12/12/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Brincar com diferentes tipos de jogos e brincadeiras com latas e copos;
Ensinar a construção e a modificação das formas de jogar e brincar, buscando uma melhor participação de todos;
Valorizar a cooperação e a ludicidade.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
BRINCANDO COM LATAS E COPOS
Pode-se desenvolver e experiênciar movimentos que são utilizados em diversos jogos, por meio de simples brincadeiras lúdicas. Nestas atividades, observar que estão sendo trabalhados o arremesso, o equilíbrio, a coordenação, força dos membros inferiores e agilidade.
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.
As brincadeiras recreativas distinguem-se dos jogos por terem regras simples e flexíveis, não se necessitando de quadras, tabuleiros, instruções, treinamento, peças ou dispositivos especiais para delas se participar.
Na maioria das vezes, devido à sua simplicidade, brincadeiras são feitas por crianças. A brincadeira de criança, por ser livre de regras e objetivos pré-estabelecidos, é solta e despreocupada, o que proporciona uma certa liberdade.
As crianças, na maioria das vezes, utilizam um brinquedo em seus jogos. Este brinquedo é visto pelos adultos como um objeto auxiliar da brincadeira, mas para a crianças isso vai além. Ela o vê como uma fonte de conhecimentos e um "simulador da realidade".
AULA 1
ATIVIDADE 1
Cada aluno da turma fica com um copo plástico com água até a metade. A atividade inicia-se fazendo o equilibriodo copo, primeiramente na palma da mão direita e depois alternar para a palma da mão esquerda. Aumenta-se a dificuldade deslocando-se pela quadra. A cada três minutos aumentar o espaço para o deslocamento.
FONTE DA IMAGEM:
Moreno, Guilherme
RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS
Rio de Janeiro - SPRINT
2ª edição - 1999
ATIVIDADE 2
Apostar corrida em um percurso de aproximadamente quinze metros ida e volta, em grupos de três ou quatro alunos, com o copo d' água na palma de cada mão. O primeiro e o segundo lugar de cada grupo voltam a competir, até que só restem 3 alunos.
FONTE DA IMAGEM:
Moreno, Guilherme
RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS
Rio de Janeiro - SPRINT
2ª edição - 1999
ATIVIDADE 3
Dividir a turma em grupos iguais e enfileirá-los lado a lado. O primeiro de cada grupo deverá equilibrar sobre a cabeça um copo plástico com uma moeda dentro. Em seguida, andar ou correr um percurso de uns dez metros ida e volta (pode-se marcar com um cone, uma linha de giz, ect.). ao retornar, o aluno passa o copo para o seu companheiro. O grupo que terminar primeiro será o vencedor. Se o copo cair, só poderá ser pego quando estiver no solo e colocado novamente na cabeça para dar continuidade ao jogo.
FONTE DA IMAGEM:
Moreno, Guilherme
RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS
Rio de Janeiro - SPRINT
2ª edição - 1999
AULA 2
ATIVIDADE 1
Dividir a turma em grupos de quatro a seis alunos. colocar um copo plástico no chão. O objetivo do jogo é "empurrar" o copo soprando (revezando os alunos do grupo) até uma linha de chegada. Pode-se também utilizar uma folha de papel no lugar do copo.
ATIVIDADE 2
Espalhar em meia quadra cerca de quinze a vinte copos de plástico ou latas. Ao sinal do professor os alunos divididos em duplas deverão, em forma de carrinho de mão, derrubar todos os copos ou latinhas contando o número de copos que conseguiram derrubar. Vence a que tiver derrubado maior número de copos.
OBS: carrinho de mão: um aluno deita e o outro o segura pelas pernas, ficando de pé. O aluno se descola apoiado pelas mãos enquanto outro o guia pelas pernas.
FONTE DA IMAGEM:
Moreno, Guilherme
RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS
Rio de Janeiro - SPRINT
2ª edição - 1999
ATIVIDADE 3
Enfileirar os copos plásticos ou latas de três em três metros, deixando um espaço de cinquenta centímetros entre eles. Os alunos deverão saltá-los em uma só corrida, pisando apenas com um dos pés entre eles. Quem pisar em algum copo ou lata será desclassificado.
Após todos terem passado, aumentar o grupo de copos e latas para quatro e depois cinco, seis e até que fique apenas um aluno vencedor.
Variar a atividade, fazendo o salto com os dois pés.
FONTE DA IMAGEM:
Moreno, Guilherme
RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS
Rio de Janeiro - SPRINT
2ª edição - 1999
AULA 3
ATIVIDADE 1
Jogo de latas.
Colar ou passar durex nas latas uma sobre a outra, duas a duas e numerá-las de um a dez. Colocá-las aleatoriamente, sobre uma mesa de aproximadamente cinco metros dos alunos.Cada aluno arremessará três bolas de meia para derrubar as latas. Somam-se os números das latinhas derrubadas e o aluno que somar mais pontos será o vencedor.
ATIVIDADE 2
Empilhar em cima de uma mesa dez latinhas (4 embaixo, 3, 2 e 1). Dividir a turma em grupos de cinco alunos, cada um com uma bola de meia. Cada integrante do grupo terá direito a um arremesso. Vence o grupo que derrubar mais latinhas.
FONTE DA IMAGEM:
Moreno, Guilherme
RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS
Rio de Janeiro - SPRINT
2ª edição - 1999
ATIVIDADE 3
Dividir a turma em grupos de cinco alunos.Todos os alunos sentados em círculo, passando uma lata de mão em mão com a maior velocidade possível. O professor, de costas, apita aleatoriamente; quem estiver com a lata nas mãos estará eliminado.
Furar latinhas de tinta nas laterais superiores e amarrar cordinhas fazendo pegas. Os alunos ficarão sobre elas e, ao comando do professor, apostarão corrida até o outro lado da quadra.
Os jogos e brincadeiras foram organizados de modo a garantir a participação e vivência de todos?
Pedir aos alunos que apontem habilidades corporais que foram vivenciadas nas aula.
Pedir outras sugestões de jogos que poderiam utilizar os mesmos materiais.
Aprenderam a construção e a modificação das formas de jogar e brincar?
Os jogos e brincadeiras foram organizados de modo a garantir a participação e vivência de todos?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2015
Cinco estrelasexcelente ideia