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A modalização em um artigo de opinião

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender que a língua disponibiliza recursos por meio dos quais o enunciador intervém em uma mensagem, estabelecendo graus de comprometimento seu em relação a um dado conteúdo.       

Duração das atividades
4 a 5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 1° ano do ensino médio, familiarizados com o gênero “artigo de opinião”.

Estratégias e recursos da aula

Professor: nas aulas 1 e 2 você poderá usar o quadro de giz ou xerocar as atividades. Alguns exemplos e atividades dessas aulas encontram-se em obras de KOCH e ILARI.

Aulas 1 e 2    

Comece a aula, motivando os alunos da seguinte forma: diga a eles que você vai escrever no quadro alguns exemplos para serem analisados e que você gostaria de verificar a percepção deles em relação a dois aspectos, a saber:

a) qual é o conteúdo propriamente dito da mensagem;

b) de que modo o falante intervém sobre o conteúdo.  

Se houver dificuldade, faça o primeiro exemplo junto com eles.

Exemplos:        

1) Certamente ele trará a encomenda. / Seguramente ele trará a encomenda.   

Conteúdo da mensagem: alguém trará uma encomenda.

Intervenção do enunciador: imprime certeza à mensagem por meio dos advérbios ‘certamente’ e ‘seguramente’. Nesse caso, é forte o grau de comprometimento do falante com relação à mensagem.   

2) Provavelmente ele trará a encomenda./ Pode ser que ele traga a encomenda.   

Conteúdo da mensagem: alguém trará uma encomenda.

Intervenção do enunciador: imprime possibilidade ao utilizar o advérbio ‘provavelmente’ ou a oração modalizadora  ‘Pode ser que...’. O grau de comprometimento é mais fraco.   

3) Provavelmente o dólar vai subir de novo esta semana.   

Conteúdo da mensagem: a alta do dólar.

Intervenção do enunciador: imprime possibilidade por meio do advérbio ‘provavelmente’. Há menor grau de comprometimento.     

4) Há obrigatoriedade de apresentação do documento de identidade pelos candidatos.   

Conteúdo da mensagem: apresentação de documentos pelos candidatos.

Intervenção do enunciador: imprime obrigatoriedade por meio da oração modalizadora ‘Há obrigatoriedade de...’. O falante se compromete inteiramente.

Professor: após a análise dos exemplos, elabore juntamente com seus alunos uma conclusão acerca dessa reflexão linguística. Em seguida, anote essa conclusão no quadro.

Se necessário, rememore aspectos teóricos consultando a obra Introdução à semântica: brincando com a gramática,  de Rodolfo Ilari, no site:

 http://www.snascimento.com/my_files/books/200706/Introdu%E7%E3o%20Sem%E2ntica%20-%20Brincando%20com%20a%20Gram%E1tica%20-%20Rodolfo%20Llari.pdf

Na sequência, passe a seguinte atividade, para ser feita por escrito.

1) As frases abaixo apresentam o mesmo recurso linguístico, o verbo modal ‘poder’, para expressar modalidade. Avalie cada uma delas e esclareça: que modalidade o falante imprimiu?                                           

a) Os candidatos podem apresentar-se em traje esportivo. (Resp.: possibilidade; é facultativo)                    

b) Os preços podem cair nos próximos meses. (Resp.: possibilidade)   

c) Pode parar agora mesmo com as suas gracinhas. (Resp.: obrigatoriedade)   

(Observação: os exercícios 2 e 3 abaixo são de Ilari)   

2) Suponha que alguém foi arrolado como testemunha do atropelamento de uma criança e está informando a polícia a respeito do ocorrido.Qual ou quais dessas afirmativas comprometem mais a personagem identificada como “este moço”?   

a) Este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.

b) Acho que este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.

c) Pode ser que este moço estivesse dirigindo o carro que atropelou a criança.

d) Vamos que este moço estivesse dirigindo o carro que atropelou a criança...

e) Positivamente, este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.   

3) As formas que as pessoas do povo usam para indicar que uma afirmação merece sua adesão são numerosas e às vezes bastante engraçadas:

a) É batata.

b) É isso aí.

c) Falou e disse!

d) Matou (a charada)!

e) Pode escrever.

f) Estou contigo e não abro.

g) Assino embaixo.

h) Você tirou as palavras da minha boca.   

Provavelmente, você já ouviu uma dessas fórmulas, ao final de uma tentativa de descrever uma situação mais ou menos complicada. Conte o episódio que se encerrou com a fórmula em questão.   

