05/10/2010
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos saibam o que significa cidadania e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.
O tema política é polêmico, desafiador e possibilita o trabalho interdisciplinar por projetos, planejados e executados pelos professores das diversas áreas do conhecimento. Considera-se fundamental destacar que esta temática é de extrema importância para a conscientização das crianças acerca de seus papéis enquanto cidadãos. É oportuno destacar que, apesar de estarmos em ano eleitoral e próximo ao período das eleições, o tema política deve ser continuamente abordado. Daí a necessidade de um trabalho efetivamente interdisciplinar, visando à ampliação e à vivência das várias formas do exercício político.
Inicie a atividade dizendo aos alunos que, em duplas, terão que decifrar um enigma, para descobrir a palavra referente ao assunto a ser tratado na aula:
(Professor, a resposta ao enigma é a palavra POLÍTICA).
Após a resolução do enigma, pergunte aos alunos qual foi a palavra formada. Agora, pensando na palavra “POLÍTICA”, lance algumas questões para os alunos, incentivando a troca de ideias e o confronto de opiniões: Para vocês, o que é política? O que é fazer política? Política é assunto de criança? No dia-a-dia, vocês agem de forma política? Em que situações?
A seguir, apresente a imagem abaixo e peça aos alunos que digam quais são os significados atribuídos à palavra “Política” nas diferentes manchetes de jornal. Neste momento, os professores de Língua Portuguesa e História poderão contribuir com as discussões (Se necessário, o professor de Português poderá trabalhar com o portador de texto – jornal, destacando a função das manchetes, comum a este gênero informativo).
Fonte: http://www.almg.gov.br/cedis/cartilha/Modulo%20Verde/Aula1/Default.htm (Esta imagem está disponível no tópico "Se liga").
Prosseguindo, distribua aos alunos o texto “A política”, para que seja lido e discutido coletivamente, com a mediação dos professores.
A política
Onde há gente, há política. A palavra política tem diversos significados. O mais comum relaciona política ao poder público, mas ela também faz parte do nosso cotidiano.
Fazemos política em casa, no bairro, na escola, no trabalho e em outros contextos sociais.
Em casa, acompanhe o noticiário para saber o que se passa no mundo. Traga a política para o lar: nos pequenos conflitos familiares, aprenda a negociar, a ceder, a respeitar e a se fazer respeitar, pois essas atitudes são fundamentais no exercício da política.
O bairro em que se vive deve ser preservado. Preservá-lo é um ato político.
A escola é um espaço de aprendizado político. Nela se aprende a convivência, a tolerância, o respeito ao outro, o diálogo e a prática da cidadania. Na escola, por exemplo, pode-se participar do Grêmio Estudantil. Este é um direito dos estudantes. Uma forma de se fazer política!
Assim, estando nos espaços públicos, respeite as normas e faça valer seus direitos; isto é política.
Vale lembrar: política não é coisa só de político. Mesmo que criança não vote e que o adolescente só pode votar aos 16 anos, existem outras formas de participar e de fazer política. Nossa participação é decisiva nas pequenas coisas que nos atingem no dia-a-dia, até nas decisões importantes que o governo vai tomar e que são de interesse geral.
(Professor, este texto foi adaptado dos sítios relacionados abaixo. Ao visitá-los, você encontrará outras informações relativas ao tema. Vale à pena conferir!).
http://www.camarapoa.rs.gov.br/portaldagurizada/pages/cidadania/acrianca.html A criança e a política
http://www.almg.gov.br/cedis/cartilha/Modulo%20Verde/Aula1/Default.htm Você faz política
Para esta atividade, organize os alunos em grupos. Distribua para cada grupo uma lista com algumas situações, para serem lidas e analisadas pelos alunos. Eles deverão destacar aquelas consideradas politicamente corretas, apresentando argumentos que justifiquem as escolhas feitas.
Sugestão de situações:
. Jogar lixo no chão ou destampar bueiros entope a rede pluvial. Não observar as leis municipais que estabelecem, por exemplo, as regras de ligações de esgoto e de escoamento de água de chuva em residências também ajuda a complicar as coisas na hora das tempestades.
