22/11/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Refletir sobre as diferenças entre as pessoas;
Debater o tema proposto;
Desenvolver habilidade de expressar opinião;
Ampliar a discussão para toda a escola;
Realizar com as outras disciplinas uma campanha contra o bullying na escola.
As aulas foram elaboradas para alunos do 5° ao 7° ano que tenham habilidade de leitura e escrita.
Primeira etapa:
Professor: inicie a aula apresentando as imagens abaixo aos alunos:
Professor: apresente o vídeo “bullying”.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM
Após a exibição do vídeo pergunte aos alunos o que eles acharam da matéria apresentada e se tais atitudes fazem partem do cotidiano escolar deles. Tente propor uma espécie de bate papo descontraído para que os alunos não se intimidem a falar sobre o assunto.
Professor: com o objetivo de fomentar as discussões a respeito do assunto, proponha a leitura do texto “Bullying afeta mais alunos de 5ª e 6ª séries” publicado no Jornal Folha de São Paulo, em 15/04/2010.
Disponível em:
http://www.geledes.org.br/artigos-sobre-educacao/bullying-afeta-mais-alunos-de-5-e-6-series.html
Com base no vídeo que vocês assistiram e no texto lido, responda oralmente às questões:
Professor: organize a turma para que todos os alunos possam participar da discussão.
O que é bullying?
O bullying é um fenômeno que ocorre de forma mais recorrente em que faixa etária?
Por que você acredita que isso ocorra principalmente nessa faixa etária?
Como se sentia a autora do depoimento apresentado na reportagem?
Como eram realizadas as agressões?
Qual foi a atitude tomada pela vítima para tentar se livrar do constrangimento?
Você já foi ou conhece alguém que foi vítima de bullying?
Qual o principal motivo das agressões?
Em que outro meio o bullying tem se manifestado?Como isso se dá?
De acordo com a pesquisadora Cléo Fanti, qual é o papel da escola no combate ao bullying?
Professor: essa primeira discussão sobre o assunto apresentado por meio de reportagens, deve servir de base para o aprofundamento do assunto. Proponha que os professores de outras disciplinas também discutam sobre o assunto e leve outras informações para a sala de aula a partir de pontos de vista diferenciados. A História, a Geografia e até mesmo matemática podem ajudar nessa campanha contra o bullying na escola. A matemática, por exemplo, pode trabalhar com os dados estatísticos fornecido pelas pesquisas desenvolvidas.
Segunda etapa:
Professor: proponha um encontro com os demais professores a fim de estabelecerem atividades contra o bullying na escola. Sugira uma data para que os trabalhos sejam apresentados e se torne um dia escolhido pela escola como o dia “oficial” da campanha contra o bullying. Para essa data o professor de cada disciplina se responsabilizará pela apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o período escolhido. Procure sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância da discussão e esclarecimento sobre o tema, não é necessário que o desenvolvimento dos trabalhos se prolongue por todo um bimestre, assim outros professores não poderão colocar empecilhos para o desenvolvimento dos trabalhos. Cada professor deve ficar bem à vontade para eleger o número de aulas disponibilizadas para as discussões.
Professor: para que os alunos também conheçam a posição dos agressores sobre as maldades cometidas contras colegas de escola, apresente o texto “Eu tenho a força” publicada no caderno Folhateen do Jornal Folha de São Paulo em 19 de abril de 2010.
Disponível em:
Após a leitura do texto proponhas às seguintes questões:
Por que a jovem autora das perseguições praticava tais ações?
Quais as causas mais comuns, na sua opinião, levam algumas pessoas a perseguirem os colegas?
Qual deve ser a atitude tomada quando se presencia a humilhação de um colega?
Quem apenas ri de alguma forma contribui para a ridicularização do colega?
Quais as pessoas podem ajudar quem é vítima do bullying?
Qual a saída para evitar que um apelido “pegue”?
Terceira etapa:
Antes de explicar a dinâmica do trabalho apresente aos alunos o vídeo sobre a nova modalidade de bullying o Cyber bullying recentemente veiculado no Fantástico na Rede Globo.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw&feature=related
Professor: divida a turma em três equipes e proponha uma análise sobre os depoimentos apresentados no vídeo. Cada equipe deve fazer uma análise de um caso com base no roteiro abaixo para ser apresentado a toda a comunidade escolar no dia escolhido pela escola como o dia “oficial” da campanha contra o bullying. O vídeo deverá ser exibido novamente na ocasião da apresentação dos trabalhos.
Identifique o problema relatado.
Qual foi o meio utilizado para a intimidação?
Que tipo de alunos os agressores escolhem como vítimas?
Qual foi a solução encontrada pela vítima? Vocês concordam que esses atos sejam levados a justiça?
Como os colegas de classe, os professores, os funcionários da escola e os pais da vítima devem agir para resolver o problema? Por quê?
Avaliação: Produza um texto seguindo o roteiro abaixo. Esse roteiro foi elaborado para ajudar você a organizar seu texto. Todos os itens contidos neles devem aparecer no seu texto e isso contará como critério de avaliação. Além disso, o cuidado com a língua escrita formal é fundamental. Escreva uma introdução explicando o que é bullying, mas não copie partes dos textos dados. Leia-o e faça a sua interpretação sobre o assunto. Esse comportamento existe em sua escola, no seu bairro, ou em algum lugar que você freqüenta? Escolha um local destes e comente. Com quem exatamente o bullying ocorre nesses locais onde você freqüenta? Com você? Com algum amigo seu? Com seu irmão (ã)? Qual o tipo de bullying ocorre? Para concluir seu texto aponte uma ideia para que esse bullying que você conhece possa ser resolvido. Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20. Para a apresentação dos trabalhos as equipes podem propor debate entre eles com opiniões divergentes, utilizar cartazes, produzir vídeos e até mesmo a encenação pode contribuir para a explanação das discussões realizadas pelo grupo.
Informações complementares:
Avaliação:
Produza um texto seguindo o roteiro abaixo. Esse roteiro foi elaborado para ajudar você a organizar seu texto.
Todos os itens contidos neles devem aparecer no seu texto e isso contará como critério de avaliação. Além disso, o cuidado com a língua escrita formal é fundamental.
Escreva uma introdução explicando o que é bullying, mas não copie partes dos textos dados. Leia-o e faça a sua interpretação sobre o assunto.
Esse comportamento existe em sua escola, no seu bairro, ou em algum lugar que você frequenta? Escolha um local destes e comente.
Com quem exatamente o bullying ocorre nesses locais onde você frequenta?
Com você? Com algum amigo seu? Com seu irmão (ã)?
Qual o tipo de bullying ocorre?
Para concluir seu texto aponte uma ideia para que esse bullying que você conhece possa ser resolvido.
Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2013
Cinco estrelasexcelente
04/09/2012
Cinco estrelasOTIMA,ERA EXATAMENTE O QUE ESTAVA PROCURANDO!!PARABÉNS PELO TRABALHO!!
13/02/2011
Cinco estrelasExcelente contribuição!
23/11/2010
Cinco estrelasParabéns!!! Sua aula está muito bem planejada.