4) O falante também pode expressar modalidade através de tempos e modos verbais que graduam o compromisso assumido. Se um repórter diz que certo motorista estaria dirigindo perigosamente, ele fala como quem ouviu dizer, o que diminui o grau de comprometimento dele com o ocorrido. Leia os enunciados abaixo e, em seguida, avalie qual deles expressa maior comprometimento do falante.      

a)O presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de ontem. Às 11 horas, faria um discurso pelo Partido Republicano.”

a’)O presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de ontem. Às 11 horas, fará um discurso pelo partido Republicano.”      

b) Sob críticas de  que a reunião estaria caminhando para acabar em “pizza”, a direção aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que teriam causado prejuízos à empresa e a vários colegas.   

b’) Sob críticas de  que a reunião estaria caminhando para acabar em “pizza”, a direção aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que causaram prejuízos à empresa e a vários colegas.   

5) Construa uma versão do texto abaixo, modificando o tempo verbal de forma a diminuir o comprometimento do falante.   

a) É interessante que as confederações esportivas tomem atitudes concretas para coibir a prática de ‘doping’ dos atletas em competições. Os casos comprovados dessa prática serão julgados sumariamente e o atleta em contravenção será expulso imediatamente da entidade.   

b) O governo tem por obrigação tomar providências imediatas para diminuir os gastos públicos.

Aulas 3 e 4   

Professor: conduza os alunos ao Laboratório de Infomática. Inicie a aula, projetando as imagens abaixo cuja temática tem a ver com o artigo de opinião que será analisado.

Imagem 1 - disponível no site

http://1.bp.blogspot.com/__VZg5yWK7k4/S5oek_1xFkI/AAAAAAAAD_A/O6Ft7SK0wMs/s400/wilmarx-charge-apontadoiceberg.jpg 

Estimule a percepção dos alunos para que eles próprios façam a leitura do que veem. Realce a figura do iceberg de lixo, do qual só vemos uma pontinha na superfície da água. Chame a atenção para esse imenso problema: o lixo que descartamos irregularmente e que polui terra, rios e mares. Pergunte aos alunos:

a) O que pensam da poluição do meio-ambiente?

b) Que problemas ambientais mais os afligem?

c) O que fazem para evitar os danos ambientais?

Imagem 2 - disponível no site

http://3.bp.blogspot.com/_8Us7czZwmqg/SQOGekcD-NI/AAAAAAAABo4/UcmE8If3_pA/s400/charge-violenciatv2.jpg 

Questões:

a) O que essa cena descreve?

b) As pessoas têm sido razoáveis umas com as outras?

c) O que fazer para conter a violência?

d) No texto que será lido e analisado, o autor diz que "onde há gente há encrenca". O que pensam a respeito dessa afirmativa?

Prosseguindo, peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto Óbvio, de Zeca Baleiro, publicado na revista ISTOE, em 22 de julho de 2009, disponível no site

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/12064_OBVIO    

Finalizada a leitura silenciosa, volte ao texto, discutindo-o e destacando alguns pontos em que o autor intervem mais fortemente no conteúdo da mensagem. Sugestão: utilize a metodologia do “estudo dirigido”. Para tanto, coloque no quadro de giz as perguntas que orientarão esse estudo.

1) No primeiro parágrafo,  Zeca Baleiro apresenta uma tese. Qual é ela? (Resp.: O mundo é um lugar muito pouco razoável.)  

a) Qual é o conteúdo da mensagem? (Resp.: o mundo ser razoável)   

b) Como ele intervém na mensagem? (Resp.: por meio de dois advérbios, “muito pouco”, sendo que o primeiro intensifica o segundo).   

2) Essa tese é reiterada na conclusão do texto, no último parágrafo? (Resp.: Sim, quando ele anuncia “De volta ao começo...)   

a) Desta vez, qual é o conteúdo da mensagem? (Resp.: A humanidade dá sinais de boçalidade e estupidez.)   

b) Como ele intervém nesse conteúdo?

(Resp.: ele usa o adjetivo ‘incrível’ para realçar o substantivo ‘boçalidade’, demonstrando o quanto a situação mundial é inacreditável; usa o advérbio ‘infelizmente’ para expressar pesar diante da maior frequência de atitudes negativas das pessoas;  enfim, utiliza a oração modalizadora ‘sem medo de errar’, confirmando sua  adesão total e inquestionável à tese defendida: a estupidez é a maior grandeza do nosso tempo.   

