Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes Aquáticos - Pólo Aquático

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as dimensões da piscina para o desenvolvimento do jogo, a formação das equipes e a história da origem e criação do Pólo Aquático;

Entender as regras de duração das partidas, condução da bola e penalidades do jogo;

Compreender a dinâmica do jogo, normas, funções e as técnicas e táticas do jogo de Pólo Aquático.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

POLO AQUÁTICO

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_OTW27tL6VGc/SYLLdK84VOI/AAAAAAAAAB0/UE5s71CfKcQ/s320/587764_polo_aquatico_pequim_229_300.jpg&imgrefurl=http://desportosap.blogspot.com/2009_01_25_archive.html&usg=__BLdg33RPAYYBKITGVaq8xIkGu7c=&h=229&w=300&sz=19&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=SW3V97bF4lzJAM:&tbnh=156&tbnw=196&prev=/images%3Fq%3Dpolo%2Baquatico%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D612%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=158&vpy=262&dur=1236&hovh=156&hovw=204&tx=116&ty=119&ei=e42RTN6wAdTenQeo5ZmWBw&oei=e42RTN6wAdTenQeo5ZmWBw&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:6,s:0

O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo goleiro, mas é praticado dentro de uma piscina.  

O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII.

Era conhecido como o raguebi aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das olimpiadas dos tempos modernos.

Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o goleiro) e seis suplentes, e o campo de jogo é uma piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento distância entre os dois gols, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do goleiros e a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Regras

O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;

- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;

- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada.Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);

- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;

- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

AULA 1

ATIVIDADE 1

Para familiarizar os alunos com a água e com o pólo aquático os alunos devem estar espalhados na piscina, dentro de um arco ou bambolê, devem sobrar um, dois ou três alunos, que ficam de pé na borda. Ao apito do professor "todos" os alunos devem mudar de arco ou bambolê e os que estão na borda mergulhar ou pular na piscina tentando tomar os seus lugares. Quem sobra sobe para a borda da piscina.

ATIVIDADE 2

Na parte da piscina que dê para os alunos ficarem de pé. Os alunos deverão passar entre si uma bola de pólo aquático, utilizando somente uma das mãos, tentando não deixar que ela caia na água.

Variar as distâncias.

ATIVIDADE 3

Na parte da piscina que dê para os alunos ficarem de pé os alunos deverão passar entre si uma bola de pólo aquático e um ou dois alunos escolhidos pelo professor tentam tomar a posse desta bola. Quem perde a bola ou a passa de maneira incorreta, será o novo pegador.

ATIVIDADE 4

Queimado aquático

Espalham-se os alunos pela piscina e escolhe-se, por um sorteio, um pegador. O objetivo do jogo é acertar ou encostar a bola em outro aluno, passando este a ser o novo pegador.

AULA 2

ATIVIDADE 1

O professor dividirá a turma em duas equipes, uma bola e o gol de cada lado da piscina poderá ser marcado com cadeiras e cordas ou com gol adaptado pelo professor. Joga-se a bola um para o outro com as mãos, com o objetivo de fazer o gol no adversário, não podendo em momento algum colocar o pé no fundo da piscina.

ATIVIDADE 2

O professor dividirá a turma em quatro equipes de sete jogadores e a piscina em dois campos, uma bola para cada lado e os gols de cada lado da piscina poderá ser marcado com cadeiras e cordas ou com gol adaptado pelo professor. Os jogos acontecerão simultaneamente em dois tempos de sete minutos e os vencedores de cada jogo jogam entre si e os perdedores também jogam.

Joga-se a bola um para o outro com as mãos, com o objetivo de fazer o gol no adversário, não podendo em momento algum segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário. 

ATIVIDADE 3

Conduzir a bola. Os alunos em duas fileiras colcadas uma em cada lado do campo. Fazer a condução até o outro lado da piscina. A condução é feita com a bola na água, a frente do jogador que vai nadando com a cabeça fora d'água e a bola se desloca quando é tocada no corpo do jogador.

 ATIVIDADE 4

Fazer uma corrida de condução do bola. Os alunos em duas fileiras (estafeta). o primeiro da fila ao sinal deverá conduzir a bola até o segundo e assim por diante até ver a equipe vencedora.

ATIVIDADE 5

O professor dividirá a turma em quatro equipes de sete jogadores e a piscina em dois campos, duas equipes formadas somente por meninas e outras duas somente por meninos. Uma bola para cada lado e os gols de cada lado da piscina poderá ser marcado com cadeiras e cordas ou com gol adaptado pelo professor. Os jogos acontecerão simultaneamente em quatro tempos de sete minutos.

Joga-se a bola um para o outro com as mãos, com o objetivo de fazer o gol no adversário, não podendo em momento algum segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário. 

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos conheceram as dimensões da piscina para o desenvolvimento do jogo, a formação das equipes e a história da origem e criação do Pólo Aquático?

Entenderam as regras de duração das partidas, condução da bola e penalidades do jogo?

Compreenderam a dinâmica do jogo, normas, funções e as técnicas e táticas do jogo de Pólo Aquátic?.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rogerio Paulo Guerra Albasini, Moçambique - disse:
    albasinirogerio.com.br@hotmail.com

    19/11/2010

    Cinco estrelas

    O polo aquatrico e um modalidade em espansao em todo o mundo principalmente em Moçambique e em sertos paises na Africa. Sou de Moçambique- Maputo e ja jogo a muitos anos. Mais agora estamos nos a preparar para os jogos Pana-Africanos de 2011 a se realizar em Maputo- Moçambique. E ja a muito a modalidade andava parada. estamos a acelerar c apreparaçao p fazermos bonito no Africano. Gostaria de manter contacto c voçes para nos ajudarem. Tanto na tatica cm no Material de polo cm sabe somos pobres


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.