Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A peteca e suas histórias

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva.

- Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje.

- Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto esporte.

- Aprender a coordenar as ações com o espaço, os objetos e os colegas na medida em que se realizam os movimentos do jogo da peteca.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – A peteca e suas histórias

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre o A peteca e suas histórias o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco do surgimento deste jogo bem como as maneiras com ele foi sendo modificado e popularizado ao longo do tempo em diversos lugar do mundo. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.

Sugestão de vídeos: 

Atividade 2 – Construindo uma peteca indígena

Duração: 25 minutos

Material: palha de milho, areia, saco plástico, barbante e pena de galinha

Local: quadra ou pátio             

Dando continuidade às atividades o(a) professor(a) poderá propor para as crianças a construção de uma peteca indígena (Figura 1). Para isso serão necessárias palha de milho, areia, barbante, saco plástico, e pena de galinha. Primeiramente pega-se um montinho de areia e coloca-se dentro de um saco plástico (A) para em seguida fechá-lo com barbante (B). Pega-se duas palhas de milho (C), coloca-se ambas perpendicularmente (D) e introduz-se o saco plástico com areia no meio delas (E). Na seqüência fecha-se as palhas (F) e introduz-se as penas de galinhas em seu orifício superior (G). Ao final, faça-se um arremate com o barbante afixando as penas à base da peteca. 

Atividade 3 – A peteca enquanto brincadeira

Duração: 25 minutos

Material: peteca indígena

Local: quadra ou pátio             

Para utilizar a peteca indígena o(a) professor(a) poderá propor uma brincadeira de peteca com algumas etnias indígenas fazem.  Em roda as pessoas jogam a peteca umas para as outras sem segurá-la, apenas rebatendo-a pela base. O objetivo dessa brincadeira é evitar que a peteca caia no chão.

Atividade 4 – A peteca enquanto esporte

Duração: 25 minutos

Material: peteca e rede

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar o(a) professor(a) poderá realizar jogos de peteca com as crianças com suas regras enquanto esporte. Utilizando a peteca industrializada o(a) professor(a) poderá iniciar a atividade com um mini-jogo de peteca (Figura 3). Para isso, será necessário dividir a quadra em 4 mini-quadras onde acontecerão 4 jogos simultâneos.

Por fim, o(a) professor(a) fechar as atividades com um jogo de duplas utilizando toda a extensão da quadra de peteca e as regras básicas do esporte propriamente dito.

Recursos Complementares

Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através de uma breve fala sobre a história da peteca desde sua criação no contexto indígena até a sua popularização com esporte na atualizadade. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.     

Sugestão de sites:

Como atividade complementar o(a) professor(a) poderá passar para as crianças o documentário Jogos Indígenas do Brasil(acessado em 09/08/2010) para mostram vários jogos e brinquedos e brincadeiras de diversas etnias indígenas do Brasil.

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:

- quem inventou a peteca?

- como a peteca era jogada pelos indígenas?

- quais as diferenças do jogo da peteca enquanto brincadeira indígena e enquanto esporte?

- quais são as regras básicas da peteca como esporte?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “A peteca e suas histórias”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.