Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying na escola:o que pensam os jovens que praticam o bullying

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre as diferenças entre as pessoas;   

Debater o tema proposto; 

Desenvolver habilidade de expressar opinião;

Ampliar a discussão para toda a escola;

 Realizar com as outras disciplinas uma campanha contra o bullying na escola.

Duração das atividades
3horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas foram elaboradas para alunos do 5° ao 7° ano que tenham habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:

Professor: inicie a aula apresentando as imagens abaixo aos alunos:

Professor:  apresente o vídeo “bullying”.

 Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM 

Após a exibição do vídeo pergunte aos alunos o que eles acharam da matéria apresentada e se tais atitudes fazem partem do cotidiano escolar deles. Tente propor uma espécie de bate papo descontraído para que os alunos não se intimidem a falar sobre o assunto.

Professor: com o objetivo de fomentar as discussões a respeito do assunto, proponha  a leitura do texto “Bullying afeta mais alunos de 5ª e 6ª séries” publicado no Jornal Folha de São Paulo, em 15/04/2010.   

Disponível em:

http://www.geledes.org.br/artigos-sobre-educacao/bullying-afeta-mais-alunos-de-5-e-6-series.html 

Com base no vídeo que vocês assistiram e no texto lido, responda oralmente às questões:

Professor: organize a turma para que todos os alunos possam participar da discussão.   

O que é bullying?

O bullying é um fenômeno que ocorre de forma mais recorrente em que faixa etária?

Por que você acredita que isso ocorra principalmente nessa faixa etária?

Como se sentia a autora do depoimento apresentado na reportagem?

Como eram realizadas as agressões?

Qual foi a atitude tomada pela vítima para tentar se livrar do constrangimento?

Você já foi ou  conhece alguém que foi vítima de bullying?

Qual o principal motivo das agressões?

Em que outro meio o bullying tem se manifestado?Como isso se dá?

De acordo com a pesquisadora Cléo Fanti, qual é o papel da escola no combate ao bullying?

Professor: essa primeira discussão sobre o assunto apresentado por meio de reportagens, deve servir de base para o aprofundamento do assunto. Proponha que os professores de outras disciplinas também discutam sobre o assunto e leve outras informações para  a sala de aula a partir de pontos de vista diferenciados. A História, a Geografia e até mesmo matemática podem ajudar nessa campanha contra o bullying na escola. A matemática, por exemplo, pode trabalhar com os dados estatísticos fornecido pelas pesquisas desenvolvidas.     

Segunda etapa:   

Professor: proponha um encontro com os demais professores a fim de estabelecerem atividades contra o bullying na escola. Sugira uma data para que os trabalhos sejam apresentados e se torne um dia escolhido pela escola como o dia “oficial” da campanha contra o bullying. Para essa data o professor de cada disciplina se responsabilizará pela apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o período escolhido. Procure sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância da discussão e esclarecimento sobre o tema, não é necessário que o desenvolvimento dos trabalhos se prolongue por todo um bimestre, assim outros professores não poderão colocar empecilhos para o desenvolvimento dos trabalhos. Cada professor deve ficar bem à vontade para eleger o número de aulas disponibilizadas para as discussões.     

Professor: para que os alunos também conheçam a posição dos agressores sobre as maldades cometidas contras colegas de escola, apresente o texto “Eu tenho a força” publicada no caderno Folhateen do Jornal Folha de São Paulo em 19 de abril de 2010.   

Disponível em:

http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1744:bullying-eu-tenho-a-forca&catid=46:na-midia&Itemid=97

Após a leitura do texto proponhas às seguintes questões:    

Por que a jovem autora das perseguições praticava tais ações?

Quais as causas mais comuns, na sua opinião,  levam algumas pessoas a perseguirem  os colegas?  

Qual deve ser a atitude tomada quando se presencia a humilhação de um colega?

Quem apenas ri de alguma forma contribui para a ridicularização do colega?

Quais as pessoas podem ajudar quem é vítima do bullying?

Qual a saída para evitar que um apelido “pegue”?  

Terceira etapa:   

Antes de explicar a dinâmica do trabalho apresente aos alunos o vídeo sobre a nova modalidade de bullying o Cyber bullying recentemente veiculado no Fantástico na Rede Globo.  

 Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw&feature=related 

Professor: divida a turma em  três equipes e proponha uma análise sobre os depoimentos apresentados no vídeo. Cada equipe deve fazer uma análise de um  caso com base no roteiro abaixo para ser apresentado a toda a comunidade escolar no dia escolhido pela escola como o dia “oficial” da campanha contra o bullying. O vídeo deverá ser exibido novamente na ocasião da apresentação dos trabalhos.     

Identifique o problema relatado.

Qual foi o meio utilizado para a intimidação?

Que tipo de alunos os agressores escolhem como vítimas?

Qual foi a solução encontrada pela vítima? Vocês concordam que esses atos sejam levados a justiça?

Como os colegas de classe, os professores, os funcionários da escola e os pais da vítima devem agir para resolver o problema? Por quê?   

Avaliação:   Produza um texto seguindo o roteiro abaixo. Esse roteiro foi elaborado para ajudar você a organizar seu texto. Todos os itens contidos neles devem aparecer no seu texto e isso contará como critério de avaliação. Além disso, o cuidado com a língua escrita formal é fundamental.   Escreva uma introdução explicando o que é bullying, mas não copie partes dos textos dados. Leia-o e faça a sua interpretação sobre o assunto. Esse comportamento existe em sua escola, no seu bairro, ou em algum lugar que você freqüenta? Escolha um local destes e comente. Com quem exatamente o bullying ocorre nesses locais onde você freqüenta? Com você? Com algum amigo seu? Com seu irmão (ã)? Qual o tipo de bullying ocorre? Para concluir seu texto aponte uma ideia para que esse bullying que você conhece possa ser resolvido. Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20.     Para a apresentação dos trabalhos as equipes podem propor debate entre eles com opiniões divergentes, utilizar  cartazes, produzir vídeos e até mesmo a encenação pode contribuir para a explanação das discussões realizadas pelo grupo.    

Recursos Complementares

Informações complementares:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying 

Avaliação

Avaliação:   

Produza um texto seguindo o roteiro abaixo. Esse roteiro foi elaborado para ajudar você a organizar seu texto.

Todos os itens contidos neles devem aparecer no seu texto e isso contará como critério de avaliação. Além disso, o cuidado com a língua escrita formal é fundamental.   

Escreva uma introdução explicando o que é bullying, mas não copie partes dos textos dados. Leia-o e faça a sua interpretação sobre o assunto.

Esse comportamento existe em sua escola, no seu bairro, ou em algum lugar que você frequenta? Escolha um local destes e comente.

Com quem exatamente o bullying ocorre nesses locais onde você frequenta?

Com você? Com algum amigo seu? Com seu irmão (ã)?

Qual o tipo de bullying ocorre?

Para concluir seu texto aponte uma ideia para que esse bullying que você conhece possa ser resolvido.

Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.