Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LITERATURA DE CORDEL

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Promover o acesso à literatura de cordel através de autores nordestinos;
  • Conhecer a origem da litertura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina;
  • Identificar que o cordel tem origem na oralidade;
  • Perceber os principais temas da literatura de cordel nordestina: romance, religião, política, preconceito social etc.
Duração das atividades
2 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não tem pré-requesitos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Expressar o conhecimento sobre cordel

Iniciar uma conversa para fazer um levantamento prévio das experiências do grupo, fazendo as seguintes questões: alguém já leu cordel? onde encontramos o cordel? quem escreve o cordel? e como se ilustra o cordel? Ouvir todas as respostas e escrever as falas de cada aluno em cartaz. Ao final,  ler cada fala e perguntar quem expressou aquele comentário.

http://2.bp.blogspot.com/_tN1giNekAUI/TIG-h4SzJxI/AAAAAAAAAIw/0-ADWKwyIm8/s1600/CORDEL+2.jpg 

Atividade 2- Cantar com os cordéis

Escolha um texto de cordel e leia para as crianças  com entusiasmo e ênfase nas rimas. Na segunda vez, voce eas crianças fazem uma musicalização com o texto, cantando em ritmo compassado. Se na sua cidade houver violeiros faça um convite para vir cantar na escola, caso não tenha, procure na escola alguém que toque violão e convide-o para acompanhar a turma cantando com cordéis. O violeiro pode ser uma pessoa da comunidade (escola, bairro, cidade).

http://4.bp.blogspot.com/_swBYv3kaADg/RoLzzCe3fQI/AAAAAAAAADc/zV_Lds_rqNQ/s200/cordel.jpg 

Atividade 3- Ilustrar capas do cordéis

Professor selecione antecipadamente 3 a 4 folhetos de cordéis. Você deve  Ampliar as capas com fotocópia e fixá-las na parede. Em seguida faz  uma leitura coletiva das imagens de cada capa. A leitura pode ser orientada pelas seguintes questões: o que vocês veêm? que pessoas estão na figura? que animais? O que eles estão fazendo? Escolha 2 cordéis para ler o texto na íntegra e analise a compreensão do vocabulário apresentado. Ao final, solicite  que as crianças desenhem uma das capas conforme as suas impressões. De preferência usar papel branco e lápis preto de giz de cera. Peça a cada aluno que mostre sua produção e fale sobre ela.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/Image/noticias_portal/Comunidade/MON/normal_Cordel_JBorges(13-02-08).jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da atividade, observar se o aluno:

  1. percebe as temáticas apresentadas nos cordéis;
  2. conhece algumas histórias lidas no cordel;
  3. ilustra capa para os cordéis, percebendo alguns traçados da xilogravura.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcia, e.e professora marinalva do santos , Ceará - disse:
    marcia_linda@hotmail.com

    30/10/2010

    Cinco estrelas

    achei excelente pois aprendi muita coisa com essa lição beijokas de marcia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.