. A família é o primeiro grupo político da criança. Nela existem limites e regras comuns a qualquer relacionamento. A criança precisa aprender a respeitá-las.
. A escola é outro grupo político porque tem suas regras de funcionamento. Vivendo em conjunto, temos de respeitar regras de convívio grupal, conhecer e exercer nossos direitos e deveres.
. Atos de vandalismo em diferentes espaços sociais, destruição de equipamentos públicos, são notícias frequentes na televisão, na Internet e nos jornais.
. Jogar lixo no lugar certo é um ato político porque beneficia a comunidade, cultivando a atitude responsável com a coletividade.
. Ser bem atendido ao pedir orientações ou solicitar algum tipo de serviço evita reclamações, pois os direitos do cidadão estão sendo respeitados.
. Diminuir gastos com energia elétrica, economizar água, preservar fauna e flora, devem ser ações políticas que fazem parte do nosso dia-a-dia.
. Na escola, há alunos que atrapalham o andamento da aula, incomodam a turma com brincadeiras fora de hora, conversas paralelas, agressões físicas e verbais.
. Em casa, na escola, no trabalho, há pessoas que colaboram entre si, que procuram fazer uma divisão mais justa de tarefas, visando o “bem comum”.
(Professor, estas situações foram criadas a partir de textos disponíveis nos sítios:
http://www.camarapoa.rs.gov.br/portaldagurizada/pages/cidadania/index.html Como a criança exerce a cidadania política?
http://www.almg.gov.br/cedis/cartilha/Modulo%20Verde/Aula1/Default.htm Você faz política.
Em seguida, cada grupo deverá socializar as situações escolhidas e as suas respectivas análises. Para enriquecer o debate, leia e discuta com os alunos a ação politicamente correta, realizada pelo cidadão Herbert de Souza (Betinho) e que, até os dias atuais, tem influenciado o pensamento e a atitude de várias pessoas.
Em 1993, um cidadão brasileiro mobilizou todo o País com uma idéia muito simples para atacar um problema muito sério. O cidadão? Herbert de Souza. O problema? A fome de milhões de brasileiros. A idéia? Solidariedade. Numa campanha que atingiu o Brasil inteiro, que se espalhou por milhares de comitês estaduais, e germinou como semente boa jogada em terra fértil, Betinho consagrou-se cidadão ao despertar cidadãos.
Para que sua luta tivesse êxito seria necessário o apoio efetivo da sociedade civil e do Estado. Infelizmente, a fome ainda está viva.
Betinho, contudo, não se intimidou com o tamanho do problema. Olhou à sua volta e fez o País inteiro redescobrir o quanto é importante olhar além do próprio umbigo. Foi às ruas, à imprensa, ao governo. Falou com políticos, empresários e com o povo.
O número, em torno de 32 milhões de pessoas, difícil até de imaginar quanta gente isso representa, saiu de um estudo feito pela Comissão Econômica para a América Latina, Cepal, produzido em 1986, para quantificar os miseráveis de cada um dos países estudados.
Fonte: http://www.almg.gov.br/cedis/cartilha/Modulo%20Verde/Aula1/Default.htm
DE OLHOS BEM ABERTOS!
Proponha aos alunos a realização de um trabalho de observação e registro sobre as ações/atitudes de pessoas nos diversos contextos sociais, como: escola (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, cantina, pátio, dentre outros); no entorno da escola; em casa; na vizinhança; na rua; nos clubes; nas praças... Solicite também que registrem informações transmitidas por meio da televisão, internet, rádio e jornais. Observar e analisar se tem predominado atitudes politicamente corretas ou incorretas nos diferentes espaços sociais e nos noticiários.
Com as informações em mãos, professor e alunos deverão organizá-las a fim de produzir um texto síntese a ser publicado no jornal da escola.
Para ampliar a reflexão sobre o exercício da cidadania política, apresente o vídeo “Série – TV CULTURA”, que mostra a importância da representatividade no contexto escolar, disponível no link
http://www.youtube.com/watch?v=F00XWr5TfsI
Após assistir ao vídeo, instigue os alunos a compreender a importância da representatividade como exercício político em algumas situações do contexto escolar e em outros âmbitos sociais.
