01/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva.
- Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje.
- Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto esporte.
- Aprender a coordenar as ações com o espaço, os objetos e os colegas na medida em que se realizam os movimentos do jogo da peteca.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – A peteca e suas histórias
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o A peteca e suas histórias o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco do surgimento deste jogo bem como as maneiras com ele foi sendo modificado e popularizado ao longo do tempo em diversos lugar do mundo. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestão de vídeos:
Atividade 2 – Construindo uma peteca indígena
Duração: 25 minutos
Material: palha de milho, areia, saco plástico, barbante e pena de galinha
Local: quadra ou pátio
Dando continuidade às atividades o(a) professor(a) poderá propor para as crianças a construção de uma peteca indígena (Figura 1). Para isso serão necessárias palha de milho, areia, barbante, saco plástico, e pena de galinha. Primeiramente pega-se um montinho de areia e coloca-se dentro de um saco plástico (A) para em seguida fechá-lo com barbante (B). Pega-se duas palhas de milho (C), coloca-se ambas perpendicularmente (D) e introduz-se o saco plástico com areia no meio delas (E). Na seqüência fecha-se as palhas (F) e introduz-se as penas de galinhas em seu orifício superior (G). Ao final, faça-se um arremate com o barbante afixando as penas à base da peteca.
Atividade 3 – A peteca enquanto brincadeira
Duração: 25 minutos
Material: peteca indígena
Local: quadra ou pátio
Para utilizar a peteca indígena o(a) professor(a) poderá propor uma brincadeira de peteca com algumas etnias indígenas fazem. Em roda as pessoas jogam a peteca umas para as outras sem segurá-la, apenas rebatendo-a pela base. O objetivo dessa brincadeira é evitar que a peteca caia no chão.
Atividade 4 – A peteca enquanto esporte
Duração: 25 minutos
Material: peteca e rede
Local: quadra ou pátio
Para finalizar o(a) professor(a) poderá realizar jogos de peteca com as crianças com suas regras enquanto esporte. Utilizando a peteca industrializada o(a) professor(a) poderá iniciar a atividade com um mini-jogo de peteca (Figura 3). Para isso, será necessário dividir a quadra em 4 mini-quadras onde acontecerão 4 jogos simultâneos.
Por fim, o(a) professor(a) fechar as atividades com um jogo de duplas utilizando toda a extensão da quadra de peteca e as regras básicas do esporte propriamente dito.
Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através de uma breve fala sobre a história da peteca desde sua criação no contexto indígena até a sua popularização com esporte na atualizadade. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.
Sugestão de sites:
Como atividade complementar o(a) professor(a) poderá passar para as crianças o documentário Jogos Indígenas do Brasil(acessado em 09/08/2010) para mostram vários jogos e brinquedos e brincadeiras de diversas etnias indígenas do Brasil.
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:
- quem inventou a peteca?
- como a peteca era jogada pelos indígenas?
- quais as diferenças do jogo da peteca enquanto brincadeira indígena e enquanto esporte?
- quais são as regras básicas da peteca como esporte?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “A peteca e suas histórias”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/11/2010
Três estrelasO saite enssina muinto mais devia encinar mais bem nao mostra os materiais para fazer a peteca as regras do jogo de peteca e muinto mais .♥