3) No primeiro e segundo parágrafos, Zeca Baleiro cria um mundo hipotético, no qual descreve a vida se as pessoas agissem  corretamente. Porém, no terceiro parágrafo, ele contesta a ideia de que o mundo seria perfeito, apresentando uma razão (motivo).   

a) Que razão (motivo) ele apresenta? (Resp.: Ele diz que a mente e a alma humanas (e agora os corpos também!) são demasiado complexos. “Onde há gente há encrenca”.)   

b) A expressão ‘demasiado’ altera de alguma forma a mensagem?     

4) Analise a afirmativa abaixo, considerando os tempos e modos dos verbos grifados, assim como  o engajamento do articulista com relação à mensagem.   

“Que bom seria se as "convergências" humanas se dessem no plano da nobreza. Mas não.”   

(Resp.:O autor correlacionou adequadamente os tempos verbais (usou o verbo ser no futuro do pretérito do indicativo e o verbo dar no imperfeito do subjuntivo) expressando uma hipótese com a qual engaja.)

Recursos Complementares

Sobre modalização, leia também:

KOCH, Ingedore Villaça. Linguagem e argumentação. IN: A inter-ação pela linguagem.  São Paulo: Contexto, 1998.

Avaliação

Leia o texto abaixo, de Juliana Duarte, publicado no jornal Tribuna de Minas, em 5 de setembro de 2010.   

(Texto não disponível na Internet)

Qual é a sua, Neymar?               

Mais uma vez o atacante Neymar, do Santos, chamou minha atenção na rodada do meio da semana do Brasileirão. Mas não foram os dois gols que ele marcou ou o fato de ele ter sido o destaque na vitória do Peixe por 2 a 1 sobre o Avaí que prenderam meus pensamentos e despertaram meus sentimentos. O que me causou preocupação foi um lance isolado, mas reincidente, seguido de supostas declarações nada nobres.             

Aos trinta minutos do segundo tempo, quando seu time já ganhava por 1 a 0, o jogador, que é hoje um dos queridinhos da torcida brasileira, deu um chapéu no volante adversário Marcinho Guerreiro, que estava caído no chão enquanto o jogo estava paralisado.

Para muitos, o drible foi “coisa de criança”, como definiram o treinador santista, Dorival Júnior, e vários companheiros de equipe. Ao site “Globoesporte.com”, Dorival tentou justificar. “Esse é o instinto natural dele. O pai já orientou, nós da comissão técnica também. Agora, isso está dentro dele.” Já o autor do feito se vangloriou após a partida. “Eu dou mesmo!”, disse.             

O treinador adversário, Antônio Lopes, acusou Neymar de ter, em campo, dito que “era milionário e podia tudo”. Ao meu ver, a atitude do jovem e as declarações nada mais mostram  que a clara falta de limites, falta de fairplay e falta de respeito.             

E não é de hoje que o “menino da Vila” vem aprontando. No primeiro semestre, Neymar já havia feito a mesma jogada, em situação semelhante, sobre Chicão, do Corinthians. E foi esse mesmo jogador que milhões de brasileiros pediram que fosse à Copa da África do Sul para vestir a camisa verde-amarela.             

Um jogador indiscutivelmente talentoso, mas que se aproveita de momentos em que a bola não está rolando para se mostrar, seja através de firulas que não irão trazer benefícios para o time ou através de frases infelizes, e que “acha que pode tudo”, definitivamente, para mim, não deve e não pode representar o país.

Avaliação

Esta avaliação deverá ser feita por escrito e entregue ao professor para correção.   

Resolva as questões propostas abaixo.   

1) Qual é o grau de comprometimento da articulista quando ela diz:   “O que me causou preocupação foi um lance isolado, mas reincidente, seguido de supostas declarações nada nobres.”   

2) Avalie as expressões em negrito no último parágrafo, informando em que sentido elas modificam o conteúdo da mensagem.   

3) Ainda no último parágrafo, a autora diz:  “Um jogador indiscutivelmente talentoso, mas que [...] para mim não deve e não pode representar o país.   

a) Observe que ela usou os verbos dever e poder. Se ela tivesse usado apenas o verbo dever haveria alguma diferença quanto ao conteúdo de sua mensagem?   

b) Qual foi a intenção dela quando acrescentou o verbo poder?

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