ORGANIZE UMA VOTAÇÃO!
Analise juntamente com a turma, a questão da representatividade de alunos em sua escola: Há representantes de classe na escola? Eles têm exercido este papel de forma ética e democrática? Costumam consultar os colegas quando têm que deliberar sobre assuntos de interesse coletivo? Respeitam e defendem as ideias e decisões do grupo de colegas?
De acordo com a análise feita, você poderá sugerir a realização de um ”REFERENDO”. Informe aos alunos que referendo é um tipo de votação em que basta as pessoas responderem SIM ou NÃO a uma questão de interesse geral. Este referendo poderá acontecer de forma ampla, envolvendo todos os alunos e professores da escola.
Questão sugerida para o referendo:
. Você concorda em manter representantes de classe na escola? (Professor, se em sua escola não tem representantes de classe, formule a seguinte questão: Você acha que é importante ter representantes de classe na escola?).
Os professores das diversas áreas de conhecimento da escola deverão trabalhar com os alunos sobre aspectos relacionados a esse exercício político e democrático – a votação: o voto é um direito e um dever do cidadão, é livre, é secreto; por meio do voto, as pessoas fazem escolhas; em casos de fraudes, a votação é anulada, dentre outros.
Para saber mais sobre representatividade e processo de votação, acesse o link
http://www.almg.gov.br/cedis/cartilha/Modulo%20Vermelho/Aula1/default.htm Vim, vi e votei
Para organizar a votação é preciso:
. Locais previamente estabelecidos para a votação
. Urnas (que poderão ser feitas com caixas de papelão)
. Cédulas para votação: ( ) SIM ( ) NÃO
. Listas para serem assinadas pelos votantes
O professor de Matemática poderá colaborar no momento da contagem e tabulação dos votos. O resultado da votação deverá ser divulgado para toda a comunidade escolar.
De acordo com o resultado do referendo, é importante abrir espaços de reflexão, análise e avaliação do processo de representatividade de alunos na escola.
Para finalizar, sugerimos a produção de um “vídeo-jornal” sobre política, com a participação dos professores de Português e de Informática. Neste vídeo poderão ser reunidas as informações pesquisadas e discutidas durante a aula e incluídas sugestões de vídeos, textos, filmes, livros e outros sítios relacionados ao tema.
Caso os resultados da votação sejam favoráveis à adoção ou permanência de representantes de classe, os professores poderão se organizar juntamente com os alunos para a realização da Eleição de Representantes de Classe na escola, como exercício de um processo político.
Professor, sugerimos abaixo links interessantes relacionados ao assunto para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:
http://www.rubemalves.com.br/ (Clicar em "Novidades": Explicando política às crianças I, II, III E IV).
http://sitededicas.uol.com.br/a_raposa_e_o_macaco.htm Fábula: A raposa e o macaco
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=13140 Protagonismo infantil no processo político - As crianças e a elaboração legislativa na virada dos anos 80
http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=1596 Informações importantes para o controle social sobre políticas para a infância - Ministério Público do Paraná lança cartilha “Município que Respeita a Criança”
http://www3.fundabrinq.org.br/dotnetnuke/contato/perguntas-frequentes/programa-prefeito-amigo-da-crianca-.aspx Programa: Rede Prefeito Amigo da Criança (Este programa é iniciativa da Fundação Abrinq, com o apoio do Unicef. Procura ouvir as ideias da garotada e aperfeiçoar as medidas políticas que se referem às crianças e aos adolescentes.Os alunos podem pedir ao prefeito de sua cidade que participe deste programa).
Referência Bibliográfica:
DELRIEU, Alexia, MENTHON, Sophie de. A política. O mundo de hoje explicado às crianças. São Paulo: Ática, 2008.
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram: compreender e ampliar conceitos relacionados à política; reconhecer que a cidadania política está presente em diversas ações do dia-a-dia; organizar e participar de uma votação como exercício político no contexto escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/10/2010
Cinco estrelasParabéns!!! Estava procurando material, exatamente com esse conteúdo, para realizar no meu estágio com alunos do 4°Ano. Está completo!