporte?
  • O que será necessário para que as pessoas alcancem este objetivo?   

Direcionar uma discussão no sentido de que o esporte é um fenômeno cujo objetivo principal é a vitória, e que, muitas vezes, os atletas recorrem a métodos para melhorar sua performance ou competem com sérias lesões. Assim, o professor deverá exibir aos alunos o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=_IRHC2Wmu0g  (Acesso dia 13 de setembro de 2010).   

 

http://www.theage.com.au/news/world/presidents-romantic-gymnastics-spark-wedding-rumours/2008/04/18/1208025477677.html (Acesso dia 13 de setembro de 2010).

Questionar aos alunos as suas impressões do ponto de vista da execução dos movimentos:

  • Vocês gostaram da apresentação?
  • Qual deve ter sido a colocação da atleta neste campeonato?

Estes questionamentos terão o intuito de levantar algumas questões acerca do doping. O professor pode relatar, caso julgue necessário, que a atleta, naquela apresentação, estava sob o efeito de substâncias proibidas.

Após as respostas dos alunos, apresentar o texto abaixo:

"Bem como nas demais modalidades da ginástica, uma das violações possíveis de ocorrer na rítmica é o doping. Visando o controle e a manutenção da boa conduta, a FIG estabelece testes antidoping antes, durante e após a realização dos eventos, podendo realiza-los até mesmo quando as ginastas estão fora de competições. Contudo, como suas filiadas, as Uniões devem também efetuar o controle em seus respectivos continentes, como faz a União Europeia de Ginástica. Com as medidas disciplinares, não são muitos os casos de doping nesta modalidade. No entanto, entre os casos mais famosos de dopagem bioquímica da ginástica rítmica, está o da mais condecorada ginasta que já competiu até o ano de 2006, Alina Kabaeva. Em 2001, a alteta perdeu suas seis medalhas conquistadas no Mundial de Madri, pela comprovação de doping nos Jogos da Amizade, embora não tenha sido banida da competição e nem do esporte. Outra ginasta reprovada em teste foi a ucraniana medalhista olímpica, Anna Bessonova. Em 2002, recebeu dois meses de punição sem poder competir, devido a presença de furosemida, mesma razão pela qual Kabaeva teve suas medalhas retiradas no ano anterior. Entre as punições moderadas da Federação estão a retirada de medalhas, a desclassificação e o afastamento temporário. Já a mais severa, causada por reinscidência, é o banimento do esporte. Segundo as regras descritas no Regulamento Técnico da Federação Internacional, a idade mínima para as participantes da ginástica rítmica é de dezesseis anos, sem exceção de competição, como ocorreu com a artística feminina durante algum tempo. O controle que evita a falsificação etária é feito através de um processo de creditação da FIG antes das competições oficiais. A comissão organizadora do evento, junto a um secretário da entidade verifica a idade das atletas, na mesma medida em que verifica suas nacionalidades. Como punição, o Código de Disciplina aplica medidas moderadas, como a retirada das medalhas, a desqualificação no evento e o afastamento temporário. Nesta modalidade, não há relatos registrados de falsificações etárias em competições oficiais, tanto regidas pela FIG quanto regidas pelo Comitê Olímpico Internacional." e relatar que o vídeo apresentado foi a apresentação de uma das atletas que foram citadas no texto.

(Extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica_rítmica, (acesso dia 13 de setembro de 2010).   

Após a leitura do texto, os alunos deverão pesquisar quais são as formas de dopagem e quais podem ser usadas por atletas de ginástica rítmica a fim de melhorar sua performance.   

links de apoio:

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583&page=2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dopagem_bioquímica

(Acessos dia 14 de setembro de 2010).

As lesões na Ginástica Ritmica

Exibir aos alunos o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=mR8DObRyLJE (acesso dia 13 de setembro de 2010).

Questionar aos alunos ao término da exibição, o que pode ter levado esta ginasta a não realizar saltos em sua apresentação, uma vez que este é um movimento corporal obrigatório ao aparelho.

Solicitar que os alunos realizem uma pesquisa na Internet sobre as lesões que podem ter uma ginasta rítmica.

Site de apoio: http://www.cdof.com.br/consult22.htm (acesso dia 13 de setembro de 2010).

Ao término das pesquisas, o professor deverá mediar um debate com os alunos acerca dos temas (doping e lesões na ginástica rítmica), amparados nas pesquisas realizadas, com algumas perguntas incitadoras.

  • Quais são os efeitos biológicos da utilização de produtos farmacológicos pelos atletas?
  • Na ginástica rítmica, quais produtos podem melhorar a performance dos atletas?
  • E quais podem ser as lesões que um atleta de ginástica rítmica pode ter?
  • O que faz um atleta passar por estas situações (competir com graves lesões e/ou sob efeito de produtos ilegais)?  

 Direcionando no sentido de que o esporte, na sua configuração competitiva, faz com que os atletas recorram a estes recursos e atitudes.       

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão desenvolver um texto dissertativo com o tema: a ginástica rítmica e as agressões com o corpo.

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