01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Regras, histórico e aparelhos da ginástica rítmica.
Atividade 1:
Iniciar a aula distribuindo aos alunos o texto abaixo, para todos fazerem uma leitura (poderá ser feita individualmente ou em conjunto, onde alguns alunos serão escolhidos para ler em voz alta):
"Modalidade masculina: Prioritariamente um esporte feminino, a ginástica rítmica ganhou uma versão masculina desenvolvida no Japão durante os anos de 1970. Enquanto na versão feminina valoriza-se a beleza da graciosidade e a sutileza dos movimentos harmônicos envoltos pela música, a modalidade masculina exalta força e resistência combinando a ginástica tradicional feminina com a arte marcial do wushu. Os homens competem em grupos de seis atletas sem aparelhos e em uma apresentação que se assemelha ao aparelho solo da ginástica artística masculina. Entre os elementos exigidos estão o equilíbrio, de obrigatoriedade também feminina, os saltos verticais e a formação de correntes, como elos. Individualmente, o ginasta já manuseia aparelhos, que se apresentam em um total de quatro: dois arcos menores (no lugar de um grande para o feminino), dois bastões longos (de uso exclusivo masculino), duas maças, como para as mulheres, e a corda. A popularidade desta variante da ginástica rítmica já tingiu outros países dentro e fora da Ásia. Além da Malásia e da Coréia do Sul no continente, pratica-se a GR masculina na Austrália, na Rússia, nos Estados Unidos e no Canadá. Acrescido a estes mais timidamente, está também o México. Sem o reconhecimento da FIG, estas nações reúnem-se para realizarem seus campeonatos nacionais e internacionais. O uniforme é geralmente composto de camiseta colant com calças ou short. Em vinte anos contados a partir de seu surgimento, as competições se espalharam por alguns outros países além do criador Japão. Em 2003, aconteceu o primeiro campeonato internacional com cinco países participantes. Em 2005, o número aumentou para sete. Por ser um esporte ainda novo, as competições são realizadas sob a autoridade da FIG, embora ainda sem o aval da mesma. Com um número de ginastas inscritos nesta variação já na casa dos milhares só no Japão, esta nação, como as demais, pleiteia ante à entidade pelo reconhecimento do esporte." Extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica_rítmica, (acesso dia 14 de setembro de 2010).
Ao término da leitura do texto, o professor irá iniciar uma discussão com os alunos acerca da ginástica rítmica em sua versão masculina, orientada a partir de algumas questões:
Para tentar responder a estas perguntas, os alunos serão conduzidos a um laboratório de informática, onde deverão pesquisar sobre esta modalidade esportiva, bem como assistir apresentações diversas:
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=EfF8EdGrzOE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qUgHhJDjOV0
Links de apoio:
http://adrianateles.blogspot.com/
http://www.us.terra.com/tecnologia/interna/0,,OI3497617-EI15500,00.html
http://verapessota.blogspot.com/2009/11/na-ginastica-ritmica-os-movimentos-do.html
(Acessos dia 14 de setembro de 2010).
Atividade 2: Vivenciando a ginástica rítmica masculina: O professor irá disponibilizar os materiais descritos no texto a fim de que os alunos vivenciem estas formas, associando com os movimentos corporais obrigatórios e as formas de manipulação possíveis. Dividindo a turma em 4 grupos, os alunos deverão criar uma seqüência de movimentos com os aparelhos, a serem apresentados para a turma em um momento posterior.
http://2.bp.blogspot.com/_-AZoFyNURRw/S7yBnCPr56I/AAAAAAAAABg/CyOvtxffUQg/s1600/GRD+Masc.jpg, acesso dia 28 de outubro de 2010.
Elementos exigidos: o equilíbrio, os saltos verticais e a formação de correntes, como elos.
Aparelhos: dois arcos menores, dois bastões longos, duas maças e a corda.
Atividade 3: Discussão final:
Amparados na vivência e nas pesquisas, o professor deverá mediar um debate com os alunos sobre a ginástica rítmica masculina e sua difusão pelo mundo, relacionado com questões de gênero (ser esporte exclusivamente masculino ou feminino). Os alunos deverão registrar as discussões a fim de elaborar um panfleto a ser construído e distribuído para os alunos da escola.
http://apagr.blogspot.com/2006/10/campeonato-nacional-de-ginstica-rtmica.html (acesso dia 14 de setembro de 2010).
A avaliação será feita na construção e elaboração do panfleto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!