21/10/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não tem pré-requesitos.
Atividade 1- Expressar o conhecimento sobre cordel
Iniciar uma conversa para fazer um levantamento prévio das experiências do grupo, fazendo as seguintes questões: alguém já leu cordel? onde encontramos o cordel? quem escreve o cordel? e como se ilustra o cordel? Ouvir todas as respostas e escrever as falas de cada aluno em cartaz. Ao final, ler cada fala e perguntar quem expressou aquele comentário.
http://2.bp.blogspot.com/_tN1giNekAUI/TIG-h4SzJxI/AAAAAAAAAIw/0-ADWKwyIm8/s1600/CORDEL+2.jpg
Atividade 2- Cantar com os cordéis
Escolha um texto de cordel e leia para as crianças com entusiasmo e ênfase nas rimas. Na segunda vez, voce eas crianças fazem uma musicalização com o texto, cantando em ritmo compassado. Se na sua cidade houver violeiros faça um convite para vir cantar na escola, caso não tenha, procure na escola alguém que toque violão e convide-o para acompanhar a turma cantando com cordéis. O violeiro pode ser uma pessoa da comunidade (escola, bairro, cidade).
http://4.bp.blogspot.com/_swBYv3kaADg/RoLzzCe3fQI/AAAAAAAAADc/zV_Lds_rqNQ/s200/cordel.jpg
Atividade 3- Ilustrar capas do cordéis
Professor selecione antecipadamente 3 a 4 folhetos de cordéis. Você deve Ampliar as capas com fotocópia e fixá-las na parede. Em seguida faz uma leitura coletiva das imagens de cada capa. A leitura pode ser orientada pelas seguintes questões: o que vocês veêm? que pessoas estão na figura? que animais? O que eles estão fazendo? Escolha 2 cordéis para ler o texto na íntegra e analise a compreensão do vocabulário apresentado. Ao final, solicite que as crianças desenhem uma das capas conforme as suas impressões. De preferência usar papel branco e lápis preto de giz de cera. Peça a cada aluno que mostre sua produção e fale sobre ela.
Ao final da atividade, observar se o aluno:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2010
Cinco estrelasachei excelente pois aprendi muita coisa com essa lição beijokas de marcia